Trilhos do trem

De Dahon, seguindo a linha do trem em Tiradentes.

No dia seis de janeiro, quando fizemos o trajeto de Tiradentes para São João del Rei seguindo junto à linha do trem, somente tive tempo de colocar aqui a imagem do trajeto (veja aqui). Agora, revisando minhas fotos, aproveito para mostrar algumas.

Saímos de Tiradentes e logo na pracinha onde fica a estação do trem, começamos a pedalar junto aos trilhos. É um single track o tempo todo, com muitas pedras soltas e muitos espinhos. Há diversos trechos - especialmente nas curvas - onde o single é coberto de seixos. Não tenho certeza, mas penso que é uma forma de diminuir a velocidade do trem em caso de descarrilamento. Nesses trechos curtos, passamos empurrando as bikes. Há, também, diversos pontilhões sobre córregos e riachos. Dá para atravessar todos caminhando com as bicicletas ao lado. O trem faz poucas viagens por dia e, quando ele está vindo, vem apitando muito alto e de muito longe.

É um trajeto bonito, plano e tranquilo. Na chegada a São João del Rei, ainda dá para seguir os trilhos, mas há pequenos obstáculos como, por exemplo, guard-rails separando alguns trechos. A Prefeitura da cidade, se tivesse a sensibilidade européia aos deslocamentos urbanos de bicicleta, faria uma ciclovia acompanhando a linha do trem. De qualquer modo, seguimos os trilhos até a estação central, que é muito bonita, em ferro, e se parece com as gares das cidades da Europa, em escala bem menor.

Encontramos o posto de informações turísticas, a moça nos deu as informações necessárias e um mapa do centro histórico. Com as bicicletas, é claro, pedalamos por lá para conhecer as belas e famosas igrejas. Perto da belíssima Igreja de São Francisco, encontramos um bom restaurante. Prendemos as bicicletas em um poste na frente e almoçamos.

Depois do almoço, pesados e abastecidos, sol forte na região, decidimos voltar pela Estrada Real, tanto para conhecer quanto porque voltar pelo mesmo caminho sempre parece mais cansativo e monótono. A Estrada Real, nesse trecho entre as duas cidades, é parte em asfalto e parte em paralelepípedos. É muito movimentada também, portanto a ida junto à linha do trem foi bem mais agradável. Total pedalado nesse dia: 36 km e muitas belas igrejas barrocas.

Atravessando pontilhões.

O single track que acompanha a linha do trem.

Bela Igreja de São Francisco em São João del Rei.

Reabastecendo.