Marken e mais

Hoje o dia foi de muito sol e calor, uma verdadeira primavera, e céu azul de uma canto a outro. Aproveitamos o tempo excelente e fomos de bicicleta visitar a cidade de Marken, que fica em uma ex-ilha. É que até 1957, Marken era uma ilha, mas naquele ano ela foi ligada ao continente por um dique. Nós pedalamos pela cidade de Marken e pela ilha também. Depois de pedalar pela ilha, almoçamos em um restaurante no porto de Marken, depois fomos até a cidade de Monickendam, depois seguimos para a cidade de Volendam. Na volta, fizemos um caminho diferente da ida e passamos pela cidade de Broek in Waterland. Foi uma longa e deliciosa pedalada.
.
Aqui nós já saímos de Amsterdam e estamos junto ao mar interior da Holanda, que nesse local se chama de Ijmeer. E esta é a cidadezinha de Durgerdam.
.
Aqui nós estamos passando pela pequena vila de Uitdam. Há vários desses bonequinhos avisando aos motoristas para irem mais devagar, pois aqui a velocidade máxima é de 30km.
.
Depois de Uitdam, a ciclovia volta a ser separada da rodovia.
.
Dia de sol, luz, calor, céu azul. Estamos no ponto onde a ciclovia se bifurca. Para a direita, a ilha de Marken, para a esquerda a cidade de Monickendam. Seguimos para Marken.
.
Então, aqui já estamos pedalando sobre o dique que ligou a ilha de Marken ao continente.
.
Atravessando uma das belas pontes de Marken. Como quase todo lugar na Holanda, Marken é cheia de canais e pontes.
.
Enfim, uma cerveja no porto de Marken.
.

Pedalando pelas ruas da cidade de Marken.
.
Depois do almoço, seguimos pelas ciclovias para a cidade de Monickendam.
.
 
Passeando pelo centro e pelo porto de Monickendam.
.
Pedalando em direção à cidade de Volendam.
.

Vistas do porto de Volendam. Daqui, já eram seis horas da tarde, começamos a voltar para Amsterdam.
.
 Pelas ciclovias, voltando para Amsterdam.
.
 Ainda passamos pela cidade de Broek in Waterland, que fica em torno de um lago.
.
 Seguimos a ciclovia que acompanha o canal chegando até o porto de Amsterdam. Esta ciclovia é muito movimentada de ciclistas, tanto passeando quanto passando no maior vapor, sozinhos ou em grupos.
.

 Seguindo o canal na direção de Amsterdam.
.
Enfim, atravessando de balsa para Amsterdam.
.