Mundo Fantasmo, Braulio Tavares, 1996

Mundo Fantasmo, Braulio Tavares, 1996, 125 páginas, Bandeirola. Início: 06/01/2021 – Fim: 17/01/2021.

Aviso de spoiler: vou escrever sobre todo o enredo do livro, continue por sua conta e risco. 

Livro de contos que se situam no campo da ficção fantástica. Ao final, há um interessante apêndice no qual BT conta como foi a criação de cada conto.

Oh Lord, won’t you buy me. A história de um rapaz bibliófilo que se encontra com alguém, no metrô, e esse alguém diz ser Deus, ou uma manifestação de Deus. 

História de Cassim, o Peregrino, e de um crime perfeito que Deus castigou. Conto que usa o artifício da história dentro da história. Isso me incomodou um pouco, acho que havia material suficiente para duas histórias independentes. A história externa se passa em um lugar que semelha o famoso Caminho de Santiago de Compostela. A história interna conta de um amante que penetra nos sonhos do marido da amada para matá-lo. 

Paperback Writer. Pode ser um futuro qualquer no qual as pessoas vão a um concerto para ver um artista escrever uma história, com recursos de interação com o público. 

Expedição às profundezas do oceano. Boletim de ocorrência no qual um marinheiro relata o crime que cometeu. 

Exame da obra de Giuseppe Sanz. Conto borgiano; um escritor prolífico que canibaliza, copia, distorce, corrompe outros livros para produzir os dele. Foi o conto que mais gostei. 

E assim destruímos o Reino do Mal. Fantasia sobre a luta do bem contra o mal em uma época indeterminada. 

Breves histórias do tempo. A história de um homem reduzido a sua mente, por conta de uma terrível doença, e de sua imensa vida mental e criativa. Um dos que mais gostei.