trilha com os Desgarrados 12/10/09



mesmo tendo feito um passeio de 70 km no domingo, estava pronto para fazer a trilha com os Desgarrados de piauí. acordei cedíssimo, pois o horário marcado para a saída no km 9 da estrada de aldeia era 6 e meia e eu iria pedalando. dá 20 km da minha casa para o local da saída.
acordei às 4 e meia, comi uma fruta, mamão, e não tive mais vontade de comer nada. preparei tudo, roupa e acessórios e quando ia saindo vi que chovia. fiquei em dúvida, mas olhando para o mar parecia que o tempo ia abrir.
saí com leve chuvisco, pouco depois das cinco, e ruas molhadas. segui pela caxangá, início de camaragibe e comecei a subida da ladeirona para aldeia. devagar e meditando, cheguei lá em cima, continuei pelo asfalto. mais adiante, passou por mim e parou, um amigo indo para a mesma trilha, chamou para ir no carro dele, mas preferi continuar pedalando.
cheguei ao posto de gasolina do km 9. já estavam lá zeca, ricardo e helson. chegou macelo e piauí atrasou mas chegou.
saímos pelas estradas de barro de aldeia, pelo meio dos muitos canaviais da região. enfim chegamos ao ponto de parada, a acerolândia. o suco de acerola dali é sem igual, gostoso, geladinho, consistente. e uma coxinha. e outro suco e água e saímos. descemos pelo estradão de barro, onde chegamos a 60 km/h e lá embaixo, acompanhamos o rio capibaribe por um tempo. subimos a ladeira vermelha, a ladeira de vovô-ganhou, uma puta ladeira empinada.
nenhuma quebra, nenhum pneu furado. o grupo de seis estava dividido em dois, os mais preparados, macelo, piauí e helson, pouco mais na frente, e os mais lentos, rafael, ricardo e zeca, mas sempre agrupando vez em quando.
voltamos ao posto do km 9. eu e macelo seguimos descendo de aldeia, pedalando, pelo asfalto. na descida da estrada de aldeia, cheguei aos 70 km/h. continuamos até o comecinho da caxangá, onde macelo entrou pela várzea e eu segui pela caxangá mesmo até em casa.
diversas fotos, claro. gostei muito dessa que mostra a poeira e o barro das estradas impregnando coroa, corrente e cassete da bici.
números:
distância = 97,80 km.
máxima = 70,40 km/h.
média = 18 km/h
tempo de pedal = 5h e 25min.

meu odo marca agora 9.397,10 km.