Cicloviagem PB RN


muitas viagens, muitas fotos. quando existia o filme, 12 poses, 24 poses, 36 poses, a gente economizava ao máximo nas fotos. hoje, a máquina pode inclusive ser programada para ficar fazendo fotos enquanto se mantém o botão pressionado.

relembrando nossa viagem - minha e de macelo venceslau - pelo interior da paraíba e do rio grande do norte - saindo de e voltando para recife. quase um círculo. o mapinha aí de cima mostra o roteiro, de forma aproximada, pois algumas estradas de barro que pegamos o google não conhece. foram 9 dias, foram 900 quilômetros. alguns dias foram bastante difíceis, com longa quilometragem.

quem inventou essa viagem foi macelo, ele me chamou para conhecer o lajedo do pai mateus, perto da cidade de cabaceiras na paraíba, e de lá ir conhecer o parque estadual da pedra da boca, no rio grande do norte. macelo inventou a viagem, eu cuidei de estudar o roteiro, ver os locais para dormir.

na foto abaixo, tirada por macelo, estamos passando pela cidade de umbuzeiro, paraíba, logo depois de passar a divisa entre pernambuco e paraíba, no segundo dia de viagem.

......
no cotidiano aqui de recife, apenas ir ao trabalho e voltar de bicicleta. estou saindo mais tarde de casa e curtindo bastante de pegar as ruas muito engarrafadas. é divertido - sem ironia - pedalar lentamente pelos corredores entre os carros imóveis, principalmente na avenida rui barbosa. procuro me manter atento para evitar a contaminação do ódio. sinto que os motoristas, dentro das suas latas, odeiam-se mutuamente, odeiam pedestres, caminhões, ônibus e ciclistas. a reificação da raiva dos motoristas é a buzina. procuro me manter distante de qualquer contaminação dessa raiva abundante, procuro não competir com motoristas nem desafiá-los: a perda, a derrota seria minha. chego ao trabalho feliz por não participar da raiva coletiva que se apossa do recife. e pronto.