O verão está chegando (em Londres)...

 
Do Blog do Noblat.

Cartas de Londres: Vem chegando o (morno) verão, por Mauricio Savarese

Um resumo: São Paulo no outono é mais quente do que Londres na primavera. Mas agora que a capital britânica volta a lidar com temperaturas mais próximas dos 20 graus, muito muda. As mães se sentem animadas a levarem os bebês às ruas, moleques batem bola nas calçadas e eu já posso usar chinelo e bermuda para ir à banca de jornais -- a 50 metros de casa, mais que isso é abusar da sorte.

As primeiras saias sem meias-calças térmicas ainda não apareceram, seria ousadia demais (embora as brasileiras aqui costumem repetir que "as periguetes inglesas não sentem frio"). Mas as propagandas de destinos turísticos dominam a mídia. Aqui e ali se veem mais caras artificialmente bronzeadas. Não é um vigésimo do clima de "vem chegando o verão" no Brasil, mas tem o seu charme.

Os menos viajados falam do aumento das temperaturas com orgulho. É como se isso garantisse que os romanos não estavam tão errados ao acamparem à beira do Tâmisa para fundar a cidade. "Viu como não é tão ruim?", me diz uma colega de 22 anos. "E no verão fica melhor, chega facilmente aos 25, 26 graus, não tem chuva nem vento". Eu, pensando nos 42 graus que já tomei uma vez no Rio de Janeiro, apenas concordo.

Somente o sol poderia deixar os londrinos mais amistosos, do barbeiro ao professor, passando pelo mendigo de sempre na porta do metrô. "Nós passamos frio em casa por meio ano só pensando no que fazer nessa época", me disse um amigo. Justo. E o planejamento não cai mal, porque quem tem menos antecipa a programação para economizar. Alguns já saem de férias em maio por ser menos caro.

Mesmo quem trabalha projeta ao menos um fim de semana na Espanha ou em Portugal -- o litoral deles. A bucólica Brighton, o mais próximo de uma praia que o Reino Unido conseguiu, já atrai londrinos farofeiros cheios de estica desde esta semana. Mas na metrópole que já se nota a mudança que tomará de assalto o resto do país em breve. Mais barulhenta e, aparentemente, feliz, ela se permite até dormir mais tarde.

Nos bares e clubes as portas já ficam entreabertas sem medo de ventania, chuva, neve ou simplesmente frio. As janelas já dão suas primeiras frestas e o aquecedor já não opera em máxima potência. Muitos mal conseguem esconder a ansiedade. Para quem passou a vida aqui, parece que este é o momento em que se justifica o chavão "short, but sweet": breve, mas doce.

Mauricio Savarese é mestrando em Jornalismo Interativo pela City University London. Foi repórter da agência Reuters e do site UOL. Freelancer da revista britânica FourFourTwo e autor do blog A Brazilian Operating in This Area.Twitter: @msavarese. Escreve no blog do Noblat às segundas-feiras.