uma noite em firenze, osteria de zio gigi, pão, vino rosso della casa, uma bela companhia. nessa noite comemos uma pasta com cinghiale. cinghiale é um tipo de javali, comum na toscana. delícia. me deu fome de cinghiale...
.
quinta-feira, 30 de setembro de 2010
ser pedestre no recife
.
fui em uma loja de fotografias mandar imprimir mais umas fotos de bicicletas e de viagens. gosto de ver fotografias em papel. observei que devo diminuir a quantidade de fotos selecionadas da viagem mais recente senão senão. senão vai estuporar a quantidade. é foto demais. tem que ser mais rigoroso na seleção. na loja, uma certa demora para ser atendido, pouco profissionalismo dos atendentes. um deles, um rapaz franzino com ar andrógino, tem o cabelo duro e sujo, acho que ele faz escova (ou algum outro método da avançadíssima tecnologia capilar) e não lava o cabelo por um certo tempo e o cabelo vai pegando poeira e pedacinhos de papel. talvez, por coincidência, muitas pessoas de alguma-qualquer religião imprimindo fotos de cultos ou de santas ceias. e mocinhas de escola com o “olor fugaz” que lhes é típico, imprimindo fotos de celular, desfocadas e de baixa qualidade, de amigas e amigos.
.
talvez eu escreva algumas coisas chamadas “observatório do recife”. pensei isso enquanto caminhava. tem até um site chamado observatório do recife, então não posso nem usar esse nome.
.
o atual prefeito do recife – joão da costa – é um dos piores prefeitos que o recife já teve. e observe que essa é uma disputa duríssima, esse título de pior. joão da costa não fez e não faz nada pela cidade. é claro que os outros não foram assim tão exemplarmente melhores. todos medíocres ou pusilânimes. basta lembrar de roberto magalhães ameaçando jornalistas. não tenho partido nem simpatia por nenhum partido. poderia ter pelo verde, mas o verde no brasil não é nada. nas ruas, encontramos dos verdes os mesmos cavaletes de propaganda política que atrapalham a circulação dos pedestres.
sim, mas então, essa prefeitura atual é anódina, ausente, refletindo a postura do prefeito. vejam um caso preciso, que aparece no desenho meio-mal-feitinho que perpetrei.
.
todos somos pedestres, acredito, e a mobilidade urbana deve ser pensada a partir do pedestre. não é assim no recife. no recife, a cidade é pensada para os automóveis.
.
exemplo: o cidadão vem pela calçada da rua do riachuelo no centro do recife, bairro da boa vista.
se ele caminha pela calçada da esquerda, ao chegar no cruzamento com a rua do hospício não há faixa de pedestres. se ele insistir em atravessar quando o semáforo fechar para os carros que vem da cruz cabugá, chegará no outro lado em uma barreira de gelos baianos e depois em uma estreita calçada, arriscando-se entre ônibus desenfreados, como é costume no recife.
.
se o pedestre vem pela calçada da direita da rua do riachuelo, ao chegar no cruzamento da rua do hospício não há faixa para atravessar. e vejam: os carros entram a todo instante na rua do hospício, ou vindo da riachuelo quando o semáforo abre lá, ou vindo da cruz cabugá. então, o pedestre tem que atravessar a rua do hospício na doida, na sorte, arriscando. é claro que é por isso que a rua se chama de hospício, pois o recife inteiro é um hospício mal-gerido, sub-gerido pelo joão da costa.
.
portanto, no cruzamento da rua do riachuelo com a rua do hospício, a prefeitura do recife deixa o pedestre ao deus-dará. observem ainda que, depois de atravessar a hospício há uma faixa de pedestres – para a travessia da riachuelo em direção à faculdade de direito do recife. entretanto, essa faixa não está condicionada a nenhum semáforo, colocando o pedestre em risco, pois como se sabe, a falta de cultura dos motoristas recifenses diz que não se deve parar para o pedestre na faixa. além disso, os carros passam constantemente nesse trecho pois sempre há um dos dois semáforos abertos para eles, os senhores das ruas do recife.
prefeito anódino e ausente, pedestres ao deus-dará.
.
caloi city é enrolação
a caloi lançou um novo modelo de bicicleta, a caloi city. entretanto, a propaganda do modelo é enganosa.
tá lá no site da caloi:
“A bicicleta ideal para passeios e deslocamento pela cidade. A Caloi City tem geometria confortável, quadro e pneus específicos para mobilidade urbana. O veículo perfeito para encontrar os amigos para um almoço, buscar pão para o café, pedalar até o escritório, curtir a vizinhança.
Pneu mais fino, roda melhor no asfalto;
Quadro com design que facilita subir/descer da bicicleta;
Guidão mais alto proporciona uma postura mais confortável.”
bom, em primeiro lugar devo dizer que sou fã de bicicletas caloi, cresci com elas. mas a caloi sempre foi ruinzinha de selins, de acessórios de qualidade nas bicicletas mais urbanas.
segundo lugar: essa bicicleta não é urbana coisa nenhuma. esse nomezinho “city” é só marquetingue. a bicicleta não tem pára-lamas, não tem cobre-corrente, não tem cestinha, não tem bagageiro, não tem lanternas, ou seja é completamente pelada. e onde é que o povo vai trazer “o pão para o café” que está escrito no reclame da bici? enganação completa... ô caloi, toma jeito! lança uma urbana de verdade!
ah, e a falta disso tudo tem uma explicação: economia. vendem uma bici pelada como se fosse urbana e economizam entregando uma bici em que falta tudo para ser urbana.
quanto ao desenho do quadro, é bonitinho, mas não sei se é mesmo confortável, não andei nela.
quanto ao pneu mais fino, nas nossas cidades brasileiras não gosto, tem buraco demais, é melhor um pneu de mountain bike, cravejado para aguentar a bronca dos pisos irregulares.
quarta-feira, 29 de setembro de 2010
Transporte público
Nas áreas históricas de roma e firenze (e de outras cidades da europa) não circulam ônibus imensos e pesados que podem danificar a estrutura de edificações antigas e importantes. nessas áreas, apenas micro-ônibus atendem os usuários, como esse da foto em firenze. em todas as paradas de ônibus há um aviso contendo todos os horários em que cada ônibus vai passar para todos os dias da semana. em algumas paradas de ônibus há, ainda, um letreiro eletrônico informando quantos minutos faltam para a chegada do próximo ônibus. os ônibus não dispõem de cobrador, há apenas o motorista. os bilhetes, na itália, são vendidos em bancas de revistas e lojinhas, e quando se entra no ônibus, o passageiro valida o blihete em uma máquina no interior do veículo.
.
Todos os ônibus apresentam o local reservado para cadeirantes, inclusive com cinto de segurança para fixar a cadeira. o motorista, ao ver um cadeirante na parada, faz com que o ônibus abaixe, hidraulicamente, para facilitar o acesso do cadeirante.
.terça-feira, 28 de setembro de 2010
bicicletário
coincidência.
encontramos em bicicletários muito próximos essas duas bicicletas com cadeirinhas para levar o filhote.
firenze, itália.
.
encontramos em bicicletários muito próximos essas duas bicicletas com cadeirinhas para levar o filhote.
firenze, itália.
.
segunda-feira, 27 de setembro de 2010
Cicloviagem PB RN
na cicloviagem pelo interior da paraíba e rio grande do norte, fizemos o retorno para recife pelas praias. aqui vamos fazer a travessia do rio que fica entre a praia de sagi e a baía da traição. depois da travessia, entra-se por uma reserva indígena e a estrada é um areal. foram mais de cinco quilômetros apenas empurrando as bicis, sem nenhuma condição de pedalar. parecia interminável...
.
.
Cicloviagem PB RN
revendo as fotos da cicloviagem de nove dias, em novembro de 2009, pelo interior da paraíba e do rio grande do norte. essa foto, um trecho da rodovia, no RN, em que a vegetação criou um belo túnel verde.
.
recife - salvador 2008
relembrando: viagem de bicicleta de recife a salvador, cerca de 850 km em oito dias, fui com meu amigo jorge waquim.
nessa foto, trocando a câmara furada no maior sol, calor derretendo o asfalto, perto da praia do gunga, alagoas, bem depois de maceió...
.
nessa foto, trocando a câmara furada no maior sol, calor derretendo o asfalto, perto da praia do gunga, alagoas, bem depois de maceió...
.
recife - salvador 2008
relembrando: viagem de bicicleta de recife a salvador, cerca de 850 km em oito dias, fui com meu amigo jorge waquim.
nessa foto, travessia de barco do rio são francisco, entre alagoas e sergipe.
.
nessa foto, travessia de barco do rio são francisco, entre alagoas e sergipe.
.
recife - salvador
relembrando: viagem de bicicleta de recife a salvador, cerca de 850 km em oito dias, fui com meu amigo jorge waquim. nessa foto, travessia do rio vaza-barris, uns 20 km depois de aracaju, sergipe.
.
.
domingo, 26 de setembro de 2010
pedal de domingo
saímos para pedalar pelo recife, domingo de manhã, céu às vezes nublado, às vezes sol forte. ruas de belos nomes, rua do futuro, rua da aurora, ponte do limoeiro. marco zero, barco e atravessamos para os arrecifes. pedalamos para brasília teimosa e seguimos a ciclovia da avenida.
.
é fácil entender porque a prefeitura do recife não realiza a ligação entre a ciclovia de brasília teimosa (que termina de repente, deixando o ciclista no nada e na contramão da via) e a ciclovia do pina e boa viagem, e porque também não transforma a via em cima dos arrecifes em proibida para automóveis e permitida apenas para pedestres e ciclistas... é fácil entender: ausência de gestores, ausência de vontade, ausência de inteligência, ausência de vereadores, ausência de técnicos, pensamento fixo apenas em eleições e reeleições. incompetência. ganância, ignorância, desinteresse.
.
então pedalamos por brasília teimosa, depois fomos até o jardim beira-rio passando pelo túnel e vimos o shopping rio mar em plena atividade de construção.
.
ponte, cabanga, cais zé estelita, abandonado como sempre, viaduto das cinco pontas, campo das princesas, aurora, parque 13 de maio, visconde de suassuna, e chegando ao nosso bairro de volta, fomos tomar uma cervejinha e coisinhas de comer no bar do neno e bar do lula (um dos dois, é tudo igual).
.
.
é fácil entender porque a prefeitura do recife não realiza a ligação entre a ciclovia de brasília teimosa (que termina de repente, deixando o ciclista no nada e na contramão da via) e a ciclovia do pina e boa viagem, e porque também não transforma a via em cima dos arrecifes em proibida para automóveis e permitida apenas para pedestres e ciclistas... é fácil entender: ausência de gestores, ausência de vontade, ausência de inteligência, ausência de vereadores, ausência de técnicos, pensamento fixo apenas em eleições e reeleições. incompetência. ganância, ignorância, desinteresse.
.
então pedalamos por brasília teimosa, depois fomos até o jardim beira-rio passando pelo túnel e vimos o shopping rio mar em plena atividade de construção.
.
ponte, cabanga, cais zé estelita, abandonado como sempre, viaduto das cinco pontas, campo das princesas, aurora, parque 13 de maio, visconde de suassuna, e chegando ao nosso bairro de volta, fomos tomar uma cervejinha e coisinhas de comer no bar do neno e bar do lula (um dos dois, é tudo igual).
.
gata
passeio de domingo, pedalando leve pela cidade do recife, cicloturismo urbano. sem mais palavras, é gata.
.
.
marco zero
passeio de domingo, pedalando leve pela cidade do recife, cicloturismo urbano. eliane na praça barão do rio branco, também conhecida como praça do marco zero.
.
.
belo triciclo vermelho
passeio de domingo, pedalando leve pela cidade do recife, cicloturismo urbano. na praça barão do rio branco, também conhecida como praça do marco zero, encontramos esse belo triciclo vermelho. o dono me disse que vai pedalando seu triciclo para onde tiver evento, show, espetáculo, no recife. me disse, ainda, que não leva o triciclo para o bairro em que mora, deixando-o em um depósito no centro da cidade. ele mesmo o pintou de vermelho.
.
.
travessia de barco
pedalada passeio de domingo, dia meio nublado, atravessamos de barco do bairro do recife para os arrecifes.
.
.
parque das esculturas
dia meio nublado, atravessamos de barco para o parque das esculturas, que fica nos arrecifes da cidade do Recife. Passeio de domingo, cicloturismo em recife.
.
.
quase uma ciclovia
ciclistas pedalam nos arrecifes da cidade do Recife, entre o mar e o estuário dos rios que cortam a cidade. a prefeitura da cidade do recife deveria proibir o acesso de automóveis aos arrecifes e teríamos uma via muito mais humana para pedestres e ciclistas. para o recife. mas a prefeitura do recife não tem coragem pra fazer nada mesmo. domingo, passeio de bicicleta, cicloturismo no recife.
.
.
garça
capibaribe, garça, passeio de bicicleta do domingo, cicloturismo urbano em recife, pernambuco, brasil.
.
.
cenas do cais
cenas do cais josé estelita, recife, pernambuco, brasil.
pedal leve de domingo, cicloturismo no recife. no cais, seguimos pela calçada mesmo, afinal ninguém, quase ninguém pisa aquelas pedras. na última foto, eliane faz uma pose tipo uau, ou de alongamento quiçá.
.
pedal leve de domingo, cicloturismo no recife. no cais, seguimos pela calçada mesmo, afinal ninguém, quase ninguém pisa aquelas pedras. na última foto, eliane faz uma pose tipo uau, ou de alongamento quiçá.
.
parque 13 de maio
minha modelo preferida cede e posa mais uma vez, durante o passeio de bicicleta de domingo, no parque 13 de maio, recife, pernambuco, brasil.
fontes, palmeiras, verde, sombras e muitas pessoas aproveitando o domingo no parque.
.
fontes, palmeiras, verde, sombras e muitas pessoas aproveitando o domingo no parque.
.
parque 13 de maio
fazendo pose no parque 13 de maio, com minha modelo preferida, durante o passeio de bicicleta de domingo, recife, pernambuco, brasil. cicloturismo em recife, às vezes uma cidade bela.
.
hipocrisia, enquanto a gente pedalava, essas fotos de políticos em campanha, todos rindo e sorrindo, belos dentes brancos de phodashop. de que riem?
e as carreatas gastando combustível, poluição ambiental e sonora. quanta mediocridade e ignorância.
o parque 13 de maio e o recife seguem. dá para lembrar de cazuza:
.
E assim nos tornamos brasileiros
Te chamam de ladrão, de bicha, maconheiro
Transformam o país inteiro num puteiro
Pois assim se ganha mais dinheiro.
.
eles riem pois a cada eleição ganham mais dinheiro.
.
ah, lembrei, a gente estava rindo na foto pois a gente fazia pose tipo "o amor é lindo".
.
.
hipocrisia, enquanto a gente pedalava, essas fotos de políticos em campanha, todos rindo e sorrindo, belos dentes brancos de phodashop. de que riem?
e as carreatas gastando combustível, poluição ambiental e sonora. quanta mediocridade e ignorância.
o parque 13 de maio e o recife seguem. dá para lembrar de cazuza:
.
E assim nos tornamos brasileiros
Te chamam de ladrão, de bicha, maconheiro
Transformam o país inteiro num puteiro
Pois assim se ganha mais dinheiro.
.
eles riem pois a cada eleição ganham mais dinheiro.
.
ah, lembrei, a gente estava rindo na foto pois a gente fazia pose tipo "o amor é lindo".
.
ave rara
ave que não sei qual é, ignorante que sou, no parque 13 de maio, recife. passeio de bicicleta do domingo.
.
.
parque e fontes
minha modelo preferida cede e posa mais uma vez, durante o passeio de bicicleta de domingo, no parque 13 de maio, recife, pernambuco, brasil.
.
.
final do passeio
final do passeio de bicicleta do domingo.
caldinho e vatapá do bar do neno e bar do lula, cerveja geladinha e água de coco.
sigam-me os bons.
.
caldinho e vatapá do bar do neno e bar do lula, cerveja geladinha e água de coco.
sigam-me os bons.
.
sábado, 25 de setembro de 2010
bicicletas em siena
duas lindas bicicletas que encontramos nas ruas de siena, itália. a primeira, vermelha de um vermelho brilhante limpo conservado, bicicleta fina elegante, com farol dianteiro, dínamo, cobre-corrente, pára-lamas e campainha de trim-trim. a segunda, uma bicicleta completamente revestida com jornais, criativa, bela, bem cuidada, com farol e dínamo. ambas com o passador do câmbio fixado no quadro.
.
.
bologna cycle chic
executivo é quem executa? e quem executa rocks no banjo como zeca baleiro? o hálito ou o hábito faz o monge? executivo ou assemelhado (essa é uma linguagem de imposto de renda) observa vitrines sem descer da bicicleta, nas galerias da cidade. bologna é a cidade das galerias, diz a lenda urbana que são mais de 40 km de galerias. acredito na lenda, mas não verifiquei pois deixei de usar odômetro na minha bici. quem mede, marca, registra é computador. quem faz sentido é militar, já dizia mário quintana. não quero fazer sentido.
.
.
passa la signora bicicletta
a senhora bicicleta passa, em bologna, ruas do centro. não há ciclovias nesse trecho, apenas a educação e a cultura e a fiscalização e as multas, que tornam uma população amigável com as bicicletas.
.
.
ego-excêntrico
due torri.
bologna tem duas torres inclinadas, a asinelli e a garisenda. ficam juntas uma da outra na piazza di porta ravegnana. as duas inclinaram, porém a garisenda inclinou muito mais e não se pode subir. ambas estão em processo de restauração. as fotos abaixo foram feitas enquanto eu me preparava para escalar os 500 degraus da torre degli asinelli.
.
bologna tem duas torres inclinadas, a asinelli e a garisenda. ficam juntas uma da outra na piazza di porta ravegnana. as duas inclinaram, porém a garisenda inclinou muito mais e não se pode subir. ambas estão em processo de restauração. as fotos abaixo foram feitas enquanto eu me preparava para escalar os 500 degraus da torre degli asinelli.
.
Assinar:
Postagens (Atom)