Bicicletando por Amsterdam

A primavera está ou é esquisita aqui em Amsterdam. Há dias frios e nublados e dias com sol, e dias misturados. Hoje amanheceu nublado, com previsão de intervalos ensolarados. Preferimos não nos afastar da cidade e passeamos de bicicleta por Amsterdam mesmo.
.
 Passamos pelo prédio do ARCAM, que é um centro de exposições e estudos sobre arquitetura. De lá, fomos visitas o Nemo, que é um centro de exposições sobre ciência. O edifício do Nemo foi projetado por Renzo Piano, em forma de navio por causa da ligação da cidade e do país com o mar.
.
 Eliane pedalando sobre um deck, na paisagem aparece o Nemo.
.
 Em Amsterdam, o melhor meio de locomoção é a bicicleta. E em cada lugar que se chega, é logo procurar um local para prender as bicicletas. Se os bicicletários estiverem cheios, a gente amarra em qualquer grade, ou apenas uma na outra. Eliane está craque em amarrar e desamarrar as bicis.
.
 Dentro do Nemo, brincando com a ciência.
.
 Depois da visita ao Nemo, fomos almoçar na biblioteca pública de Amsterdam, que tem um restaurante self-service no sétimo andar com vista de toda a cidade. A biblioteca pública, que se chama OBA, é fantástica, com livros e computadores acessíveis a todos. Os usuários tem acesso a livros, cds, dvds, sem intermediários, e muitas mesas e poltronas confortáveis.
.
 Vista do Nemo e da ponte exclusiva para ciclistas e pedestres, olhando do sétimo andar da biblioteca.
.
 A parte dos livros para crianças da biblioteca pública de Amsterdam.
.
 Aproveitamos que o sol voltou a aparecer, e fomos pedalar pela cidade. Passamos no moinho De Goyer, onde existe uma cervejaria que faz cerveja de forma artesanal. A cervejaria, que funciona no moinho, pode ser visitada.
.
 A cerveria artesanal que fica no moinho De Goyer.
.
 Uma das muitas bicicletas de Amsterdam que utilizam um caixote na frente para carregar as compras e as bolsas. Essa também tem a cadeirinha para o filhote.
.
 Nós prendemos nossas bicicletas na grade da Westerkerk (igreja oeste) e saímos para um passeio a pé pelo belo bairro do Jordaan. Então, encontramos um show de rock gratuito, chamado de rock and run, na praça da Noordkerk (igreja norte). O povo estava muito animado, muita cerveja, e a banda tocava muito bem. A banda se chamava Memphis Maniacs.
.
 Depois do show, soltando a bicicleta da grade da \Westerkerk.
.
 Uma vista da pedalada atravessando as pontes que ligam o Nemo à biblioteca pública.
.
Brincando de pedalar pelos estreitos decks da cidade.
.