usar capacete:
mesmo que você não acredite na utilidade de um capacete, ao utilizar o capacete no trânsito urbano, os motoristas passam a vê-lo como ciclista, em contraposição aos bicicleteiros; observe, penso que somos todos bicicleteiros e ciclistas, sem distinção. o preconceito ocorre na cabeça dos motoristas. além disso, o capacete torna o ciclista mais visível para os motoristas. prefira capacetes de cores vibrantes, amarelo, laranja e vermelho, por exemplo.
usar luvas:
pelos mesmos motivos de usar capacete. o ciclista passa a se diferenciar no volume do trânsito, e suas sinalizações serão melhor percebidas pelos motoristas. além disso, caso ocorra uma queda, a luva evita os arranhões nas mãos.
usar manguitos:
se você pedala para ir ao trabalho ou à faculdade, por exemplo, e usa camisas de mangas curtas, recomendo usar os manguitos, especialmente se forem de cor vibrante. além de destacar o ciclista, tornando-o mais visível, diminui os arranhões em uma queda eventual, e protege os braços dos efeitos nocivos do sol (quando eu era criança, o sol era bom...)
usar lanterna dianteira e traseira acesas o tempo todo:
mesmo durante o dia, recomendo usar as lanternas ligadas. da mesma forma que acontece com as motocicletas – que inclusive são proibidas de circular sem os faróis acesos de dia – usar as lanternas acesas todo o tempo torna o ciclista mais visível.
sinalizar:
sempre indicar aos motoristas suas intenções, convergir à direita, seguir em frente. nunca, nunca, nunca uma bicicleta deve convergir à esquerda. esse é um dos movimentos mais perigosos que ciclistas e motociclistas executam. deve ser totalmente evitado. faça um trajeto mais longo, mude seu percurso, mas nunca faça a convergência à esquerda.