Acidentes com ônibus deixam um ciclista morto e outro ferido


Acidentes com ônibus deixam um ciclista morto e outro ferido
Publicação: 02/10/2012 09:13Atualização: 02/10/2012 09:57
Dois acidentes envolvendo ônibus e bicicletas foram registrados na manhã desta terça-feira no Recife, um deles com vítima fatal. A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) corrigiu a informação prestada anteriormente, de que ambos os ciclistas haviam falecido após as colisões, registradas nos bairros de Cajueiro e Espinheiro, no Recife.
O primeiro acidente aconteceu por volta das 7h, quando um ciclista foi atropelado nas proximidades do cruzamento da Rua Cidade Monteiros com a Avenida Beberibe, em Cajueiro. Testemunhas disseram que dois ônibus estavam na parada quando um terceiro coletivo, da empresa Globo, teria tentado desviar e acabou subindo a calçada e atingindo o ciclista, um idoso, que morreu na hora.
O segundo acidente aconteceu na esquina da Rua João de Barros com a Avenida Afonso Batista, nas proximidades da Delegacia do Espinheiro, no bairro do mesmo nome. O ciclista, um homem, foi socorrido com vida pelo Samu. Nao há informações sobre o estado de saúde e para que hospital o ferido foi encaminhado.
Peritos do Instituto de Medicina Legal (IML) e do Instituto de Criminalística (IC) foram chamados para os locais. Os nomes das vítimas não foram divulgados.
Outro caso - As mortes acontecem dois dias após o acidente que também matou a ex-professora de educação física e policial militar Liliane da Silva Pereira Leite, de 28 anos. Na noite do domingo, ela, o marido Ismael Silva Leite e o estudante de 19 anos que faziam um passeio ciclístico do Recife para Olinda foram atingidos por um carro na Avenida Martin Luther King, nas proximidades do Forte do Brum, no Bairro do Recife.
Com o impacto, as bicicletas foram arremessadas a uma distância de 10 metros. A vítima fatal foi Liliane, de 28 anos. A ciclista ficou presa ao para-choque e se chocou em uma palmeira e ao para-brisas do veículo, tendo morte instantânea.
O motorista do carro, o 2º tenente José Ricardo Dias da Silva, depôs ontem. Ele contou que é hipertenso e toma medicação diária e que, perto do Forte do Brum, sentiu mal-estar e dor na nuca, desmaiou e só acordou quando colidiu em uma árvore. O oficial não tinha carteira de habilitação.
Protesto - Cicloativistas marcaram para a próxima sexta-feira a Bicicletada Extraordinária Recife - Luto. Eles se concentrarão na Praça do Derby, às 18h30. Às 20h, pedalarão até a Avenida Militar, próximo ao Forte do Brum, onde ocorreu o acidente. Será fixada uma ghost bike (bicicleta-fantasma), símbolo usado em manifestações do tipo. “A ghost bike mostra que naquele local morreu um ciclista. Também aponta a fragilidade dos ciclistas”, disse o cicloativista Ênio Paipa.