Cicloturismo em Pesqueira - Pernambuco


Em ritmo de cicloturismo, fizemos um percurso de 65 km no Sertão de Pernambuco, no sábado, 5 de maio. Paulo Rafael, Eliane Mendes e Macelo Venceslau, saímos da cidade de Pesqueira, Pernambuco, a 210 km de Recife. Como Pesqueira fica muito distante da capital, fomos para lá de carro na sexta-feira.

Ficamos hospedados no Hotel Estação Cruzeiro. Este hotel é amigo das bicicletas, bike friendly como dizem em inglês. É possível entrar com as bicicletas e deixá-las no quarto e também foi permitido lavá-las na área perto da piscina, ao fim do percurso. Há também um local seguro - ao ar livre - para guardar bicicletas. Nós ficamos em um quarto triplo que custou cerca de 63 reais por pessoa (190 reais a diária). Para entrar no site do hotel, clique aqui.

Como a região é área de reserva indígena dos índios Xucuru, preferimos fazer o passeio com um guia de lá. No sábado, após o café da manhã, encontramos o guia, Marcos Torres, na recepção do hotel. Pode-se contactar Marcos para trilhas de bicicleta ou a pé pela região, através de sua página no Facebook, onde se encontram também seus números de telefone. Marcos já fez trilhas pedalando mas, segundo ele disse, estava enferrujado e nos guiou de motocicleta. Marcos é uma pessoa muito calma e conhece a região profundamente. Nós pensávamos, inicialmente, em atravessar a Serra do Ororubá em direção à Represa de Pão de Açúcar, na ida e na volta por caminhos diferentes. Marcos disse que a travessia é muito pesada e sugeriu fazer um trajeto mais suave, porém mais longo, com o que concordamos. Ele também nos disse que o trajeto no sentido horário teria subidas mais fortes. Então, optamos por fazer o percurso no sentido anti-horário. A represa de Pão de Açúcar é alimentada pelo Rio Ipojuca, que nessa região ainda está completamente limpo. Quando o Ipojuca chega em Caruaru, ele é assassinado pelo esgoto da cidade e de muitas outras que vai encontrar no trajeto.

Então, saímos do hotel e seguimos por um trecho de estrada asfaltada, com pouco movimento de veículos, até entramos pelas estradas de piçarra da região. A maior parte do percurso foi feito por estradas desse tipo de piso, com pouquíssimo movimento de veículos.

Passamos pela enorme represa de Pão de Acúcar e atravessamos a represa pela estrada em cima da barragem. Seguimos a estrada contornando a represa com belas paisagens. De um lado, as águas da represa à direita, e a nossa esquerda a Serra do Ororubá. A serra tem muitos pontos em se atinge pouco mais de 1.000 metros de altitude. A cidade de Pesqueira se encontra a 654 m de altitude. 

Durante quase todo o percurso, a temperatura estava bastante agradável, bem abaixo da temperatura normal do sertão pernambucano. Nesta época do ano, faz frio na região.

Em nosso trajeto, iríamos chegar ao povoado de Cimbres que fica a 1.017 m de altitude. Na maior parte do percurso escolhido por Marcos, as subidas eram suaves. Mas a última subida, o ataque derradeiro para chegar a Cimbres era bastante longa e íngreme. Foi a única subida que deu trabalho para Eliane. Em todas as outras ela se saiu muito bem, pedalando com tranquilidade.

Chegamos a Cimbres e reabastecemos de água. Se alguém for fazer esse trajeto, deve levar bastante água pois até chegar em Cimbre não há onde comprar água. Mas sempre se pode pedir nas casas, que são frequentes no caminho.

De Cimbres para Pesqueira, há opção de 18 km de asfalto - com pouco movimento de veículos - ou 23 km de estradas de piçarra. Devido ao sol que estava forte, optamos pelo asfalto. Há longas subidas relativamente suaves, mas o trecho final é todo em descida até Pesqueira. Nesse trecho final, ainda passamos pela represa do Rio Ipanema. Como o trecho é muito alto, há belas vistas de vales e da cidade de Pesqueira.

Enfim, chegamos de volta ao hotel, com 65 km bem pedalados. Todo o passeio foi feito sem pressa, em ritmo de conhecer a região, tirar muitas fotos. O trajeto ficou com quilometragem acima do que pensávamos inicialmente, mas valeu a pena. Saímos do hotel por volta de sete e meia da manhã e chegamos de volta à uma e meia da tarde.

Resumo do passeio:

Roteiro: Pesqueira - Represa Pão de Açúcar - localidade de Tapera - povoado de Cimbres - Represa do Rio Ipanema - Pesqueira.
Distância: 65 km
GPS: a trilha se encontra no Wikiloc e no Mapmytracks.
Velocidade média: 11 km/h
Duração: 6h
Dificuldade: moderada
Altitude máxima: 1.017 m (em Cimbres).

Algumas fotos abaixo e todas as fotos aqui no Flickr.

Perfil de elevação do passeio.

O trajeto visto no Google Earth.

Macelo, Marcos (guia) e Eliane na saída do hotel.

No estradão para a Represa de Pão de Açúcar.

Eliane ao lado da represa de Pão de Açúcar.

O vale do Rio Ipojuca, após o paredão da represa.

Represa de Pão de Açúcar.

Pedalando em cima da represa.

Já estamos do outro lado da represa.

Igrejinha na localidade de Tapera.

Subindo, subindo para Cimbres.

Na frente da igreja de Cimbres.

Ainda subindo em direção a Pesqueira.

De volta à Pesqueira.