Haarlem

Ontem tive preguiça de escrever e postar. Ontem o dia amanheceu nublado, mas mesmo assim decidimos ir de bicicleta a Haarlem, uma cidade perto de Amsterdam. Seguimos uma das rotas sugeridas no guia de ciclo-rotas da Holanda do Norte.
.
Uma explicação: A Holanda se chama, na verdade, Países Baixos (Nederlands), e é composta por 12 províncias. A província onde fica Amsterdam se chama Holanda do Norte, e a província onde fica Rotterdam se chama Holanda do Sul.
.
Os guias de ciclovias e ciclorotas são vendidos nos escritórios de informação turística, que se chamam de VVV, e você pede pela região em que pretende pedalar pois são dezenas de mapas diferentes.
.
A rota que seguimos passava por dentro do Vondelpark, e depois atravessamos o Rembrandt Park - outro imenso parque da cidade. No geral, as cidades holandesas dispõem de parques muito grandes, 40 ou 50 hectares, e as margens de rios e canais formam parques, muitas vezes.
.
Depois de atravessar o Rembrandt Park, passamos pelo Sloterdijk, bairro distante de Amsterdam e entramos pela rota que acompanha a ferrovia, e que também é um longo parque. Entretanto, o dia nublado ficou mais nublado e a força do vento aumentou muito. Atravessamos mais um parque que fica na margem do rio Spaarn e chegamos ao centro de Haarlem. O vento parecia que havia se transformado em um tornado, quando chegamos. Bicicletas, cadeiras, cartazes, vasos de plantas eram derrubados pelo vento. 
.
Amarramos as bicicletas em um bicicletário atrás da Grote Kerk (a grande igreja) de Haarlem, demos uma pequena volta pela cidade e entramos em um restaurante para almoçar. Depois do almoço, passeamos pela cidade, o vento diminuiu. Porém, para não arriscar pegar uma chuva, fomos para a estação e voltamos de trem para Amsterdam.
.
As bicicletas podem viajar nos trens, pagando passagem. Se forem dobráveis, não pagam passagem. Há vagões com o símbolo de uma bicicleta na porta e é nesses que se deve entrar com as bicis. Chegamos em Amsterdam e pedalamos de volta para o hotel. Seguem as fotos.
.
 No caminho para Haarlem, encontramos esse teatro Munganga.

 Vista do Rembrandt Park

 Atravessando uma área de mata há cerca de 8km de Haarlem.

 Faltam 6km para Haarlem. As ciclo-rotas que ligam cidades são bastante sinalizadas.

 Vista da Grote Kerk e do Grote Markt de Haarlem.

Voltando para Amsterdam de trem.