Kindred, Octavia E. Butler, 1979

Kindred, Octavia E. Butler, 1979, 424 páginas, tradução de Carolina Caires Coelho, Morro Branco. Início: 17/02/2021 – Fim: 25/02/2021. Nota 3 (Bom). 


Kindred é um famoso romance de viagem no tempo; foi isso que despertou meu interesse. Diz-se que é um livro de ficção científica porque tem a viagem no tempo. Não é bem assim, porque não tem nada de ciência: não tem uma máquina, um equipamento, um portal quântico, uma droga, nada. 

Aviso de spoiler: vou escrever sobre todo o enredo do livro, continue por sua conta e risco. 

A viagem no tempo é causada pela relação de parentesco entre Dana e Rufus. Rufus, senhor de escravos e Alice, uma escrava, terão uma filha, Hagar, que será a matriarca da família de Dana. Portanto, esta é uma viagem no tempo fantástica e não científica. É evidente que classificações não são importantes, o que importa é o prazer do leitor, e do escritor quando escreveu. 

Em compensação, esta viagem no tempo traz aquele elemento tradicional da ficção científica, o paradoxo: Dana é transportada para a época de Rufus sempre que ele está em risco de vida; se Dana deixar Rufus morrer antes que ele gere Hagar, a própria Dana poderia deixar de existir. 

Isso me deixou um pouco incomodado com o enredo. Prefiro pensar, dentro da ficção, que quando se altera o passado, cria-se uma nova linha do tempo. Para mim, se Dana deixa Rufus morrer – e ele não merece mesmo viver – haverá duas linhas do tempo: uma na qual Rufus não morreu e Dana existe, outra na qual Rufus morreu e Dana não existe. 

A própria situação é determinante: Dana existe, portanto é impossível que Rufus morra antes de gerar Hagar.

Todavia, sabe-se que a FC adota frequentemente a linha do paradoxo: se eu matar meu avô, vou desaparecer; se eu impedir meu pai e minha mãe de se conhecerem, vou deixar de existir. 

O medo permanente que Dana tem de apagar a existência de sua família e a sua própria faz com que ela se submeta, muitas vezes, aos caprichos de Rufus. Este rapaz é um personagem completamente antipático, não dá para gostar minimamente dele. 

Por outro lado, a gente torce por Dana, Kevin, Alice, Carrie, Nigel e Sarah. 

É um romance muito bom, instigante, o leitor quer acompanhar o enredo sem desgrudar do livro. As aventuras de Dana são perigosas, quase fatais. É um tema sumamente interessante: observar como uma mulher negra do século vinte vai conseguir sobreviver no século dezenove sob um sistema escravocrata. 

Cabe observar que, apesar da crueldade dos senhores de escravos retratada no romance, Dana “caiu” em uma propriedade menos sanguinária do que, como exemplo literário, aquela da “escrava Isaura”, na qual Leôncio, “desalmado, corrupto e libertino”, mandava matar por qualquer desagrado. 

Vale muito a pena ler este romance e dá vontade de conhecer outras obras da autora. E deu vontade de reler “A escrava Isaura”.


Resumo. 

Prólogo. Dana volta (de algum lugar) e ocorreu algum “acidente” no qual ela perdeu o braço esquerdo. Kevin, o marido, foi preso como suspeito e solto logo depois. 

O rio. Dana e Kevin organizam a casa nova. Dana é transportada para a margem de um rio. Salva o menino Rufus, quatro anos, de se afogar. É transportada de volta para casa. 

O incêndio. 

1. Dana temerosa. Acontece de novo. 

2. Ela foi transportada para o quarto de Rufus, ele está mais velho, oito anos. Ele inicia um incêndio que ela consegue debelar. Dana descobre que está em Maryland no ano de 1815. Rufus diz que Dana pode se abrigar com a mãe de Alice, uma negra livre. Dana acha que Rufus e Alice são seus ancestrais. 

3. Dana chega à casa de Alice. Capatazes brancos chicoteiam o pai dela e batem na mãe. 

4. Dana entra na casa da mãe de Alice. Ao sair, é pega por um capataz, apanha e vai ser estuprada quando começa a desaparecer. 

5. Em casa. Dana conta a Kevin o que aconteceu. Tentam entender. Ela acha que quando Rufus está em perigo a convoca. Estudam livros e mapas. 

A queda. 

1. Conta como Dana e Kevin se conheceram: subempregos e escritores iniciantes. 

2. Kevin amarra uma bolsa na cintura de Dana. Começa a acontecer de novo. Kevin se abraça com Dana e é transportado com ela. Rufus, doze anos, caiu de uma árvore, quebrou a perna. Eles tentam convencê-lo de que são do futuro. 

3. O pai de Rufus vai buscá-lo. Kevin e Dana se hospedam na fazenda dos Weylin, ela com os escravos. 

4. Dana aprende os serviços da cozinha. Médico conserta perna de Rufus. Kevin vai ser o preceptor do garoto. 

5. Vida na fazenda, Rufus de cama. 

6. Vida na fazenda. 

7. Vida na fazenda. 

8. Dana só pode ler para Rufus. É pega lendo e Weylin a chicoteia, ela desmaia. 

A luta. 

1. Casamento de Dana e Kevin. 

2. Dana machucada em casa. Ajuda de uma prima que pensa que Kevin a atacou. 

3. Rufus, dezenove anos, estuprou Alice (ou tentou) e está apanhando de Isaac. Kevin foi embora para o norte. 

4. Rufus com costelas quebradas. Dana vai chamar Weylin. 

5. Dana, Nigel e Weylin levam Rufus para casa. 

6. Dana cuida de Rufus, costelas quebradas. É evidente que Rufus é mal e não merece qualquer ajuda. 

7. Alice e Isaac foram capturados e torturados. Rufus comprou Alice ferida, meio morta. 

8. Dana escreve carta para Kevin. Dúvidas se Rufus colocou a carta no correio. 

9. Alice começa a se recuperar com os cuidados de Dana. 

10. Alice descobre sua nova situação de escrava. Dana escreve outra carta. 

11. Rufus quer Alice. Dana mostra a Alice que ela está em situação difícil. 

12. Alice cede a Rufus. Dana descobre que suas cartas não foram enviadas. Foge, é recapturada, chutada, perde dois dentes. 

13. Dana é levada de volta para a fazenda e é chicoteada até desmaiar. Grande amiguinho Rufus! 

14. Foi Liza quem denunciou a fuga. Carrie, Alice e Sarah aplicaram uma surra em Liza. 

15. Weylin escreveu para Kevin avisando da volta de Dana. 

16. Kevin chega para buscar Dana. Estão indo embora, Rufus não quer deixar e vai atirar. 

A tempestade. 

1. Em casa. Kevin se sente estranho na casa depois de cinco anos no passado. No dia seguinte, Dana é novamente transportada. 

2. Durante uma tempestade, Rufus está se afogando em uma poça, bêbado. 

3. Rufus doente, Dana cuida dele. 

4. Weylin sofre uma parada cardíaca, Dana tenta a ressuscitação, não consegue. Rufus culpa Dana pela morte do pai. 

5. Dana é levada para trabalho pesado e chicotadas nos campos. 

6. Rufus se arrepende e leva Dana de volta para a casa. 

7. Dana faz companhia a Margaret Weylin. Rufus vende Tess e outros negros. 

8. Dana percebe que se Rufus morresse, todos seriam vendidos. 

9. Rufus vendeu escravos porque o pai deixou dívidas. Dana passa a cuidar da correspondência dele. 

10. Alice grávida, Rufus vê Dana e Alice como uma única mulher. 

11. Festas de colheita e Natal. Um escravo, Sam, demonstra interesse por Dana. Rufus tem ciúme de Dana e interesse sexual. Alice planeja fugir depois do parto. Dana ensina as crianças a ler. 

12. Alice tem uma menina, Hagar, que vai ser a ancestral da família de Dana. 

13. Sam procura Dana para que ensine os irmãos dele também. Rufus vende Sam, com ciúme. Dana corta os pulsos. 

A corda. 

1. Dana em casa. Kevin conseguiu um médico para cuidar de Dana sem ir a hospital. Kevin diz que Dana tem que matar Rufus. 

2. Dana passa quinze dias em casa. 

3. Dana volta ao passado. Alice se enforcou. Ela havia tentado fugir e foi recapturada. Rufus disse a ela que vendeu os filhos, mas apenas os tinha mandado para a casa da tia em Baltimore. 

4. Rufus assina a alforria dos filhos e os traz de volta para casa. Ele quer viver com Dana. Ele a assedia e ela o mata com facadas. É transportada de volta para casa, mas Rufus segura o braço dela e ela perde o braço. 

Epílogo. 

Dana e Kevin viajam para Maryland, depois que ela melhorou. Conseguem descobrir que houve um incêndio no qual Rufus morreu. Dana acredita que Nigel provocou o incêndio para que não se descobrisse o assassinato. Os escravos foram todos vendidos.