Pneuzão grandão

Estava interessado em saber o comportamento dessas bicicletas com pneuzão que estão aparecendo com mais frequência. O pneuzão é o aro 29 e, em geral, o pessoal está chamando essa bicicletas de 29er (twenty-niner, o apelido delas em ingrêis). Perguntei no grupo de cicloturismo sobre quem já teve experiência de viajar com elas. As respostas eu ajuntei abaixo.

............................................................

Da minha experiência com bike aro 29", não tenho absolutamente nada a reclamar. Uso desde o começo do ano, nunca viajei, mas já fiz vários trechos de até 110 km, tanto no asfalto quanto na terra e até na água... Coisas de quem participa de provas de mountain bike no período chuvoso da floresta amazônica rsrsss...

Como meu uso é severo (eu exijo bastante da pobrezinha), tenho um pneu que já está bem gasto e a pastilha de freio traseira, nem pra contar história. Isso é manutenção normal do equipamento. De resto, como participante de pequenas provas e entusiasta da bike, posso dizer que as rodonas fizeram melhorar muito minha performance. Minhas velocidades médias aumentaram e sinto mais confiança na pedalada agora. Como outros aqui do grupo, não penso em voltar pras 26".

Comprei um bagageiro há uns dias pela internet, estou esperando chegar. Pretendo fazer uma viagem de uns 1.500 km em Outubro.

Nicholas Morassutti

.............................................................

Do ponto de vista técnico, a subida na 29 é mais dura. Isso é porque o aumento do diâmetro do pneu causa uma mudança na relação. Ela fica automaticamente um pouco mais pesada.

As novas relações de 10 velocidades (frente 24 - tras 36) também não melhoraram nada o que já existia. Fazendo as contas dá pra ver que ela é a mesma coisa que a antiga (frente 22 - tras 34). Para ser bem exato ela é até um pooooouquinho mais pesada.

22/34 = 0,65
24 /36 = 0,66
(quase igual)

Se considerar o tamanho do pneu, grosso modo:
22/34 * 26 = 16,8
24 /36 * 29 = 19,3
(a 29er deu 15% mais pesada)

Estes cálculos não são muito exatos pois teria que medir o pneu, mas da pra ter uma noção. Pra mim isso faz muita diferença, pois estou buscando relações cada vez mais leves. Meu objetivo é que ao subir com alforjes em subidas ingremes, seja maius fácil pedalar do que empurrar. Agora vamos começar a testar uma relação fora do padrão: frente 22 - tras 36. Não é oficial da shimano, mas vamos ver se da certo.

22/36 = 0,61
22/36 * 26 = 15,9
(5% mais leve que a mais leve atual)

Abraços,
Rodrigo Telles
Cristais Paulista - SP

.............................................................

Nunca viajei com uma 29 mas ja pedalei um bocado com uma. Posso te dizer que você vai precisar de mais "perna" pra uma 29, principalmente nas subidas e, por exemplo, quando for retomar a pedalada depois de frear, por exemplo. Em geral achei um tanto desconfortável e, pensando em vários dias consecutivos de pedal penso que eu não arriscaria.

Zaqueu
Belo Horizonte, MG

.............................................................

Zaqueu,

Tenho que discordar de vc. Se vc tiver feito um bikefit antes de comprar a 29er, com certeza ela ficará sob medida. A questão de forçar mais na subida, é compensada pela maior velocidade final. Tem que forçar mais apenas para iniciar a subida, depois é só manter. E hj em dia com as relações super leves, como 11x36 atrás e 24-32-42 na frente, não existe subida difícil, ainda mais usando a relação 24-36 que vc sobe parede.

Falar que uma 29 é desconfortável, pode ser por conta das medidas da bike não estarem de acordo com as suas medidas e neste caso, um bikefit seria bem recomendável.

Um presencial é muito melhor, mas existe um virtual que pode servir de base: http://www.nograu.com.br/bike-fit-no-grau/

Tenho pedalado cerca de 300km por semana em minha 29er e se tem uma coisa que ela é fantástica, é justamente no conforto. O conjunto rodas maiores + supensão, comem quase todas as trepidações, buracos, raízes, ondulações, de maneira mais eficiente que numa 26.

Abraço!!
Alexey
São Paulo-SP

.............................................................

Já fiz o Polo Cuesta e o litoral norte de São Paulo com uma Soul 29. Tive problemas no litoral norte quando meu pneu estourou e me arranjei com um manchão feito de garrafa pet. Fui encontrar o pneu correto apenas na internet tempos depois. Logo, o problema é, em viagem você encontrar pneu e peças (aro e raios) em lojas mais simples, de cidade pequena... Um grande abraço,

Giuseppe Ricardo Passarini - São José do Rio Preto - SP

.............................................................

Eu já viajei com um 29er fizemos um passeio de 500 km, 90% de estrada de chão, muita pedra, serra de 22 km, tudo isso em 7 dias de muitas lindas paisagens, e olha, não me arrependi de ter comprado uma 29 ela se comportou muito bem, acredito eu, que 26 não embarco mais.

Moacir

.............................................................

Viagem ainda não fiz, mas tenho feito pedais de 50 a 70km a cada 2 dias dentro da cidade com uma 29er e tenho gostado bastante. A sensação de andar numa 29er é muito boa! Somente andando em uma pra vc sentir. Se vc tiver a oportunidade, vá numa bicicletaria e peça pra dar uma volta numa 29er que seja compatível com a sua altura.

Para anões como eu (1,94m), é uma maravilha! 26 nunca mais...rsrs

Abraço,
Alexey
São Paulo-SP

............................................................