musée de l'orangerie

segunda, dia 10, sol na cidade. final da tarde, passei no museu de l'orangerie que fica no jardin des tuileries. um dos melhores museus em que já estive. pequeno, não cansa seu cérebro nem suas pernas, não esgota o visitante como o fazem os grandes museus e as mega-exposições. e, principalmente, tem um acervo excelente e surpreendente. encontramos lá modigliani, cézanne, gauguin, renoir, soutine, picasso, henri rousseau (le douanier) e matisse, por exemplo. além das excepcionais ninféias de claude monet.

um nu com fundo vermelho de picasso, belíssimo, que eu não sabia que estava lá. um nu que eu adoro há muito tempo. a odalisque com culotte rouge de matisse, quadro famosíssimo, que eu nem sabia que estava em orangerie. um gauguin pequeno simples e muito bonito, melhor que muita coisa que já vi dele. muitas das famosas naturezas mortas de cézanne. um espetáculo.

por fim, as duas salas ovais que abrigam as imensas ninféias de monet são de babar, de ficar de boca aberta. nenhuma foto exprime o que é estar naquelas salas ovais com aquelas imensas pinturas.