Interações não ortodoxas

texto publicado no site ecovelo.info, que traduzi e reproduzo:

Interações não ortodoxas

Depois de muitos anos usando a bicicleta, a maioria dos ciclistas desenvolve uma espécie de sexto sentido que lhes permite antecipar as ações dos motoristas com base na posição que ocupam na via, a velocidade, a educação (ou a falta dela), etc. Partilhar a estrada com os motoristas acabará por desenvolver esta habilidade essencial na maioria dos ciclistas.

Infelizmente, parece que o mesmo não pode ser dito sobre os motoristas. Às vezes, parece que os motoristas ficam completamente perplexos com ciclistas que obedecem as regras das vias , que usam a via quando necessário, e que agem como se bicicletas tivessem o direito de estar nas ruas, tal como qualquer outro veículo. Às vezes, parece que os motoristas esperam de nós ciclistas que pedalemos erraticamente e fora das convenções normais esperadas de todos os condutores de veículos.

Dois exemplos (entre muitos outros) incluem um motorista alertando a um ciclista que pare em um cruzamento quando o motorista tem claramente a preferência e, um motorista desacelerando para deixar que um ciclista faça uma conversão à esquerda quando o motorista tem a preferência no sentido oposto da via. Essas interações não ortodoxas são confusas e potencialmente perigosas.

Talvez, pelo menos parte da culpa por tal situação resida no fato de que nós ciclistas, de fato, às vezes, andamos como se as regras de trânsito não se aplicassem a nós. Em outras palavras, se os motoristas estão acostumados a ver ciclistas andando de forma irregular, talvez eles tenham apenas acostumado a reagir em conformidade, hesitando em suas interações com a gente.

Certamente, seria bem melhor se os motoristas tratassem os ciclistas como idênticos usuários das vias, agindo de forma normal para cada circunstância. Por enquanto, a melhor coisa que nós ciclistas podemos fazer é continuar respeitando as regras da trânsito e enviando mensagens claras sobre as nossas intenções para os outros usuários das vias.