1Q84, Haruki Murakami, trilogia, 2009-2010

 


1Q84, volume 1, Haruki Murakami, 2009, 430 páginas, tradução de Lica Hashimoto, Alfaguara. Início: 15/12/2020 – Fim: 24/12/2020.

1Q84, volume 2, Haruki Murakami, 2009, 373 páginas, tradução de Lica Hashimoto, Alfaguara. Início: 24/12/2020 – Fim: 31/12/2020.

1Q84, volume 3, Haruki Murakami, 2010, 469 páginas, tradução de Lica Hashimoto, Alfaguara. Início: 31/12/2020 – Fim: 10/01/2021.

Nota geral 3 (escala de 1 a 5). 

Aviso de spoiler: em geral, escrevo sobre todo o enredo do livro, continue por sua conta e risco. 

Esta foi uma releitura. No total, são 1.272 páginas e eu usei 29 dias para reler tudo, em sessões à noite. 

Esta é uma história de amor, entremeada com sexo, crimes, suspense, violência contra a mulher, e um forte aspecto “fantástico”. 

O livro é bom, prende o leitor que fica querendo saber o que vai resultar de tudo aquilo e que torce pelo sucesso dos personagens principais. A narrativa tem muita gordura e uita repetição, o que cansa um pouco e dá vontade de desistir, às vezes. Cortando a gordura, as partes inúteis e as repetições, dava para ser um volume apenas. 

O enredo. Tengo e Aomame estudaram juntos quando contavam dez anos e nunca esqueceram um do outro. Ambos estão com trinta anos e nunca se reencontraram nestes vinte anos. Estamos em 1984. Aomame é personal trainer e assassina. Tengo é professor de matemática e tenta ser escritor. Aomame, por motivos misteriosos, entra em um mundo diferente do “nosso”, onde há duas luas e uma seita religiosa chamada Sakigake. Tengo também está nesse mundo, mas demora a perceber. A misteriosa e poderosa seita Sakigake fundamenta-se nas orientações de um certo Povo Pequenino. Aomame e Tengo, meio sem querer, interferem nos objetivos de Sakigake e são perseguidos pela seita. Após algumas peripécias e algum suspense, Aomame e Tengo conseguem se reencontrar, se unir e escapar do mundo de 1Q84. O mundo para o qual eles escaparam é uma incógnita, mas ao menos estão juntos. 

O melhor personagem da trilogia é o advogado e investigador particular Ushikawa. Este é um personagem mais denso, complexo, ambíguo do que o casal de protagonistas. Aomame e Tengo são planos, apesar das dificuldades pelas quais passaram na infância. Tengo parece um menino grande e Aomame é mais madura. É curioso como o leitor começa detestando Ushikawa e vai, lentamente, passando a gostar dele e a se interessar pela vida dele, até a torcer por ele. 

No final, apesar de seu destino infeliz, penso que Ushikawa foi, de certo modo, premiado pelo autor. Penso, também, que o autor poderia nos ter dado uma visão de quais as diferenças que Aomame e Tengo encontrariam no novo mundo em que entraram. Note que as diferenças visíveis entre o mundo de 1984 e o de 1Q84 são pequenas, a maior diferença são os eventos fantásticos ou sobrenaturais. O leitor termina o livro a se perguntar como seria o mundo novo no qual eles entraram, visto que se diz não ser possível retornar ao mundo “normal’ de 1984. 

Apesar das inúmeras e cansativas repetições, vale a pena conhecer o mundo de 1Q84. 

A seguir, resumo dos capítulos de cada volume.

 

Volume 1. 

1. Aomame sai do táxi no engarrafamento para descer a escada de emergência. 

2. Tengo recebe de Komatsu a proposta de reescrever a Crisálida de ar, livro da garota Fukaeri. 

3. Aomame nota que uniformes e armas dos policiais mudaram. Vai para um hotel e mata um homem de negócios, Miyama, que costumava usar de violência contra a esposa. 

4. Tengo com Fukaeri no restaurante, a garota é bonita e esquisita, expressa-se em frases curtas e sem entonação. 

5. Aomame vai ao bar de um hotel para relaxar e conseguir um cara para sexo. 

6. Tengo compra um processador e começa a reescrever o livro de Fukaeri. 

7. Aomame vai até a Mansão dos Salgueiros, conversa com o guarda-costas Tamaru e com a velha senhora, que encomendara o serviço. A casa abriga mulheres que sofreram violência. 

8. O domingo de Tengo, a história do pai de Tengo, as cobranças da NHK aos domingos, com o pai. Tengo e Fukaeri vão ao encontro do professor Ebisuno. 

9. Aomame vai à biblioteca pesquisar sobre as mudanças que percebeu, eventos que não haviam ocorrido, ela supõe estar em outro mundo, denomina este mundo novo de 1Q84, onde Q significa “question mark”, ponto de interrogação. 

10. Tengo conversa com o professor Ebisuno sobre o livro e a vida de Fukaeri, ela morava na comuna Sakigake com os pais, e fugiu da comuna. A comuna se dividiu e a outra parte, Akebono, entrou em choque com policiais. Tengo sente o corpo se retorcer quando falam do episódio de Akebono. 

11. Aomame recorda como conheceu a velha senhora nas aulas de defesa pessoal. No bar, conhece a policial Ayumi, elas querem sexo com desconhecidos. 

12. O professor continua a contar a história de Sakigake e de Fukaeri. Tengo volta para casa, recorda uma menina Testemunha de Jeová que conheceu na infância. 

13. Aomame de ressaca depois da noitada com Ayumi. Vai atender a velha senhora. Recorda a história de Tamaki, que casou com um homem violento e se suicidou. Aomame matou o marido de Tamaki com o picador de gelo, mas não se conta como conseguiu. 

14. Tengo e Komatsu conversam sobre o livro. No livro, há duas luas. Tengo recorda um encontro com a namorada casada, ela de camisola branca, como a mãe de Tengo usava em suas lembranças. Tengo recorda que desafiou o pai para não ir mais nas cobranças aos domingos, a professora que o ajudou. 

15. Aomame recorda seu relacionamento com a velha senhora e os serviços. Vai jantar com Ayumi, que vai dormir na casa de Aomame. Ela vê as duas luas. 

16. Tengo tenta preparar Fukaeri para a coletiva de imprensa, pois o livro ganhou o prêmio literário. 

17. Aomame vai jantar com a velha senhora, recorda como começou a participar da “quase loucura” de apagar maridos violentos. A história da velha senhora, a filha que se suicidou e o abrigo para mulheres que sofreram violência doméstica. 

18. Foi um sucesso a coletiva de imprensa com Fukaeri. O professor Ebisuno pretende mexer com o grupo Sakigake por meio da fama do livro de Fukaeri, uma isca. Fukaeri vai dormir na casa de Tengo. 

19. Aomame e a velha senhora com Tsubasa, a menina de dez anos que teve o útero destruído, estuprada pelo líder, em Sakigake. O Povo Pequenino sai da boca da menina, tamanho de dedo mindinho, aumentam para trinta centímetros e para sessenta centímetros, tecem algo, assumem o tamanho que quiserem. 

20. No apartamento de Tengo, Fukaeri recita trecho do Heike Monogatari e ele lê trechos de Tchekov sobre a ilha de Sacalina e os guiliaks. 

21. Aomame pesquisa sobre Sakigake na biblioteca e com a policial Ayumi. 

22. Tengo e a namorada, Fukaeri desapareceu, o livro é primeiro lugar em vendas. 

23. Noites de sexo de Aomame e Ayumi; mais informações sobre Sakigake. Tamaru conta a Aomame que a cachorra do abrigo morreu, explodiu misteriosamente. 

24. Fukaeri envia fita para Tengo, está bem, ele deve ter cuidado com o Povo Pequenino, que é poderoso. Tengo explica pontos de seu livro para a namorada, é um livro sobre outro mundo, parecido com o mundo normal, com duas luas. Tengo não sabe em que mundo está. Fim.

 

Volume 2. 

1. Aomame com a velha senhora, Tsubasa foi embora, sozinha, durante a noite, depois da morte da cachorra. Matar o líder de Sakigake vai ser um serviço difícil, grande recompensa, Aomame vai ter de sumir, fazer plástica, mudar de cidade. Aomame pede uma arma a Tamaru para se matar, se for necessário. 

2. Tengo recebe a visita de Ushikawa que oferece auxílio financeiro de uma suposta fundação, Tengo recusa. 

3. Aomame recebe instruções sobre o serviço de matar o líder de Sakigake; Tamaru dá a ela uma pistola para eventualidades. No jornal, Ayumi foi estrangulada em um hotel. 

4. Tengo pensa em Aomame menina e escreve o romance emperrado. 

5. Aomame recebe a ordem de ir ao hotel encontrar o líder e vai. 

6. O marido da namorada de Tengo telefona e avisa que não vai haver mais encontros. Ushikawa insiste no auxílio financeiro, Tengo recusa. 

7. Aomame no hotel. 

8. Tengo visita o pai no asilo. Conversa estranha, Tengo acha que não é filho biológico daquele homem. 

9. Aomame conversa com o líder de Sakigake. 

10. Tengo volta para casa. Fukaeri vai morar com ele por um tempo. Ushikawa insiste novamente. 

11. Aomame conversa e trata do líder. 

12. Tengo conversa com Fukaeri, a tempestade se aproxima. 

13. Tempestade; Aomame enfia a agulha na nuca do líder. 

14. Tengo, paralisado, faz um sexo estranho com Fukaeri durante a tempestade. 

15. Aomame sai do hotel e vai para o apartamento esconderijo. 

16. Fukaeri diz a Tengo que Aomame pode estar perto deles, no mesmo bairro. 

17. Aomame no novo apartamento, escondida. 

18. Tengo caminha pelo bairro; no parque, sobe no escorregador e vê as duas luas. 

19. Aomame lê a Crisálida. 

20. Tengo no parque. 

21. Aomame vê Tengo no escorregador, desce, ele não está mais lá. 

22. Pai de Tengo está em coma. 

23. Aomame vai para a mesma via expressa do início, não há saída de emergência, o autor diz que Aomame apertou o gatilho da pistola para se matar, mas é mentira. Truque barato. 

24. Tengo com o pai em coma; surge uma crisálida com a menina Aomame dentro.

 

Volume 3. 

1. Ushikawa foi contratado para encontrar Aomame; conversa com os dois rapazes de Sakigake. 

2. Aomame não apertou o gatilho apesar de o autor ter escrito, sem sombra de dúvida, que ela apertou o gatilho. Truque tolo. Aomame vigia o parque para ver Tengo; pede a Tamaru para ficar mais tempo naquele apartamento. 

3. Tengo vai para a cidade litorânea fazer companhia ao pai em coma no asilo. Fukaeri no apartamento, o cobrador da NHK bate na porta insistentemente. 

4. Ushikawa investiga a velha senhora. 

5. Aomame e a visita do cobrador da NHK. 

6. Tengo na cidade litorânea; as três enfermeiras comparadas com bruxas de Macbeth. 

7. Ushikawa investiga Massami Aomame e descobre que ela estudou com Tengo. 

8. Aomame acha que ficou grávida magicamente na noite da tempestade; visita do cobrador da NHK. 

9. Tengo passa a noite com a enfermeira Adachi e experimenta haxixe. 

10. Ushikawa vai a Ichikawa investigar a escola onde Tengo e Aomame estudaram. 

11. Aomame confirma a gravidez e acha que é de Tengo.

12. Tengo volta para o apartamento; Fukaeri foi embora porque tem alguém vigiando. 

13. Ushikawa aluga apartamento no prédio de Tengo para vigiar. 

14. Nova visita do cobrador. Aomame conversa com a velha senhora que está se sentindo mais fraca. 

15. Tengo vai ao parque e olha as duas luas. Komatsu conta que foi sequestrado. 

16. Ushikawa no prédio de Tengo; segue Fukaeri. 

17. Aomame conversa com Tamaru; vê uma criança no parque à noite, mas era Ushikawa. 

18. Komatsu conta como foi o cativeiro. Sakigake quer apenas que não se façam mais edições da Crisálida. 

19. Ushikawa percebe que Fukaeri vai embora do apartamento. Ela tira toda a força vital dele apenas com o olhar. Tengo volta ao apartamento. Sai para passear e Ushikawa o segue. Ushikawa também vê as duas luas. 

20. Aomame vê Ushikawa no parque, desce e o segue. Vê o nome Kawana na caixa do correio e na porta do apartamento, ninguém atende à campainha. Ela avisa a Tamaru. 

21. O pai de Tengo morreu, deixou tudo organizado, cremação, roupa de cobrador da NHK, documentos. Tengo no asilo com as três enfermeiras. 

22. Ushikawa conseguiu fotografar a mulher misteriosa que saiu do prédio. Ele acha que ela é Aomame. Ushikawa pensa na mãe de Tengo: ela abandonou o marido, fugiu com um rapaz e levou baby Tengo; ela foi estrangulada em um quarto de hotel. Como Ayumi, a policial. Não se encontrou o assassino, não se sabe se o assassino foi o rapaz com o qual ela fugiu. Tamaru ataca Ushikawa durante a noite. 

23. Aomame no apartamento medita sobre Tamaru, Tengo, a gravidez mágica. 

24. Tengo e Kumi Adachi na cremação. Kumi Adachi conta a Tengo que se lembra de como morreu em outra vida. Kumi foi estrangulada por um homem que ela desconhecia. Kumi fica com as cinzas do pai de Tengo e ele vai embora. Penso que Kumi Adachi era a reencarnação da mãe de Tengo. Ela prestou a homenagem fúnebre ao pai de Tengo e cuidou das cinzas dele, da mesma forma como o pai de Tengo cuidou da cerimônia fúnebre dela, na outra vida, apesar de ter sido abandonado. 

25. Tamaru mata Ushikawa. Ushikawa era o melhor personagem, mais denso e complexo que os outros. Pena que morreu. Tamaru avisa ao pessoal da Sakigake. 

26. Tamaru avisa a Aomame que Ushikawa já era e que Tengo mora naquele prédio onde estava Ushikawa. Aomame pede que Tamaru avise a Tengo para encontrar com ela no escorregador e que eles vão para bem longe. 

27. Tamaru avisa a Tengo e diz para ele se preparar. Tengo vai ao encontro no escorregador às sete horas da noite. Aomame sobe no escorregador e pega na mão de Tengo. Há duas luas no céu. 

28. Em Sakigake, o corpo de Ushikawa, discussão sobre o que ele estaria fazendo naquele prédio e o que ele teria descoberto. O rapaz capanga lembra que Tengo mora no prédio e parte para lá com o outro. O Povo Pequenino sai da boca de Ushikawa e começa a fazer uma crisálida de ar com uma parte da alma de Ushikawa. 

29. Tengo e Aomame no escorregador. Vão fugir de 1Q84 e da “cidade dos gatos”. 

30. Eles pegam um táxi para o depósito embaixo da rodovia elevada, onde terminava a escada de emergência. No táxi, Aomame conta para Tengo que ficou grávida dele na noite da tempestade. 

31. Existe a escada de emergência e eles sobem para a rodovia. Há somente uma lua, mas o tigre da Esso está invertido. Um outro mundo, quais as alterações? Pegam um táxi. O passageiro que seguia naquele táxi, um homem de meia-idade, mudou para o carro de uma mulher que ele conhecia. Não é dito pelo autor, mas aquela mulher já havia aparecido nos sonhos de Aomame e penso que ela e o homem do táxi poderiam ser versões maduras de Tengo e Aomame, versões que não se encontraram na juventude dos trinta anos. Enfim, Tengo e Aomame vão para um hotel, um quarto no décimo-sétimo andar, com vista da única lua, um novo dia. Pena que não saberemos como funciona esse terceiro mundo no qual eles entraram, nem quão diferente dos anteriores ele é. Fim.