Belém de Maria - PE



essa foto é da entrada de Belém de Maria, com o rio Panelas. Toda essa região em torno de Bonito, São Joaquim do Monte e Belém de Maria é muito muito bonita e convida a uma cicloviagem.
há muitos montes e serras e subidas pesadas para os ciclistas. saindo de Bonito em direção à Belém de Maria, encontramos o açude do Prata, uma grande quantidade de água nesse meio de agreste-mata.
depois a estrada acompanha o rio Una. em certo trecho o Una vai para longe da estrada e depois da localidade de Batateira volta para perto.
claro que Batateira se chama assim por conta do plantio de batatas, especialmente a batata-doce. quando enfim entramos na estrada para Belém de Maria, seguimos contra a corrente do rio Panelas que desce de Belém para se encontrar com o rio Una em Catende.
as pessoas da cidade nos contam da grande enchente ocorrida em agosto de 2000, há nove anos. choveu durante três dias e algumas barragens não suportaram o volume de água. eram por volta de 11 horas da manhã quando as águas começaram a subir no rio Panelas e em outro riachinho que fica por trás da cidade. as pessoas contam que foi sorte ter acontecido de dia, pois se fosse de noite, muitos teriam morrido.
as águas subiram rapidamente, as pessoas foram para perto do rio para ver e começaram a ficar ilhadas, algumas se abrigaram na prefeitura e na igreja que mostrei em outra foto.
usaram cordas para tentar ir de um lugar a outro. mais de 400 casas foram destruídas e tudo se encheu de lama. na noite daquele dia, muitos dormiram na igreja, com as roupas molhadas e sem ter nenhuma outra roupa, pois perderam tudo nas águas. sem energia e sem telefone também. nessa noite, ainda, muitas casas vazias foram assaltadas, os ladrões levaram aquilo que as águas pouparam da destruição. havia na cidade um grande colégio, famoso e conceituado, a Escola Nacional Adventista, logo na entrada da cidade. as águas inundaram e destruíram parte desse colégio, que desde então está fechado. as pessoas da cidade sentem até hoje a perda dessa referência, a grande escola em que muitos dali estudaram.