cicloturismo urbano

por esses dias, passeando de bicicleta por olinda e recife. em um dia, fomos até olinda, seguindo pela escola de aprendizes marinheiros, chegando ao varadouro e voltamos. entramos no bairro do torreão e seguimos para a avenida beberibe, estrada velha de água fria e, ao final, fomos almoçar no bar do neno e bar do lula. uma salada do chicão e uma tilápia com batatas e alcaparras. tá na foto. 
.

em outro dia, passeando pelo recife, estrada do encanamento, depois atravessando o rio capibaribe lá em casa forte pela ponte de pedestres que existe logo ali atrás do edifício porta dágua. essa ponte liga casa forte ao bairro de monsenhor fabrício e está em péssimo estado. as placas de concreto estão todas desalinhadas e alguma quebradas ou faltando. descaso - como sempre - da prefeitura do recife. entramos por monsenhor fabrício, pegamos a estrada do barbalho, cruzamos a avenida caxangá em direção ao engenho do meio. passamos por trás da sudene, reitoria da universidade federal de pernambuco e entramos no campus. está extremamente mal cuidado o campus da ufpe - descaso da universidade. montes de lixo em vários locais. o restaurante universitário recém-construído e sem uso. o laguinho e o parque em volta completamente abandonados, o mato crescendo, o lago tomado por baronesas. descaso por todos os lados. o prédio do centro de filosofia e ciências humanas tomado por um reforma inifinita, cercado de tapumes e coberto por restos de uma proteção verde.
saímos do campus e seguimos até a várzea. passamos na praça da matriz com suas duas igrejas: a igreja de nossa senhora do rosário (estava tendo missa) e a igreja de nossa senhora do livramento. voltamos pela paralela da caxangá, atravessamos o rio capibaribe pela ponte de pedestres que liga o bairro da torre ao parque de santana. aproveitamos e seguimos para almoçar no parraxaxá. depois casa e pronto.
.