Dahon Launch 1.000 km

A minha Dahon Launch P8 passou já um pouquinho dos mil quilômetros, 1.048 km pedalados de fato. Ela nasceu, para mim, no dia 12 de maio de 2019, portanto conta cerca de 38 dias de vida. Neste curto período, fiz pequenas manutenções semanais, lavagem e lubrificação. Agora, nos mil km, coloquei a bicicleta na oficina que costumo frequentar para uma revisão geral. Além de abrir e lubrificar os cubos e o eixo central, foi feito o rodízio de pneus, das sapatas de freio e da corrente. Nas minhas bicicletas, costumo fazer rodízio de correntes a cada mil quilômetros. Em geral, uso três correntes que se revezam a cada mil. Com isso, consigo uma vida útil mais longa para o sistema de transmissão.

A avaliação que faço da bicicleta aos mil km é favorável, assim como eu esperava ao comprá-la. Neste período, não tive nenhum problema mecânico, nem mesmo a natural folga dos componentes de dobragem – folga que é comum nesse tipo de bicicleta e que o próprio usuário retira apertando parafusos específicos que se localizam dentro dos mecanismos de dobra do guidão e do quadro. Como já relatei aqui, troquei as câmaras de ar originais porque não sustentavam a calibragem. Penso que eram câmaras sem butil. No mais, a única ocorrência foi um pneu furado por prego durante um passeio.

No momento, a bicicleta continua com seus componentes originais, acrescida de bagageiro e paralamas. Para a utilização cotidiana e em viagens, esses dois itens são essenciais. Bicicleteiros sempre estão pensando em upgrades, em itens para melhorar o uso da bicicleta. Penso, por exemplo, em um canote mais longo do que o original. O atual está colocado 2,5 cm acima do ponto de inserção mínima. Também penso em aros de parede dupla para suportar melhor o peso dos alforjes em viagens. Enfim, excelente bicicleta, sólida, resistente, veloz, acompanha o grupo com bicicletas 26 e 29, e sobe todas as ladeiras de inclinação mediana.

Ficha técnica Dahon Launch P8:

– coroa de 52 dentes
– cassete de 8 velocidades, 11-32t (11 – 13 – 15 – 18 – 21 – 24 – 28 – 32)
– corrente 1 KMC, corrente 2 Shimano
– canote de 58 cm com diâmetro de 33,9 mm.
– cubo dianteiro de 74 mm
– cubo traseiro de 135 mm
– pneus CST iso 47-406 (20×1.75), pressão máxima 45 psi
– câmbio Shimano Sora e passador Shimano Claris
– distância selim-solo 102 cm e selim-pedal 90 cm (para meu uso)

Total pedalado em 2019: 4.169 km / Total com Dahon: 1.048 km.