prefeitura do recife está morta

Comunidade se une para construir praça
Publicado em 24.10.2010 no Jornal do Commércio - PE

Moradores do bairro da Guabiraba, na Zona Norte do Recife, cansaram de solicitar à Prefeitura do Recife a construção de um espaço de lazer e decidiram eles mesmos viabilizar a instalação do espaço

Gustavo Maia
gugacfmaia@gmail.com

Os moradores da Guabiraba, na Zona Norte do Recife, estavam cansados. Não tinham nenhuma área de lazer na comunidade e, por mais que tentassem, não eram atendidos pela prefeitura. Como não aguentavam mais esperar, resolveram se unir em torno do mesmo sonho. Com recursos próprios, compraram o material e com as próprias mãos construíram a Praça da Guabiraba, inaugurada recentemente com merecida festa, também organizada pela comunidade.

A arrecadação do dinheiro começou em janeiro deste ano, quando também foram iniciadas as primeiras obras no local. A área, de 100 metros quadrados, fica ao lado do terminal de ônibus da Guabiraba e estava ociosa. “As crianças precisavam de um lugar para brincar. Se a prefeitura não faz, a gente se junta e faz”, afirmou o vigilante Alexsandro Viera, 30 anos, um dos moradores engajados na construção do espaço. “Tentamos colocar a praça no Orçamento Participativo (programa da prefeitura no qual a população ajuda a escolher as obras que serão executadas), mas disseram que não foi possível”, lembra.

A praça foi projetada por Valdilene Freitas, 29, moradora do bairro que cursa engenharia ambiental na Universidade Federal Rural de Pernambuco. O espaço conta com balanço de três assentos, escorregadores, gaiola, carrossel, fonte e quatro mesas para jogos de tabuleiro, sob um quiosque, e 13 bancos. A festa de inauguração contou com trio elétrico, palhaços e distribuição de brindes para as crianças.

“É um local bem agradável para a comunidade, um ponto de encontro”, descreveu Valdilene. O trabalho de jardinagem foi feito em parceria com colegas da faculdade. As calçadas em torno da praça foram restauradas. “Isso é responsabilidade do poder público, mas não aguentávamos mais esperar”, destacou o técnico em eletrônica Edmilson Albuquerque, 41, conhecido como Arapinha, que presidiu o Conselho de Moradores da Guabiraba por quatro anos.

Entre rifas e doações de dinheiro e materiais de construção, foram arrecadados R$ 15 mil. Responsável pela parte financeira do projeto, a comerciante Iraneide da Silva, 30, destacou a participação dos que não puderam doar dinheiro. “A união foi tão forte que quem não pôde contribuir financeiramente, ajudou com a mão de obra”.

A adesão dos jovens à iniciativa empolgou os idealizadores da praça. “É muito gratificante ver que eles estão valorizando o espaço. Um dos nossos objetivos sempre foi afastar a droga e a criminalidade daqui. Tudo indica que estamos conseguindo”, observou Edmilson.