Deuteronômio, Bíblia de Jerusalém

Deuteronômio, Bíblia de Jerusalém, 48 páginas, 34 capítulos. 

O nome do livro em hebraico é Debarîn, que significa “são estas as palavras”, “eis as palavras”. É um código de leis dentro de longos discursos de Moisés. Deuteronômio significa “a segunda lei”, em grego. Ou seja, além dos dez mandamentos, este livro lista uma série de regras as mais díspares sobre tudo e alguma coisa, desde como apanhar um ninho de pássaros caído no chão até heranças e empréstimos. Como código de leis, não tem utilidade. Melhor seria que aquele povo tivesse constituído uma estrutura de direito clara e ordenada. Todavia, este foi o código, um dos códigos de leis, que aquela tribo nômade conseguiu estabelecer. 

É um código selvagem, sanguinário, fantasioso e misógino. 

Resumo: 

O povo está do outro lado do rio Jordão, prestes a entrar na terra prometida. Discurso de Moisés recordando os acontecimentos. O peso era grande para Moisés carregar sozinho. Ele organizou o povo e estabeleceu chefes e juízes. Nos julgamentos, deve-se ouvir o grande e o pequeno igualmente. 

Quando o povo chegou em Cades Barnes, o povo quis enviar doze exploradores à terra prometida. Os exploradores disseram: a terra é boa, fértil, mas é ocupada por um povo numeroso e de estatura mais alta. Essa estatura se relaciona com a lenda dos nefilim, gigantes citados Gênesis. Tudo é símbolo. Não são gigantes, mas povos mais fortes, mais bem armados. O povo ficou com medo e não quis entrar na terra. Iahweh arretou-se e disse que “aquela geração não verá a terra que vou dar”. “Iahweh se enfureceu até contra mim”, diz Moisés. Só Caleb e Josué entrarão na terra prometida. O povo mudou de ideia, armou-se e decidiu subir a montanha, sem Iahweh, e foi derrotado. 

Moisés continua o histórico: povos e lugares por onde passaram. Moisés pede autorização para passar pela terra do rei Seon, pagando pelo alimento e pela água, mas não foi concedida. O povo invadiu, lutou e destruiu todas as cidades de Seon, matou todos, ficou com o gado e os despojos. 

O mesmo aconteceu com o rei Og: invasão, combates e conquista, destruição de sessenta cidades fortificadas (exagero evidente), destruíram tudo, mataram todos. O rei Og era “gigante”, descendia dos rafaim (e nefilim), sua cama de ferro media cerca de quatro metros e meio por dois metros (nove côvados por quatro côvados); isso é lenda. Moisés fez a partilha das terras conquistadas na Transjordânia. Moisés pediu a Iahweh que reconsiderasse e permitisse que ele entrasse na “boa terra”. Iahweh, rude como sempre, disse “basta, somente verás a terra, passa as ordens para Josué”. 

Moisés diz que vai repetir os estatutos e as normas. Saibam que “só existe um povo sábio e inteligente”, o povo de Israel. Iahweh revelou a Aliança e as Dez Palavras, que gravou em duas tábuas de pedra. Iahweh passou para Moisés “os estatutos e as normas”, ou seja a segunda lei. Moisés reforça: não fazer imagens, não adorar os astros no céu. 

Iahweh é um deus ciumento, não existe outro deus, somente Iahweh. Determinam-se três cidades de refúgio do outro lado do Jordão: Bosor, Ramot e Golã. 

Moisés recorda a aliança no monte Horeb: eu sou Iahweh. 1. Não terás outros deuses. 2. Não farás imagens. 3. Não pronunciarás em falso o nome de Iahweh. 4. Guardarás o sábado. 5. Honra teu pai e mãe. 6. Não matarás. 7. Não cometerás adultério. 8. Não roubarás. 9. Não darás falso testemunho. 10. Não cobiçarás a mulher, nem a casa, nem o jumento do teu próximo. As leis foram inscritas em duas tábuas de pedra. 

Estatutos e normas. Não fazer alianças com outros povos nem tratá-los com piedade: derrotar e destruir outros povos. Não esquecer de Iahweh. Moisés recorda os pecados do povo, quando o povo enfureceu Iahweh, como no caso do bezerro de metal fundido que resultou na quebra das duas tábuas. 

As duas novas tábuas e uma arca de madeira de acácia. A tribo de Levi designada para cuidar da arca. Antes de cruzar o Jordão, novamente cita os estatutos e as normas. Destruir tudo das nações que irão conquistar. Iahweh vai escolher um lugar para o culto. Não comer o sangue dos animais. Se surgir um profeta de outro deus, deve ser morto. Se o irmão, o filho ou a esposa quiserem seguir outro deus, devem ser mortos, apedrejados. Matar os habitantes da terra que seguirem outros deuses. 

Lista dos animais proibidos de comer, por exemplo, o morcego e o cabrito no leite da mãe (deve ser gostoso cabrito no leite). Não comer animal que morreu por si. Regras sobre o dízimo anual. Dízimo trienal para os pobres, deve ser colocado na porta. Moisés fala dos pobres, mas diz que não haverá pobres, por causa de Iahweh (mas tem até hoje). Não pegar emprestado, mas pode emprestar. 

Todo primogênito pertence a Iahweh, menos se for manco ou cego. Iahweh não gosta das imperfeições que ele mesmo criou. Definição das festas, novamente. 

Estabelecer juízes em cada cidade. Não aceitar suborno. Não sacrificar animais com defeitos, Iahweh não gosta (novamente). Apedrejar aquele que adorar outros deuses. Acerca de questões judiciais, uma testemunha só não serve, devem ser duas ou três. As testemunhas começam o apedrejamento. 

Causas controvertidas devem ser levadas a Jerusalém, o lugar do culto, uma espécie de tribunal superior. Quem não aceitar a decisão do sacerdote-juiz deve ser morto. 

Uma lei para o rei: ele não pode ser estrangeiro. Ele não multiplicará cavalos para si. Não multiplicará mulheres para si (cuidado Davi, cuidado Salomão). Não multiplicará excessivamente seu ouro e prata (o que significa “excessivamente”?). O rei deverá ler esta lei todos os dias (acho que nenhum rei de Israel fez isso). 

Regras para os levitas. Proibição de presságios, oráculos, adivinhações, magia, invocação dos mortos. Iahweh vai enviar profetas. Se aquilo que o profeta falar não se cumprir, é um falso profeta. Define novamente as cidades de refúgio, três mais três, para o homicida involuntário; dá o exemplo do machado que escapa e mata alguém. Se um homicida voluntário for para uma cidade de refúgio, deverá ser tirado de lá e entregue ao vingador do sangue. Novamente, só servem duas ou três testemunhas. 

Capítulo 19,21, muito bom, gostei muito. “Que teu olho não tenha piedade. Vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé.” 

Regra para guerras. Iahweh vai na frente, o povo não deve temer. Covardes devem voltar para casa, para não contaminar os outros. Quando chegar em uma cidade, primeiro propõe a paz. Se aceitarem, todos se tornarão escravos. Se não aceitarem, a cidade deve ser sitiada e Iahweh vai dar a vitória ao povo. Matar todos os homens, ficar com as mulheres, crianças, animais e despojos. As cidades da terra prometida devem ser destruídas e não deixar nenhum ser vivo. 

Se for encontrado um homem morto no campo e não se souber quem o matou, faz-se um ritual mágico (como denominado pela BJ): desnuca-se uma novilha junto a um rio e os anciãos lavam as mãos sobre a novilha pedindo perdão porque aquelas mãos não derramaram o sangue do homem morto. Mas o derramamento de sangue vai desaparecer de Israel por causa de Iahweh (mas não desapareceu até hoje). 

Na guerra, um guerreiro pode pegar uma mulher formosa do inimigo e levar para casa; depois de um mês do luto dela, pode desposá-la; se depois desgostar dela, deve dar-lhe a liberdade, mas não pode vendê-la depois de ter abusado dela. 

Se alguém tiver filho de duas mulheres e gostar de uma e não da outra, mas o primogênito nasceu da outra, aquele deve ser assegurado como primogênito na herança. Se tiver um filho beberrão, desobediente, devasso, o filho deve ser morto por apedrejamento. “A mulher não deve usar um artigo masculino, nem o homem se vestirá com roupas de mulher, pois isso é abominável para Iahweh”. 

Mais um monte de regrinhas tolas para tudo: ninhos de pássaros, construção de casas, tecidos de roupas. 

Se um homem casa e depois afirma que a moça não era virgem, a família deve comprovar a virgindade com os lençóis das núpcias; o homem será multado e deverá continuar casado com a moça. Se a moça não era mesmo virgem, deverá ser morta por apedrejamento. 

Se uma virgem prometida for estuprada na cidade, ela e o homem serão apedrejados; ela por não ter gritado. Se a virgem prometida for estuprada no campo, somente o homem será apedrejado porque não adiantava a moça gritar. Se uma virgem não prometida for estuprada, o homem deve casar com ela. 

Um homem com testículos esmagados ou com o membro cortado não deve ser aceito na assembleia de Iahweh. 

No acampamento de guerra, deve-se fazer cocô fora do acampamento e levar uma pá para cobrir o cocô com terra, porque Iahweh caminha pelo acampamento para protegê-los. Já imaginou se Iahweh pisa no cocô em suas caminhadas noturnas? 

Proíbe-se a prostituição sagrada. Empréstimo com juros somente para os estrangeiros. Na vinha do próximo, pode comer à vontade, mas não pode levar no cesto. Se houver divórcio e a mulher casar de novo e se divorciar de novo ou ficar viúva, o primeiro marido não pode se casar de novo com ela. Mais regras sobre empréstimos e salários. Número máximo de açoites: quarenta. O cunhado deve desposar a cunhada se o irmão morreu, e o filho será do irmão. Se dois homens estão brigando e a mulher de um deles tentar retirá-lo da briga puxando-o pelas vergonhas, corta-se a mão da mulher. Não terás dois pesos e duas medidas. 

Mais regrinhas e maldições. Maldito aquele que extravia um cego no caminho. Maldito aquele que deita com a mulher do pai, que deita com um animal, que deita com a sogra, que deita com a irmã. Bendições e promessas de Iahweh. Novamente, recorda-se a história do povo. Maldições se o povo não for obediente. Moisés tem cento e vinte anos. Quem vai liderar o povo na travessia do Jordão e em Canaã será Josué. A cada sete anos, esta lei deve ser lida em público. 

Reunião de Iahweh, Moisés e Josué na Tenda da Reunião, teofania, Iahweh aparece na forma de uma coluna de nuvem. Iahweh prevê que o povo vai se prostituir, abandoná-lo e adorar outros deuses. Moisés diz ao povo: hoje, eu estou vivo e vocês são rebeldes, imagine depois da minha morte. Cântico de Moisés. Iahweh diz a Moisés que suba no monte Nebo e olhe Canaã; lá Moisés morrerá. Poesia com bençãos de Moisés. 

Moisés sobe ao monte Nebo e vê toda a Canaã como uma visão de drone ou satélite. Sepultaram Moisés no vale mas ninguém sabe onde fica a sepultura. Moisés morreu aos cento e vinte anos, com vista boa e vigor. Nunca mais surgiu um profeta como Moisés. Fim.