Cicloturistas tiram o fim de semana para viajar sobre rodas


Cicloturistas tiram o fim de semana para viajar sobre rodas

Folha de São Paulo
LUISA ALCANTARA E SILVA
ENVIADA ESPECIAL A PARATY

Se nas ruas de São Paulo e de outras cidades grandes os ciclistas têm cada vez mais visibilidade, as estradas estreitas que ligam os pequenos municípios começam a ser tomadas pelos cicloturistas.

São os ciclistas que vêm de outros lugares para pedalar apenas nos finais de semana.

As chamadas cicloviagens podem ser feitas em um dia, em esquema bate e volta, ou no sábado e no domingo.

Além dos benefícios para a saúde, quem faz esse tipo de roteiro busca maior contato com a natureza e a possibilidade de conhecer melhor o cenário pelo qual viaja.

De carro, é difícil reparar em detalhes da paisagem. Já sobre as duas rodas da magrela, é possível, por exemplo, ver de perto as cores das flores ou os macaquinhos pulando nas árvores.
Outra vantagem da prática do cicloturismo é a chance de fazer novas amizades, quando o pedal é feito em um grupo grande.

"O mais legal da bike é poder estar com seus amigos de uma forma totalmente diferente do seu mundo", afirma Ricardo Romero Silva, do grupo Pedal Paulista, que organiza trilhas no interior paulista com até 150 pessoas.

"É natural que a pessoa que pedala na cidade, após um tempo, queira se aventurar em trilhas", diz Murilo Rodrigues, sócio da agência CicloEscalada, que oferece roteiros com pedal e algum outro esporte, como escalada.

O "Turismo" acompanhou com o grupo paulistano Bike'n Beer um desses roteiros, de cerca de 45 km, no último fim de semana, pela estrada Cunha-Paraty, entre São Paulo e Rio de Janeiro.