Pretendemos, esperamos, que a nossa próxima cicloviagem será de Marseille (França) até Bilbao (Espanha). A depender das dificuldades, é possível que o trecho final na Espanha seja feito de trem. A rota seguirá ao lado da cadeia de montanhas dos Pireneus, ou seja, seguiremos pela fímbria das montanhas, então a altitude não será excessiva. Apenas antes de Lourdes, subiremos para o famoso Col de Tourmalet, por onde o Tour de France costuma passar com frequência. Este será o ponto de maior altitude da viagem.
Cabe destacar que a região entre Montpellier e Perpignan foi ocupada pelos Cátaros, na Idade Média. Os Cátaros formavam uma dissidência do cristianismo (uma heresia, na visão de Roma): eles acreditavam, por exemplo, na existência de duas divindades poderosas no universo, um deus bom e um deus mau e na reencarnação. O papa Inocêncio III (tão inocente) determinou a Cruzada Albigense com o objetivo de exterminá-los.
Já a região a partir de Lourdes até Bilbao, sudoeste da França e norte da Espanha, faz parte do País Basco. O mapa a seguir mostra um esboço da rota que seguiremos:
