São Paulo terá 3.000 bikes para empréstimo

(Prefeito de São Paulo faz vistoria em ciclovia)

Notícia da Folha de São Paulo: São Paulo terá 3.000 bikes para empréstimo. Em Londres, o sistema de bicicletas públicas é patrocinado pelo Barclays Bank. Em Paris, o Velib é patrocinado pela JCDecaux, empresa de publicidade. Não sei se o Itaú, aqui, vai mesmo arriscar colocar sua marca nessas bicicletas. Ao contrário de Londres e Paris, São Paulo tem um trânsito selvagem, não tem ciclovias suficientes, não tem regras definidas de compartilhamento das vias. Portanto, os acidentes com as bicicletas Itaú vão acontecer. O que eles irão fazer frente a um acidente? Cobrir a marca do Itaú com um pano?
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São Paulo terá 3.000 bikes para empréstimo

Bicicletas estarão em 300 estações integradas com a rede de transporte

Sistema pode ser patrocinado pelo Itaú; proposta para exposição da marca no projeto é analisada pela prefeitura

VANESSA CORREA
DE SÃO PAULO

Primeiro foi no Rio. Agora, São Paulo também terá seu sistema de empréstimo de bicicletas. Serão 3.000 magrelas, distribuídas em 300 estações espalhadas por diversos bairros da cidade.

Hoje, a comissão da prefeitura responsável pela Lei Cidade Limpa, que regula a publicidade externa na cidade, analisa a proposta do Itaú quanto ao uso de sua marca em bicicletas e estações.

O banco confirmou o interesse em patrocinar o sistema, mas não revelou os custos do projeto nem a data em que pretende começar a implantá-lo na cidade.

A localização das estações, ainda não definida, será baseada em um estudo realizado pelo Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento), que mapeou as melhores rotas para circular de bicicleta em São Paulo.

Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, a disposição dos pontos de empréstimo deve ser feita de tal forma que garanta a integração do sistema com a rede de trens, metrô e ônibus.

O primeiro período de uso, cuja duração ainda será definida (deve ficar entre meia e uma hora), será gratuito. Depois disso, paga-se uma taxa.

Com a medida, espera-se garantir a circulação das bicicletas entre usuários e, ao mesmo tempo, permitir que quem for usar a bike para transporte tenha tempo de fazer um trajeto completo -como de casa até uma estação de metrô- sem ter que pagar.

O termo de cooperação entre o Itaú e a prefeitura vai durar três anos, com possibilidade de renovação. A cada ano, uma média de cem estações deve ser instalada.

CONCORRÊNCIA

O Bradesco pretende apresentar um sistema semelhante, mas só no entorno da ciclofaixa de lazer, que funciona aos domingos. A Folha apurou que, depois da proposta do Itaú, o Bradesco estuda ampliar seu projeto.