Promessa de ciclovia no bairro de Casa Amarela, Recife.



Prefeitura do Recife ordena comércio informal no entorno do Mercado de Casa Amarela

A quarta ação de reordenamento do entorno dos mercados públicos do Recife foi realizada na manhã deste domingo (7). Com cerca de 100 homens trabalhando na operação, a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc), retirou 42 ambulantes instalados irregularmente na Rua Padre Lemos, no entorno do Mercado de Casa Amarela, e transferiu os comerciantes para o Pátio de Feira, espaço anexo ao mercado, com área de 2.500 metros quadrados.

A ordenação ocorreu de forma tranquila, já que agentes da Secretaria-Executiva de Controle Urbano (Secon) e da Companhia de Serviços Urbanos (Csurb) já haviam entregado informativos aos feirantes sobre a ação na última quinta-feira (4). Eles puderam comercializar na via Padre Lemos até às 18h do sábado (6). A ação aconteceu com o apoio dos dois sindicatos que representam os ambulantes no Recife.

Já durante a madrugada do domingo, seis agentes da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), com a ajuda de um caminhão pipa e um compactador de lixo, limparam o Pátio de Feira de Casa Amarela. Após a transferência dos comerciantes, foi a vez da Rua Padre Lemos receber a limpeza com água e sabão de 20 agentes da Emlurb, deixando a via livre de obstáculos e de sujeira para os pedestres transitarem.

O transporte público também ganhou com a operação. Faixas de rolamento ficaram livres de barracas e com isso as doze linhas de ônibus que passam pela Padre Lemos diminuíram o tempo de viagem, garantindo uma maior mobilidade. O secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga, esteve no local para acompanhar a ação e detalhou o plano da prefeitura para o largo de Casa Amarela.

“Essa é a primeira etapa, organizar o entorno do mercado, retirando os feirantes das calçadas e colocando dentro do pátio. Depois vamos reformar todas as calçadas e implantar uma ciclovia”, destacou João Braga. A ordenação segue nos dias seguintes à operação. Agentes da Gerência de Operações (Geop) fiscalizarão o local diariamente, evitando que os ambulantes retornem ao local. Também haverá a retirada dos equipamentos fixos instalados na Rua Padre Lemos por agentes da Secon, em momento posterior à operação.

A operação contou com a parceria da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Emlurb), Secretaria de Saúde (SAMU, Vigilância Sanitária), Secretaria de Segurança Urbana (Guarda Municipal), CTTU, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.