na estrada



então como me mandaram passar a semana trabalhando em bonito-PE, é pertinho, fui de bicicleta. saí de casa, no domingo 18-10-09, às 5 e 50, queria sair mais cedo mas fiquei enrolando, dormi mais um pouquinho.
peguei a br232 e vários grupos de ciclistas, geralmente em bicicletas speed, passaram por mim. eu ia para mais distante e ia economizando, pedalando e olhando.
umas nuvens de chuva começaram a se aproximar, há uns 20km de recife, e depois foi chuvisco, chuva fininha, mas que deixa a bicicleta e as roupas tudo sujo.
fui fazendo paradinhas de 20 em 20 km, bebia água ou comia algo nos postos de gasolina. caminhava alguns metros empurrando a bicicleta, a cada 20km, para mudar os grupos musculares, um pouquinho.
em bonança, aos 40km de pedal, uma água de coco e chuvinha fina.
em vitória de santo antão, a chuva persistente e céu nublado. decidi ir por dentro de vitória para ver a cidade e a fábrica da pitu e a garrafa gigante que fazia tempo que não via, pois a 232 passa por fora da cidade, depois da duplicação.
o trajeto por dentro de vitória parece até mais curto que seguindo pela 232. a garrafa gigante de pitu ainda está lá, pintada de verde e com rótulo e, ao lado, uma latinha gigante de pitu também.
eu até ia fotografar mas estava chuviscando e eu e as roupas e o plástico da câmera, tudo coberto de uma areiazinha fina da estrada.
aos 60km de pedal, paradinha em pombos para um lanchinho no posto dislub.
a subida da serra das russas, lenta, é só ter paciência. a chuva foi embora, e as encostas da estrada tapavam o vento, faz um abafado. passa o viaduto e passa o túnel cascavel.
aos 80km, uma paradinha só pra beber águinha.
aos 100km, um posto petrobrás com boa lanchonete. um lanchinho, bolo de rolo.
aos 103, bezerros e a entrada à esquerda para bonito. aí surge logo de frente uma serra, parece que o nome é serra dos ventos, e o vento mudou completamente. muda de direção, vindo de encontro ao ciclista, e muda de temperatura, é um vento frio que desce de bonito e sairé.
quase 4km de subida, mais íngreme que as russas. é só ter paciência que ela acaba. acabou. passou a entrada de sairé, era quase 120km, uma paradinha de nada só para beber água e caminhar um tiquinho.
muito sobe e desce, a região é montanhosa e bonita. passa camocim de são félix e daqui a pouquinho chego em bonito, aos 140km de pedal e às duas horas da tarde, e me hospedo aqui no bonito plaza hotel e fim. almoço e banho de piscina e soninho.
números:
distância = 140,36 km
vel máxima = 62,40 km/h já chegando em bonito, pois tem um descidão.
vel média = 18,10 km/h pois só ando na maciota, sem forçar.
tempo de pedal = 7h e 44minutos.
meu odo marca agora um total de 9.638,70 km.