NKM: pedestrianizar o centro

A candidata da direita à Prefeitura de Paris, Nathalie Kosciusko-Morizet, mais conhecida pelas suas iniciais, NKM, anunciou sua intenção, se eleita, de pedestrianizar o centro da cidade. NKM disse que a prefeitura deve organizar um engarrafamento gigante com o objetivo declarado de desgostar os automobilistas.

NKM afirmou que "é normal querer limitar o espaço dos automóveis na cidade e que, de uma ou de outra maneira, todas as metrópoles mundiais estão fazendo isso". NKM - cuja logomarca de campanha se constitui nas letras NKM em azul e a palavra PARIS em vermelho, com o M em forma de coração, abarcando o nome da cidade - afirmou que deseja "uma política de tráfego diferenciada por bairro. O automóvel individual não tem lugar em certos bairros. Entrar com um carro em certas áreas da cidade é uma loucura".

NKM, que foi ministra da ecologia, disse querer experimentar uma pedestrianização nos quatro distritos (arrondissements) do centro - os 1º, 2º, 3º e 4º - assim como nas colinas de Paris, Montmarte, Saint-Geneviève, Belleville.

Para esses locais, ela pretende submeter duas propostas a um referendo, se eleita. A primeira proposta consistirá em permitir o acesso apenas aos carros dos residentes e aos veículos de entregas, como é feito em Roma, com um serviço de microônibus e estacionamentos nos limites dos bairros. A segunda proposta será tornar os distritos permitidos apenas para veículos elétricos - excetuando-se os grandes eixos viários como boulevard Sébastopol, a rue de Rivoli, a rue Réaumur, e a rue Saint-Jacques.