segunda-feira, 7 de julho de 2025

Recife - Salvador, 2008

 

Recife – Salvador, só fiz uma vez, ano 2008, e foi com Jorge. Nós fizemos assim:

(1) Recife – São José da Coroa Grande: ficamos em uma pousada na beira-mar que ainda hoje existe, mas mudou de nome; banho de mar, de tarde.

(2) SJCG – Paripueira: ficamos em uma pousadinha mínima, beira-mar, que ainda existe, mas é bem maior e com outro nome.

(3) Paripueira – Barra de São Miguel: ficamos em um hotelzinho beira-mar, atualmente não é mais hotel, e sim um prédio residencial.

(4) BSM – Pontal do Peba: no caminho, entramos em Dunas de Marapé e tomamos banho de mar; no Peba, ficamos na mesma pousada peba em que eu já havia ficado com Cabral.

(5) Peba – Aracaju: dessa vez, eu já sabia onde ficava a entrada para a praia, sem precisar atravessar dunas; fomos pela praia, maré seca; em Aracaju, pousada na Atalaia.

(6) Aracaju – Mangue Seco – Costa Azul: atravessamos de lancha o Rio Real, e foi caro, e aportamos na famosa Mangue Seco, e não gostamos do lugar; seguimos pela praia até uma localidade mínima, Costa Azul, e ficamos em uma pousada simplicíssima, dormimos com porta aberta e vento da praia.

(7) Costa Azul – Subaúma: conseguimos um barco para atravessar em Barra da Siribinha, seguimos até Barra do Itariri; ali, tomamos banho de rio, comemos e saímos do litoral, indo para a Linha Verde, e mais adiante entramos para Subaúma, onde nos hospedamos no Hotel Tree Bies – existe ainda – e esse hotel estava vazio, éramos os únicos hóspedes.

(8) Subaúma – Salvador: esse dia foi pesadíssimo, chegamos de noite em Salvador; acontece que fomos acumulando dívida de quilômetros a cada dia, pois a gente planejava fazer mais km do que estava fazendo, então sobrou para o último dia; no trajeto, ainda entramos e saímos da Praia do Forte. A entrada em Salvador começou lá por Itapuã e suas “casas feias”, e por ciclovias na orla, até um hotel mais central. Eu estava mal do estômago e só queria mesmo descansar; tomei uma sopa no hotel, enquanto Jorge foi visitar o Pelourinho. Dia seguinte, embalamos as bicicletas e pegamos avião de volta para Recife.