8º dia - Cicloviagem Serra do Cipó & Caminho dos Diamantes

Trajeto do oitavo dia.

Altimetria do oitavo dia.

Oitavo dia: de Ipoema até Catas Altas - 71 km.

Logo após o café da manhã na Pousada Maravilha Real, conversando com Aparecida, a dona da pousada, seguimos até a pracinha da cidade para abastecer de água e tirar fotos em frente à principal igreja.

Saímos da cidade em direção a Bom Jesus do Amparo, trajeto que é feito com tranquilidade por rodovia asfaltada. Em Bom Jesus, abastecemos de água e visitamos a bela igrejinha da cidade, que estava aberta. Na saída de Bom Jesus, encontramos um rapaz que é guia turístico na região e conversou com a gente sobre a viagem, nossos trajetos e sobre outros ciclistas que ele conheceu passando por lá.

De Bom Jesus do Amparo, seguimos por estradas de terra e asfalto até Cocais

Uma viagem, de qualquer tipo, sempre implica em escolhas. Ou isto ou aquilo, como no poema de Cecília Meireles. Sabendo da beleza de Catas Altas, nosso objetivo final, e querendo chegar lá ainda com a luz do dia para poder apreciar a cidade, fizemos alguns trechos desse trajeto por rodovia asfaltada.

Em Cocais, encontramos um local que servia refeições e almoçamos. Descansamos um pouco e seguimos para Barão de Cocais. Daí em diante, pouco depois, começamos a ver a belíssima e imponente Serra do Caraça à nossa direita. Observe que a presença da Serra do Caraça nos acompanhou por muitos quilômetros e horas, tanto no oitavo dia quanto no dia seguinte.

Em Minas, tendo conhecido a beleza das Serras do Cipó, do Intendente, de São José (em Tiradentes) e, agora, a Serra do Caraça, fico tentado a afirmar que a mais bela é a Serra do Caraça. Dúvida cruel.

 Em seguida, evitamos a entrada para Santa Bárbara e seguimos direto para Catas Altas, onde chegamos às quatro e meia da tarde. A praça principal da cidade com sua igreja matriz, a amplitude de espaço, o cruzeiro e o chafariz, tudo isso aos pés da massa rochosa do Caraça, tudo isso, ainda, banhado pela bela luz do final da tarde, tornou nossa viagem ainda mais marcante.

Passamos algum tempo admirando e fotografando a praça, a igreja e a serra, depois descemos e logo encontramos uma boa pousada, nosso quarto com vista para a serra. Banho e logo saímos para admirar mais um pouco a beleza da cidade. Passeamos pela praça, uma cerveja em um dos restaurantes de lá, conversando com um morador da região. Uma volta pela cidade, encontramos um restaurante com mesinhas na calçada, em frente a outra pracinha e, por fim, jantamos lá enquanto escurecia.

Depois disso, Macelo voltou para a pousada e eu ainda fui curtir um pouco mais a cidade à noite e a visão da imensa serra na escuridão.


Trajeto Ipoema - Bom Jesus do Amparo - Cocais - Barão de Cocais - Catas Altas.
Distância pedalada: 71 km
Velocidade média:12 km/h
Vel. máxima: 64 km/h
Nível: moderado (2/5)

Altitude máxima: 924 m
Altitude inicial: 612 m
Altitude final: 772 m
Horário de saída: 8:40h
Horário de parada: 16:30h
Hospedagem: Pousada Solar dos Guarás

 Igreja em Ipoema.

 Interior da igrejinha de Bom Jesus do Amparo.

Praça da Matriz de Catas Altas, aos pés da Serra do Caraça.