Classe média recifense aquece o mercado de bicicletas e acessórios

Classe média recifense aquece o mercado de bicicletas e acessórios
Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR
23/03/2012 | 08h42 | Consumo
Para se deslocar de sua casa no bairro da Encruzilhada até o local onde trabalha, Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), na Cidade Universitária, o empresário Silvio Monte, 28, opta na maioria das vezes pela bicicleta. Silvio representa um novo tipo de público que tem aderido com mais intensidade às pedaladas e alimentado o mercado brasileiro de bikes e acessórios: jovens e adultos de classe média.

Se no passado o mercado foi voltado principalmente a pessoas de baixa renda que optavam pelo transporte de duas rodas por ser um meio mais barato de locomoção, a situação agora começa a mudar. O uso das bicicletas como lazer ou opção para o trânsito parado das grandes cidades tem aumentado rapidamente. “A atividade dá prazer físico, ajuda a preservar o meio ambiente e também confere agilidade. Trabalho com meu pai, geralmente eu vou de bicicleta e ele de carro. Sempre chego antes”, alega Sílvio Monte.

O biólogo Lúcio Claudino também faz parte desse novo grupo de consumidores. Ele afirma que, nos últimos anos, mais pessoas têm abraçado a ideia. “As pessoas começam a usar, gostam e veem que é preciso investir mais, comprar acessórios como bagageiros, capacetes etc”, explica.

Emanuel Lima é dono de uma loja de bicicletas na avenida Dantas Barreto, um dos principais corredores comerciais do centro do Recife. Ele afirma que tem percebido novas tendências no negócio. “O público que compra bicicletas mudou. Apesar de no ano passado ter havido uma pequena redução nas vendas, as pessoas estão gastando mais, tanto na aquisição de bicicletas como na compra de acessórios”, observa. O vendedor Marcos Brito, que trabalha em outra loja da avenida, também notou a mudança. “Desde que entrei aqui, há seis anos, esse é o momento em que as pessoas mais estão gastando com acessórios”, destaca.

Percebendo esse nicho do mercado, a Santa Mônica Turismo, agência de viagens que fica em  Boa
Viagem, zona sul do Recife, começou a oferecer um pacote com destino à Suíça, especialmente voltado aos ciclistas pernambucanos. “Percebemos que existe uma demanda de pessoas de classe A adeptas do ciclismo que poderiam se interessar. Os ciclistas daqui que gostariam de fazer trilhas no exterior têm dificuldade de encontrar esse tipo de pacote. Então decidimos inovar”, conta Lourdes Dekui, dona da agência.