Lugares para pedalar

O mundo todo está aí para ser pedalado. Há inúmeros lugares para se conhecer do alto do selim de uma bicicleta. Provavelmente, toda pessoa que foi infectada pelo vírus do cicloturismo tem sua lista "lugares em que quero pedalar um dia". Digo isso porque minha própria lista é grande e vai aumentando. Ontem mesmo fiquei atraído imensamente por um país. A Croácia. Belíssimo e desconhecido país à beira-mar do Mediterrâneo. País pequeno e comprido, merecedor de uma boa cicloviagem. Minha tarefa agora é classificar a Croácia na minha lista.

Em princípio, minha lista contém "pequenas rotas" e "grandes rotas". As pequenas rotas são aquelas que a gente tenta, tenta fazer quase todo final de semana, aqui por perto, em Pernambuco. Pesqueira, Vale do Catimbau, Tapacurá, Duas Unas, Venturosa, Belo Jardim, Triunfo... Pernambuco é um mundo, ufa. As grandes rotas são aquelas que exigem investir em planejamento, exigem que as datas sejam precisas. Infelizmente, a gente que depende de grana para viver e tem que desperdiçar tempo precioso de vida no trabalho, a gente não pode sair por aí, a qualquer tempo, viajando de bicicleta. As grandes rotas, então, devem - têm que ser - pensadas com alguma antecedência. Minha lista está - mais ou menos - assim: (1) Cicloturismo em Santa Catarina (agosto/setembro 2012); (2) Cicloturismo no Rio Grande do Sul (Vale dos Vinhedos) (dezembro/janeiro 2012-13); (3) Cicloturismo na República Checa (maio/junho 2013)... Bom, e em quarto lugar, sei lá, havia outras idéias, mas a Cro
ácia está chegando com força total. Também não é necessário pensar tão antecipadamente.

E falta tanta coisa para fazer... E a Via Cláudia Augusta? Minha amiga virtual, Cíntia, que mora em Timbó, Santa Catarina, vai exatamente fazer a Cláudia Augusta em setembro. Henrique Giese, da Rota da Natureza, vai fazer parte da Cláudia Augusta agora em maio. E o caminho português para Santiago de Compostela? É o menor caminho e Portugal é um país delicioso que conheço bastante bem, país de vinhos, doces, sabores. E as rotas ciclísticas que acompanham o Rio Reno, a partir da Alemanha em direção à Rotterdam? E as rotas que acompanham o Danúbio em direção à Budapeste? E ir pedalar de novo na Holanda? Da outra vez, conhecemos apenas três províncias, das doze que formam o país. É muita cicloviagem para tão curta vida.

Bom, uma coisa de cada vez. Então, o que está mais próximo e certo de acontecer: Santa Catarina. Eu e Eliane vamos fazer uma cicloviagem de aproximadamente 15 dias pelo estado. Sairemos do Aeroporto de Navegantes já pedalando e seguiremos para o interior do estado, passaremos por algumas cidades do Vale Europeu e voltaremos para o litoral, finalizando em Florianópolis. Uma coisa de cada vez. A Croácia fica esperando.