Arqueologia de blogs

É curioso como os blogs estão se tornando algo “digno” de uma arqueologia, ou menos, de alguma pesquisa, de forma semelhante aos livros mais velhos. Outras formas de registro eletrônico público, inclusive em vídeo, não apresentam uma clara linha do tempo pesquisável (por mês, ano), tampouco podem ser pesquisadas por palavras e expressões. Isto os blogs fornecem. Pode-se pesquisar a palavra "sublime" em um blog e obter os textos em que a palavra aparece. Pode-se verificar aquilo que foi escrito em um determinado mês e a sequência de publicações do mês.

Gosto de blogs por causa disso: permanecem ali, no tempo, quase imutáveis e fonte de pesquisa e até de conhecimento. Parece que nada se perde. Conheço uma pessoa que não fecha a conta do Fbook porque lá publicou muitos textos, todavia não consegue recuperar os tais textos, por falta de tempo e por falta de uma forma amigável de pesquisa e recuperação. Este “agoralascou” passou um tempo bloqueado a visitas. Depois liberei novamente porque vi que muitas postagens trazem material propício à pesquisa de quem deseja viajar de bicicleta ou mesmo conhecer mais sobre o assunto bicicleta. Todavia, este blog era (é) muito misturado: eu misturava temas de bicicleta com livros, arte, meus textos, meus outros interesses, tantos. Outro motivo para um certo abandono do “agoralascou” é a plataforma que o abriga, muito rudimentar, antiquada, dura.

Por tais motivos, a mistura e a plataforma, migrei para o wordpress e me dividi lá, um blog para bicicletas, um blog para livros e textos. De todo modo, face à importância sentimental deste “agoralascou”, tenho colocado aqui uma coisa e outra, sobras ou espelhos da outra plataforma.