7º dia - Cicloviagem Serra do Cipó & Caminho dos Diamantes

Trajeto do sétimo dia.

Altimetria do sétimo dia.

Sétimo dia: de Morro do Pilar até Ipoema - 68 km.

Café da manhã, depois limpeza das bicicletas. O cicloturismo incorpora uma série de trabalhos diários: manutenção das bicicletas, especialmente do sistema de tração (corrente, catracas e coroas), lavagem das roupas usadas, a busca por lugares de comer e de dormir.

Abastecidos de água, saímos da cidade e seguimos por estrada de terra na direção de Itambé do Mato Dentro. durante alguns km, a estrada ainda tem bastante movimento dos carros das mineradoras, mas assim que entramos em uma fazenda não há mais a presença deles. Essa fazenda que é atravessada pela estrada tem, inclusive, uma criação de búfalos. A gente já sabe da personalidade de bois e vacas, eles tem medo dos humanos e se afastam aos nossos berros de "ê boi". Mas como não conhecemos a personalidade dos búfalos (serão agressivos?) nem paramos para fotografar, passamos rapidinho.

Chegamos em Itambé do Mato Dentro e logo encontramos um self-service com fogão à lenha, uma comida deliciosa. Paramos, comemos, descansamos um pouco antes de enfrentar o período da tarde, sempre muito mais quente, e a gente mais pesados e mais lentos.

Saímos de Itambé com sol tinindo e logo pegamos as inevitáveis subidas e descidas mineiras. Em um trecho, tivemos a sorte de encontrar uma pequena represa com um cano de água permanente, onde nos refrescamos. 

Por fim, chegamos à Ipoema e logo encontramos uma boa pousada. Como chegamos relativamente cedo, lavamos as bicicletas, especialmente a tração. Banho tomado e saímos para almoçar na casa da Dona Sílvia. Esse jantar foi conseguido pela dona da pousada pois restaurante e lanchonete da cidade fecham à noite. A dona Sílvia serve jantar na casa dela aos possíveis interessados. Ainda demos uma voltinha pela praça da cidade, depois pousada e sono.

Todas as fotos desse dia estão no Flickr.


Trajeto Morro do Pilar - Itambé do Mato Dentro - Ipoema
Distância pedalada: 68 km
Velocidade média: 9 km/h
Vel. máxima: 55 km/h
Nível: moderado (2/5)

Altitude máxima: 928 m
Altitude inicial: 624 m
Altitude final: 612 m
Horário de saída: 8:40h
Horário de parada: 18:20h
Hospedagem: Pousada Maravilha Real fone 31-3833-9106


Na estrada.


Primeira bicicleta em Marte.