A nova Caloi Urbe P8 Acera.
A Caloi Urbe na sua configuração de fábrica é uma boa bicicleta, mas vem com alguns componentes mais fraquinhos. Em especial, para o uso intenso que nós fazemos dela, tanto no cotidiano quanto em viagens. Por exemplo, na viagem pelo sul da França, durante boa parte do percurso, o cubo traseiro fazia barulho. Provavelmente, as esferas, o rolamento estava já detonado. Depois de algumas centenas de quilômetros, o cubo desistiu de reclamar. De volta ao Brasil, eu me preparei para trocar tudo ou quase tudo que me parecia inferior na bike.
Antes de viajar, eu já havia trocado o bagageiro e o eixo central. O eixo por ser de baixa qualidade e o bagageiro original por ser muito pesado (ele deve ser de ferro!) e muito pequeno e baixo para os alforges.
Agora, eu troquei um monte de peças, fiz um upgrade e transformei a simples Urbe em uma nova Urbe com oito velocidades: a Urbe P8 Acera.
Abaixo, as peças que foram trocadas e o motivo:
- Catracas: troquei o conjunto de 7 velocidades por um conjunto de 8v. A menor catraca original era de 14 dentes e não dava velocidade final adequada. Agora, a menor catraca tem 11 dentes.
- Câmbio: o câmbio original era um Tourney muito do safado que não tinha a necessária precisão. Coloquei um Acera de 8v.
- Trocador do câmbio: troquei o passador original do tipo grip shift por um Shimano rapid fire de 8v.
- Cubos, raios e aros: o cubo traseiro já estava detonado e não era quick release. Os aros e os raios era bem fraquinhos (imho) e troquei por aros de parede dupla Vzan. Para viajar com carga, precisamos de aros e raios fortes. Coloquei dois cubos Shimano com quick release.
- Manoplas: eram desconfortáveis, coloquei um modelo mais anatômico, parecido com as da minha Dahon.
- Pedais: apesar de os pedais originais serem dobráveis, eles eram extremamente fracos, de um plástico safado. Um deles já voltou da viagem remoído. Por enquanto, troquei por pedais tipo plataforma, mas ainda vou encomendar pedais dobráveis de metal.
- Por fim, encontrei um objeto raro aqui na província, um bagageiro dianteiro, e mandei instalar. O bagageiro dianteiro permite dividir a carga e a bike fica mais estável nas viagens, além de não colocar todo o peso apenas na estrutura da roda traseira, levando a quebras de raios por exemplo.
Abaixo, seguem as fotos do upgrade da Caloi Urbe P8 Acera.
Bagageiro dianteiro (item difícil de encontrar na província). Novos pedais, aros, cubos e raios.
Novos aros Vzan.
Cubos Shimano com quick release.
Novo câmbio Acera e catraca de 8 velocidades.
Novo trocador Shimano de 8 velocidades.