Matriz

.
Dia de muito sol e céu azul. Caminhei pela cidade. Lixo e descaso por todo lado. Gente sem casa deitada pela rua, dormindo, embrulhada em lençóis. É o que se vê pelas ruas do Recife. Na foto, um pedaço da Igreja Matriz da Boa Vista, na rua da Imperatriz Tereza Cristina. A igreja começou a ser construída em 1784 e foi terminada 105 anos depois, em 1889.
.
Só hoje descobri - no Lonely Planet - que essa maniazinha grotesca de prender cadeados em pontes, e que se espalhou pelo mundo todo, ou quase todo, surgiu por causa de um livro (e parece que teve filme também) um livro chamado Sou Louco por Você, de Federico Moccia, em que um casal apaixonado prende um cadeado na ponte Milvio em Roma e joga a chave no Tibre. Que risível. E a bobagem virou um vírus. E tome ponte cheia de cadeado. Risíveis amores. Kundera.
.
Estive lendo o Bicycle Account 2010 da Prefeitura de Copenhague e encontrei o seguinte:
.
Objetivos para 2015:
.
- Percentual de pessoas que vão de bicicleta para o trabalho/escola - hoje é de 35% - para 2015, objetivo de 50%;
- Número de ciclistas seriamente feridos por ano - em 2010 foram 92 ciclistas - para 2015, espera-se 56 ciclistas;
- Percentual de ciclistas que se sentem seguros pedalando na cidade - hoje é 67% - para 2015, objetivo de 80%;
.
Qual a outra parte em acidentes envolvendo ciclistas:
.
- Motos e motonetas: 3%
- Outra bicicleta: 2%
- Ônibus: 1%
- Caminhão: 2%
- Van: 7%
- Táxi: 5%
- Automóveis: 78%
.
O que faria os cidadãos se sentirem mais seguros e persuadidos a pedalarem mais?
Respostas dos não-ciclistas:
.
- Mais espaço nas ciclovias: 33%
- Mais educação dos ciclistas: 55%
- Mais educação dos motoristas: 29%
- Mais ciclovias: 29%
- Melhor separação entre ciclistas e tráfego motorizado: 21%
.
O que pode tornar os outros ciclistas menos irritantes?
.
- Sinalizar suas intenções com as mãos: 40%
- Manter a direita: 32%
- Respeitar a luz vermelha nos semáforos: 24%
- Não usar o telefone celular: 23%
- Manter-se na ciclovia: 21%
- Usar campainha na bicicleta: 21%
.
Duas iniciativas adotadas recentemente pela prefeitura:
- Lixeiras na margem das ciclovias, posicionadas para receberem o lixo em movimento;
- Footrest, um descanso para o ciclista apoiar o pé nos semáforos, com mais comodidade, sem descer da bici, e sem ter que botar o pé no chão.