O conto da aia, Margaret Atwood, 1985

O conto da aia, Margaret Atwood, 1985, 368 páginas, tradução de Ana Deiró, Rocco. Início: 31/01/2021 – Fim: 08/02/2021. Nota 4.



Aviso de spoiler: vou escrever sobre todo o enredo do livro, continue por sua conta e risco. 

Releitura desse magnífico romance distópico. 

O livro foi escrito em 1985 e ganhou ainda mais destaque a partir de 2016 por conta de uma série de televisão nele baseada. 

A história é narrada em primeira pessoa por uma das aias, da qual nunca saberemos o nome verdadeiro. O enredo trata de uma distopia (lugar ou estado imaginário em que se vive em condições de extrema opressão, desespero ou privação; antiutopia, Houaiss). Gosto de livros que falam de distopias; nosso próprio planeta é uma distopia que não percebemos. 

O livro retrata um lugar que era os Estados Unidos e que, na época dos acontecimentos, é um autoritarismo teocrático denominado República de Gilead. As informações nos são passadas, aos poucos, pela narração da Aia, e apreendemos de forma fragmentada a situação e como tudo começou. 

Houve uma epidemia de infertilidade, nasciam pouquíssimas crianças, houve um golpe de estado, o presidente e o congresso foram eliminados, bem como a Constituição. Implantou-se um governo autoritário e teocrático inspirado parcialmente na Bíblia. Parcialmente, porque o governo proíbe o acesso à Bíblia e aos livros, e distorce as referências da forma mais adequada ao sistema. 

Todas as mulheres perderam seus direitos. As mulheres jovens e férteis foram recrutadas para os serviços de reprodução da nova classe dirigente. O antigo país está dividido e há algumas guerras. A elite dirigente usa um sistema de Olhos, um tipo de espionagem semelhante aos sistemas nazistas e soviéticos. 

A Aia Offred, que narra a história, teve sua união anterior declarada ilegal, foi separada do companheiro e da filha. Depois de reeducada, está a serviço, sexual, reprodutivo, de um Comandante e sua Esposa, membros da alta classe governamental. 

É um livro muito bom, bem escrito, longo mas não cansativo, um livro que faz pensar. Uma falha do livro é o apêndice, denominado “Notas históricas” que dá algumas informações extras sobre o processo de desintegração social e cultural da época da aia. Penso que é apêndice desnecessário, a história é rica em si mesma, não necessitava desse tipo de “explicação”. Ademais, há um tom de brincadeira no apêndice que não combina com a densidade do romance. 

Cabe observar que Margaret Atwood homenageia e faz referências às três distopias mais famosas: “Fahrenheit 451”, “1984” e “Admirável mundo novo”. 

Vale a pena ler e reler.

Resumo.

Epígrafe: Gênesis, 30:1-3. 

Raquel, vendo que não dava filhos a Jacó, tornou-se invejosa de sua irmã Lia e disse a Jacó: “Faze-me ter filhos também, ou eu morro.” Jacó se irou contra Raquel e disse “Acaso estou eu no lugar de Deus que te recusou a maternidade?” Raquel retomou: “Eis minha serva Bala. Aproxima-te dela e que ela dê à luz sobre meus joelhos por ela também eu terei filhos!” Raquel deu a Jacó, pois, como mulher, sua serva Bala e Jacó uniu-se a ela. Bala concebeu e deu à luz um filho para Jacó.” 

Capítulo 1. 

A narradora está presa com outras mulheres em um ginásio esportivo, vigiado por soldados. 

Capítulo 2. 

A narradora descreve o quarto que ocupa, as roupas vermelhas, a touca branca. Desce, vai a cozinha na qual trabalham as Marthas (que se vestem de verde); são duas naquela casa, Rita e Cora. As Esposas se vestem de azul. Ela pega os vales de compras. 

Capítulo 3. 

Ela se recorda de quando chegou nesta casa. A Esposa do Comandante é Serena Joy; ela a via na televisão antes, Serena cantava em programas religiosos. 

Capítulo 4. 

Ela sai de casa. O motorista pisca o olho para ela, o que é proibido. Encontra-se com a parceira de compras, Ofglen. Dirigem-se ao centro, passam a barreira de controle. 

Capítulo 5. 

Estamos na República de Gilead, que está envolvida em diversas guerras com os vizinhos. Há Econoesposas, mulheres que fazem todas as funções, aia, esposa e Martha. Na loja, entra uma grávida, está se exibindo. É Ofwarren. A narradora a conhece do tempo da reeducação, é Janine. Ela está giganorme. A narradora recorda quando tinha uma casa, um marido, uma filha. Passam turistas japoneses, gente normal. 

Capítulo 6. 

A narradora e Ofglen passam perto da igreja desativada e do Muro. Há seis corpos pendurados, médicos fazedores de anjos. O testemunho de uma única mulher não vale (Deuteronômio). 

Capítulo 7. 

Recorda-se de Moira, tempo da faculdade. Recorda-se da mãe e um grupo de mulheres queimando livros, quando ela era criança. Pergunta-se se aquilo é uma história que ela está contando, se é uma história na cabeça dela, se é real. 

Capítulo 8. 

Há três corpos no Muro, um padre e dois homossexuais. Recorda do marido, Luke e da filha. O motorista fala com ela, é proibido. Recorda que houve atentados contra a vida de Serena Joy. O Comandante estava na porta do quarto dela. 

Capítulo 9. 

A moça que ocupou o quarto antes deixou uma frase escrita no armário: “nolite te bastardes carborundum”. Não permita que os bastardos te esmaguem, não permita que os bastardos te reduzam a cinzas. 

Capítulo 10. 

Canta “Amazing grace” e uma música de Elvis Presley. Recorda de Moira, Tia Lydia, e assassinatos de mulheres no tempo de antes. 

Capítulo 11. 

Médico. Ele a assedia, sugere fazerem sexo, o Comandante não saberia de quem seria o filho. Perigo. 

Capítulo 12. 

Banho, recorda da filha bebê, uma mulher tentou roubar a filha dela no supermercado. Ela foi separada da filha. A menina deve ter oito anos. 

Capítulo 13. 

Espera, lavada e alimentada como um porco. Recorda quando Moira chegou no centro de treinamento. A narradora tentou fugir com a filha, no tempo de antes, mas foi capturada.

 

Capítulo 14.

 

Todos na sala para a Cerimônia. A tevê mostra que Gilead está em guerra “em vários lugares ao mesmo tempo”. O nome da narradora em Gilead é Offred. Recorda a tentativa de fuga de carro, com Luke e a menina, em direção à fronteira.

 

Capítulo 15.

 

O Comandante lê Gênesis, capítulo 30, Raquel e Lia. Moira planeja fugir do centro, faz a tentativa, apanha, volta com os pés massacrados.

 

Capítulo 16.

 

A Cerimônia continua no quarto. Ela deitada entre as pernas de Serena Joy, o Comandante faz o serviço.

 

Capítulo 17.

 

Noite, sente vontade de roubar algo, desce à sala, escuridão, Nick a encontra: o Comandante quer falar com ela amanhã no escritório.

 

Capítulo 18.

 

Não sabe o que pode ter acontecido com Luke, morto? Há resistência?

 

Capítulo 19.

 

O Partomóvel vermelho vai buscar as aias para um parto, é de Ofwarren, Janine. Somente um entre quatro bebês nascem sem defeitos, o resto é descartado. Médicos não são permitidos: filhos com dor, Gênesis. Partomóvel azul para as esposas.

 

Capítulo 20.

 

As aias no quarto com Janine, Tia Elizabeth também. Em um dos filmes que exibiam no centro, a mãe dela, a favor do aborto, jovem. A mãe, mais velha, visitando a casa da narradora.

 

Capítulo 21.

 

Cânticos. Aproxima-se o parto, chamam a esposa, uma cadeira acomoda a esposa e a aia, simulação de parto para a esposa. Nasce o bebê de Janine, é entregue para a esposa.

 

Capítulo 22.

 

Certo dia, Moira conseguiu fugir do centro.

 

Capítulo 23.

 

Escritório do Comandante para jogar e dar um único beijo, como se quisesse.

 

Capítulo 24.

 

Offred volta para o quarto e dorme no chão.

 

Capítulo 25.

 

Visitas noturnas ao Comandante. Consegue uma loção para as mãos.

 

Capítulo 26.

 

Na noite da Cerimônia, há, agora, vergonha, sentimentos estranhos. Offred se sente a amante do Comandante.

 

Capítulo 27.

 

Ofglen iniciou uma conversa proibida. Ela fala em “nós”, como algum tipo de organização.

 

Capítulo 28.

 

Offred recorda como tudo começou: assassinato do presidente e congressistas. Mulheres relegadas a apêndices do marido; ela perdeu emprego e conta de banco.

 

Capítulo 29.

 

O Comandante diz a Offred o significado da frase em latim. A moça anterior esteve com o Comandante também; ela se matou.

 

Capítulo 30.

 

Pensa em suicídio, recorda da gata e de como Luke deu um jeito nela antes da fuga.

 

Capítulo 31.

 

Ofglen diz que a senha é Mayday. Serena combina com Offred que ela tente engravidar de outro homem, Nick.

 

Capítulo 32.

 

Conversas com o Comandante.

 

Capítulo 33.

 

Cerimônia de Rezavagância.

 

Capítulo 34.

 

Ainda a Rezavagância, que é um casamento coletivo.

 

Capítulo 35.

 

Tentativa fracassada de fuga com Luke e a menina, no passado. Serena Joy mostra uma foto da filha de Offred.

 

Capítulo 36.

 

O Comandante a leva para sair, com roupa de lantejoulas e a capa de Serena Joy.

 

Capítulo 37.

 

Casa de Jezebel: um hotel, com prostitutas, frequentado pelos Comandantes e elite de Gilead. Vê Moira.

 

Capítulo 38.

 

Moira, depois de fugir, passou meses escondida pela Rota Clandestina Feminina, até que foi descoberta e presa. Deram-lhe a opção da Casa de Jezebel.

 

Capítulo 39.

 

No quarto do hotel com o Comandante. Recorda quando a mãe sumiu. Moira disse ter visto a mãe dela em um filme sobre as Colônias.

 

Capítulo 40.

 

Serena Joy facilita para que ela encontre Nick no quarto dele, isolado da casa.

 

Capítulo 41.

 

Ela visita o quarto de Nick diversas vezes.

 

Capítulo 42.

 

Cerimônia de Salvamento: duas Aias e uma Esposa são enforcadas.

 

Capítulo 43.

 

Cerimônia de Particicução: as Aias despedaçam um Guardião com as mãos e a fúria de bacantes. O cara era da Mayday, de acordo com Ofglen.

 

Capítulo 44.

 

Há uma nova Ofglen. A Ofglen anterior enforcou-se viu a caminhonete dos Olhos chegando para buscá-la.

 

Capítulo 45.

 

Serena Joy descobriu que Offred usou a capa e a roupa de lantejoulas, e saiu com o Comandante.

 

Capítulo 46.

 

Offred espera alguma punição, pensa em suicídio. Nick vai ao quarto dela e diz que é Mayday; ela deve fugir na caminhonete dos Olhos. Serena Joy não chamou os Olhos. O Comandante já fica indiferente. Offred entra na caminhonete sem saber se está indo para a morte ou a fuga.

 

Notas históricas

 

Este apêndice, que é uma palestra sobre Gilead em 25 de junho de 2195, tem um tom de piada e zombaria. Parece-me inútil, nada acrescenta ao romance. Os historiadores investigam a autenticidade das gravações de Offred. Não se sabe se ela conseguiu realmente fugir de Gilead. Nesta época, Gilead já acabou.