6º dia - Cicloviagem Serra do Cipó & Caminho dos Diamantes

Trajeto do sexto dia.

Altimetria do sexto dia.

Sexto dia: de Santo Antonio do Norte (Tapera) até Morro do Pilar - 63 km.

Neste dia, saímos da Pousada Tapera Real, fizemos algumas fotos nas igrejinhas da vila e seguimos por estrada de terra na direção de Córregos. Este trecho é belo e com altimetria razoável, ou seja, subidas pedaláveis.

Córregos é um distrito muito bonitinho, tem um belo riacho e uma bela igrejinha. Fotografamos e seguimos. A estradinha de terra continua legal, mas por fim desemboca em uma larga estrada de terra, preparada para ser asfaltada e, finalmente chega-se a uma rodovia. Por ela, entramos em Conceição do Mato Dentro.

Era uma quarta-feira de cinzas por volta do meio-dia e a cidade parecia estar acordando ainda, e de ressaca. Paramos em um posto de gasolina para perguntar onde haveria algum restaurante para almoçarmos e o frentista perguntou de volta: hoje? Deu vontade de falar que não, não queríamos almoçar hoje, somente amanhã...

A bici de Macelo estava com um raio quebrado e encontramos duas oficinas de bike na cidade, mas nas duas o mecânico ainda não havia chegado do carnaval... Deixamos o raio sem conserto (e ele continuou quebrado até o final da viagem em Ouro Preto) e almoçamos em um self-service da cidade.

Sol quentíssimo e calor, saímos da cidade por rodovia com subida de 2 km. ao final da subida, estrada de terra agradável e sombreada. Logo começaram umas descidas imensas. É bom descer, mas a gente fica logo preocupado sabendo que quando se desce muito, logo, logo vai se começar a subir muitíssimo. Exatamente isso, descemos quilômetros e subimos quilômetros. com o sol e o calor, esse segundo trecho do dia foi muito cansativo. Havia, ainda, muito movimento nas estradinhas, pois há mineradoras atuando na região.

No final da tarde, chegamos a Morro do Pilar e conseguimos quarto na Pousada Indaiá. Um pouco cansados e com fome, deixamos a manutenção das bikes para o dia seguinte, e saímos para jantar e tomar sorvete.

Todas as fotos do sexto dia estão no Flickr.


Trajeto Santo Antonio do Norte (Tapera) - Córregos - Conceição do Mato Dentro - Morro do Pilar
Distância pedalada: 64 km
Velocidade média: 9 km/h
Vel. máxima: 49 km/h
Nível: difícil (3/5)

Altitude máxima: 870 m
Altitude inicial: 700 m
Altitude final: 624 m
Horário de saída: 8:30h
Horário de parada: 18:00h
Hospedagem: Pousada Indaiá

Entre Tapera e Córregos.

Igrejinha de Córregos.

Na estrada...