Quinto dia - de Praga a Beroun - 55km


De Praga a Beroun: 55km.

Hoje, efetivamente, o primeiro dia de cicloviagem. Nos dias anteriores, em Praga, cuidamos de conhecer a cidade e acertar detalhes das bikes que alugamos na Praha Bike. A primavera não quer chegar de vez aqui e o tempo tem estado frio (10 graus ou menos) e chuvisquento.

Então, hoje, depois do café da manhã no Ibis Old Town, caminhamos até a Praha Bike, pegamos as bikes e seus cadeados e kit para reparar pneus furados. Estava frio como nos últimos dias, mas sem chuvisco. Passamos na praça principal da Cidade Velha para nos despedirmos e mais uma foto. Seguimos por dentro da cidade até chegar às margens do Rio Vltava. Paramos na Casa Dançante (projeto do arquiteto Frank Gehry) para uma foto.

Descemos para a margem do rio, pois ali começa a ciclovia que conduz para o sul do país. É o início, também, da ciclo-rota Praga-Viena. Em alguns trechos da viagem, nós estaremos na rota Praga-Viena, mas não vamos segui-la completamente pois ela não passa por alguns castelos importantes que pretendemos conhecer.

Fazer ciclovias junto a rios e estradas de ferro é uma das coisas mais inteligentes pois, em geral, teremos ali ciclovias planas.

Seguimos essa ciclovia que sai de Praga, acompanhando o Rio Vltava. Estamos subindo o rio, pois ele vem do sul do país, passa por Praga e no norte do país, após receber um afluente, passa a ser o também famoso Rio Elba, entrando pela Alemanha.

A ciclovia é excelente, toda asfaltada e sinalizada. Depois de muitos km, cruzamos o rio em direção a Zbraslav, cruzamos essa cidade e entramos pelos campos até alcançar o Rio Berounka. Começamos a acompanhar - subindo - este rio. A rota agora segue por estradas locais asfaltadas e de pouco movimento. Excelente asfalto em todas as ruas e estradas, como deve ser, é claro. Na cidade de Dobrichovice, encontramos um restaurante na frente da estação do trem, e almoçamos lá. Svickova - comida típica e cerveja Gambrinus. Continuamos acompanhando o Berounka, alternando entre estradas rurais e ciclovias, tanto ciclovias junto do rio quanto ciclovias entre os campos. Pouco antes do Castelo de Karlstejn, paramos para uma cerveja Gambrinus e um café.

Por uma estrada local, chegamos ao Castelo Karlstejn. Enorme, impressionante, em cima de uma também enorme formação rochosa. Pedalamos subindo ao castelo e o visitamos por fora. Descemos e continuamos nosso caminho para Beroun. Logo depois de Karlstejn, pegamos uma ciclovia muito bacana, totalmente distante da estrada, e que vai acompanhando a margem do rio e encostada nas formações rochosas. Muita gente correndo e passeando nesse caminho. Logo chegamos a Beroun e passamos duas pontes de pedestre-ciclista, entramos no centro da cidade e fomos para o hotel

Um dia excelente de viagem. As estradas rurais e locais são muito boas de pedalar. Os motoristas tchecos são cuidadosos e diminuem a velocidade quando vêem as bikes, e só ultrapassam quando há espaço para eles se afastarem de nós. Não passam tirando fino e se espremendo e nos espremendo como os selvagens brasileiros. As ciclovias são muito boas e sinalizadas e todo o percurso estava bem sinalizado para bicicletas. Mais fotos do trajeto podem ser vistas no Flickr.