Ida e volta ao Castelo Krivoklat - 60 km



De Beroun ao Castelo Krivoklat e voltando a Beroun: 60km.

Conforme planejado, hoje fizemos um pedal de 60 km, de ida e volta ao Castelo Krivoklat, saindo de Beroun e voltando para a mesma cidade. Nosso roteiro segue para o sul do país, então para conhecer o Krivoklat e sua região, temos que retornar por Beroun.

A região em torno do Krivoklat é uma Reserva Nacional (chamada de Krivoklatská). Para conhecer o castelo e um pouco da reserva, saímos de Beroun acompanhando o rio Berounka (subindo o rio).

Enfim, a primavera chegou. Sol e céu azul o dia todo. Hoje o dia seria ideal para o famoso Tarado das Ladeiras (meu amigo ciclista Macelo Venceslau). Foi muita subida.

O Castelo Krivoklat começou apenas como o barracão de caça dos reis. Já o Castelo Karlstejn - que visitamos ontem - foi erguido para guardar o tesouro do Sacro Império Romano. Hoje, o Krivoklat também é imenso (também é Patrimônio da Humanidade, como um monte de coisas aqui na Rep Tcheca). Em volta do Castelo Krivoklat, como já disse, há uma grande reserva florestal cheia de trilhas e estradas para bicicletas e caminhadas.

Atenção: nessas estradas é proibido motocicleta, então não encontraremos aqueles abusados do motocross e daquelas porqueiras de quadriciclo que costumamos encontrar nas estradas rurais do Barasil, colocando a vida de caminhantes e ciclistas em risco.

Atenção: todas, TODAS as trilhas e estradinhas, as mais escondidas são sinalizadas. Impressionante.

Pois bem. Saímos de Beroun, acompanhando a margem leste do rio. Alguns km depois, atravessamos uma ponte pedestre-ciclista e passamos para a margem oeste. Depois da cidadezinha de Zloukovice, entramos na Reserva e foi só subida. Afinal, castelo é sempre no alto. Subindo, subindo, uns 10km de subida por uma estrada não asfaltada no meio da floresta. Depois descemos uns 5 km de asfalto e depois vislumbramos o castelo. Antes de subir ao Krivoklat, paramos em um restaurante chamado U Jelena para almoçar. Traduzindo: Restaurante dos Cervos (ou Veados). Como o Krivoklat era o abrigo de caça dos reis e a região ainda tem muitos veados, o restaurante serve alguns pratos dessa carne. Foi o que eu pedi, carne de veado. 

Depois do almoço, subimos para o Castelo Krivoklat e circulamos por lá. Depois da visita, continuamos subindo, subindo, até pegar uma trilha, trilha mesmo, de 1,5m de largura, com um leve abismozinho do lado, pois lá embaixo, uns 600 metros lá embaixo, corre o rio Berounka. Indo por essa trilha, dá para ver o ponto onde o Berounka faz uma curva em forma de ferradura. Mais adiante, a trilha fica com uma largura de uns 80 centímetros, e ainda com a descidona do lado direito. Depois melhora.

Por fim, a trilha chega ao asfalto, de onde descemos uns 4 km até o rio Berounka, com uma ponte para atravessá-lo. Depois da ponte, mais um pouquinho de subida em asfalto. Mais adiante, entramos na floresta novamente. Por fim, saímos em asfalto e descemos uns 8km até a cidadezinha de Nizbor. De lá, seguimos por ciclovia na margem do Berounka até voltar para Beroun, onde dormiremos novamente hoje. 

Amanhã partiremos daqui em direção a outro castelo. Mais fotos do pedal de hoje no Flickr.

 Ponte de pedestres e ciclistas atravessando o Berounka.

 Ciclo-rota junto ao Berounka.

 Mesinhas de piquenique junto das ciclo-rotas.

 Reserva Nacional Krivoklatská.

 Tudo sinalizado.

 Tudo sinalizado.

 Chegando em Rostoky.

 Almoço e cerveja.

 Castelo Krivoklat.

  Castelo Krivoklat.

  Castelo Krivoklat.

 Reserva Nacional.

 Cruzando o Berounka de novo.

 Reserva Nacional.

 Ciclo-rota ao longo do Berounka.





Final da pedalada.