Ciclovias invisíveis

Muito bacana o blog Ciclovias Invisíveis (http://cicloviasinvisiveis.blogspot.com.br/). O blog e suas fotos é um projeto de "captura das ciclovias invisíveis construídas diariamente por nós, ciclistas visíveis - e muitas vezes invisíveis também!" - como o define a autora, Michelle Castilho. Michelle usa a bicicleta para se locomover no Rio de Janeiro e - como todo o ciclista do cotidiano - observou e registrou a população imensa que usa a bicicleta no dia a dia. O que eu chamo os ciclistas de verdade. Os ciclistas que - mesmo em uma cidade selvagem e desestruturada - usam a bicicleta cotidianamente. Este projeto foi o Trabalho de Conclusão de Michelle no curso de Comunicação Social das Faculdades Integradas Hélio Alonso como requisito parcial para obtenção do título de Jornalista.

Como ela mesma diz, "Ciclovias Invisíveis são os percursos que o ciclista usa/cria na falta das ciclovias oficiais, ou seja, no asfalto, junto com carros, ônibus, motos e demais veículos. Embora seja óbvio, muitos não sabem que é direito do ciclista estar no asfalto. Como ciclista, já escutei diversas vezes no trânsito: "Vai para a Ciclovia!". E muitas vezes isso ocorre em bairros sem ciclovias, ou em horários em que o uso da ciclovia não é indicado."

Você pode encontrar mais sobre o assunto, também no site De Bike (http://oglobo.globo.com/blogs/debike/posts/2012/05/07/as-ciclovias-invisiveis-que-carioca-usa-todos-os-dias-443858.asp)