Sistêmico


Sade: “[...] se as regras impostas foram infringidas foi porque nada segura a libertinagem e porque o verdadeiro modo de ampliar e multiplicar os desejos é querer lhes impor limites.” 

A menina cresce todos os dias. A roupa de ontem não cabe hoje. Marido passa pelo mundo com a cabeça nem sei onde. Ah, dizem, maridos mais jovens são mais ativos, dividem as tarefas, lá-lá-lá. Mentira, menina, isso é engabelação de materiazinha de jornal metido a coisa. Divide não, ajuda não. De cem, um divide. Ajudar, ajudam, mas é pouco. Quem sabe o que falta na casa sou eu, é a mulher. Eu desisti de ter ajuda de homem. Fazem tudo com displicência, impacientes, autocentrados. Minha cabeça já não está boa. Fui no médico, disse tudo, disse que tem algum problema geral no meu corpo, eu não disse “sistêmico”, adjetivo bonito, mas era o que eu pensava, não disse para não parecer pedante, disse, uma dor aqui, uma sensação ali, vontade de vomitar, o xixi, o cocô, o sangue. O médico não tocou em mim, acho que teve nojo do meu corpo. Não adianta me falar que devia ter ido em uma médica, prefiro médico homem e bem mais velho, médico novinho sabe de nada, frangotes. Não tocou em mim, não passou nada, mas quer me ver toda por dentro. Médico é assim, você por fora não vale nada, querem ver você por dentro, se pudessem te abriam ali, cirurgicamente, na hora, e trocavam as peças defeituosas, ou condenavam de vez. Fecha, não tem mais jeito, babau. E tudo é exame em jejum, já penso na fome, ai, ai, ai. Vão me furar, sugar meus líquidos e enfiar coisas e tubos por todos os meus buracos e fotografar lá dentro e tome fome. A medicina é muito atrasada. Devia ter uma máquina que visse tudo de uma só vez, em cinco minutos. Devia ter uma cápsula-comprimido, com sensores, chip e câmera e o diabo a quatro, engolia e a cápsula saía pesquisando tudo, fotografando tudo. Quando a gente botasse a cápsula para fora, ela emitiria um bip e piscaria uma luzinha para ser facilmente localizada. Isso tudo, sangue, xixi, tubos, vai descobrir meu câncer, mais de um, certamente, metástases, pólipos, cancros, muitos omas, linfomas, miomas. Coitada da menina que vai ficar sem mãe e com esse pai avoado. Coitada nada, vai ser mais feliz criada pelo pai somente, mais livre. Ai, vou levar a menina para comprar um tênis, enquanto estou viva, o pé dela está ficando monstruoso.