Listas

Isabel::

"Aquela moça que tanto admiro e acompanho, Tatiana Feltrin, declinou os doze livros que pretende ler no próximo ano. De fato, ela lê bem mais por ano, acho que uns sessenta livros, mas estes são “os fixos”, um para cada mês:

- Janeiro: O homem que era Quinta-Feira (G. K. Chesterton)

- Fevereiro: Memórias de Adriano (Marguerite Yourcenar)

- Março: Portões de fogo (Steven Pressfield)

- Abril: Shakespeare - Biografia (Anthony Burgess)

- Maio: A República (Platão)

- Junho: Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister (Goethe)

- Julho: Middlemarch (George Eliot)

- Agosto: Lavoura arcaica (Raduan Nassar)

- Setembro: O livro do travesseiro (Sei Shônagon)

- Outubro: A história secreta de Twin Peaks (Mark Frost)

- Novembro: Biografia das irmãs Brontë (Juliet Barker)

- Dezembro: Memórias do subsolo (Fiódor Dostoiévski)

Não tenho uma lista assim para o próximo ano. Quero misturar uma leitura, uma releitura, uma leitura, uma releitura, no ano que vem. As releituras serão daqueles livros que tenho na parca estante e dos quais não lembro quase nada. As leituras de inéditos seguirão ao sabor do momento. De todo modo, eu inventei uma regra – ou li em algum lugar e agora penso que fui eu que inventou – uma regra: os clássicos devem ser relidos a cada cinco anos. Ao menos seis livros importantes quero reler no próximo ano:

- Moby Dick, Herman Melville

- Ulysses, James Joyce

- Anna Kariênina, Liev Tolstói

- O jogo da amarelinha, Julio Cortázar

- O velho e o mar, Ernest Hemingway

- Paris é uma festa, Ernest Hemingway


Ao menos seis inéditos para mim que pretendo ler no próximo ano:

- Mrs. Dalloway, Virginia Woolf

- Ao farol, Virginia Woolf

- A outra volta do parafuso, Henry James

- A morte de Ivan Ilitch, Liev Tolstói

- O deserto dos tártaros, Dino Buzzati

- Absalão, Absalão, William Faulkner


Vai ver que é bom fazer listas assim porque vão me ajudar a seguir um objetivo, um caminho de leitura. Neste ano, não foram poucos os livros lidos, mais de sessenta. Então, é esperar um bom próximo ano de leituras."