Drácula, Bram Stoker, 1897

Drácula, Bram Stoker, 1897, 638 páginas, tradução de José Francisco Botelho, Penguin Companhia. Início: 10/01/2021 – Fim: 25/01/2021. Nota 4 (escala de 1 a 5).



Aviso de spoiler: vou escrever sobre todo o enredo do livro, continue por sua conta e risco. 

É revelador ler um livro famoso e constatar que história original é bem diferente daquilo que a cultura popular espalhou. 

O enredo de “Drácula” já foi usado inúmeras vezes, tanto no cinema, quanto na literatura, nos gibis, em todas as formas. 

Resumo bem resumido: Jonathan vai à Transilvânia tratar de negócios com o conde Drácula que havia comprado uma propriedade em Londres. Jonathan fica prisioneiro do conde. O conde se muda para Londres e ataca Lucy. Dois médicos, Jack e Van Helsing, tentam curar Lucy da doença misteriosa, auxiliados por Quincey e Arthur. Mina vai ao encontro de Jonathan em um hospital de Budapeste. Lucy morre, transforma-se em vampira e é morta pelos quatro, Van Helsing, Jack, Arthur e Quincey. Mina e Jonatham se unem ao grupo para combater Drácula. O grupo consegue destruir os planos do conde de se fixar em Londres. O conde foge de volta para seu castelo. O grupo o persegue. Na Transilvânia, próximo ao castelo, o grupo consegue deter e matar o conde. 

A principal diferença entre o Drácula de Stoker e algumas versões açucaradas é esta: o conde não é um romântico, não há nenhuma relação anterior entre ele e Mina, não há nenhum tipo de amor na personalidade do conde. Mina ama o noivo e marido Jonathan. 

Apesar de algumas falhas, é um romance que prende o leitor do início ao fim; é instigante, tenso, revelador. Vale demais ler Drácula de Bram Stoker. 


Erotismo. 

Este é um livro da era vitoriana, mas o erotismo está presente de forma clara. Jonathan, no castelo de Drácula, é atacado por três belas mulheres vampiras e fica em êxtase. É salvo pelo conde. Lucy, quando contaminada pelo conde, varia entre a “pureza” e a lascívia. Lucy, já transformada em vampira, é um ser sexual. Lucy vampira é morta violenta e sensualmente pelo noivo. Mina é atacada e punida pelo conde em uma cena que é a mais erótica do romance. Van Helsing sente excitação ao matar as três vampiras. 


Falhas. 

Bram Stoker não descreve exatamente a forma como Jonathan consegue fugir do castelo Drácula, tampouco as peripécias pelas quais deve ter passado até conseguir chegar em Budapeste, muito doente. 

Não há explicação para a preferência quase exclusiva de Drácula por Lucy. Aparentemente, Lucy é uma moça de pensamento mais “liberal” e isso pode ter atraído o conde. De todo modo, Lucy é punida. 

A preferência é quase exclusiva porque o autor mostra Drácula em Piccadilly interessado por uma moça que passa na rua. Não parece coerente que Drácula tenha viajado da Romênia para a Transilvânia só para morder Lucy e Mina. A própria Lucy suga o sangue de várias crianças nos poucos dias em que permaneceu com vampira. 

Se, como é de se esperar, Drácula experimentou diversas moças, em Londres, isso faz cair por terra todo o esforço de Van Helsing e equipe em destruir o conde para evitar a disseminação de uma estirpe de vampiros. 

Não se explica qual a ligação entre Drácula e Renfield. Há muitas falhas, também, na atuação do grupo para proteger Lucy, e para proteger Mina. A ingenuidade deles favorece e facilita os ataques do conde.

 

Fragmentário. 

A história é narrada por meio de diários, cartas, notícias de jornal. O prefácio diz que a forma fragmentária do romance corresponde ao modo de Bram Stoker para compô-lo, nos intervalos de suas ocupações, nas férias, em momentos roubados ao trabalho. 

A fragmentação da narrativa não torna o romance enfadonho ou difícil de acompanhar. O autor consegue manter o leitor interessado na evolução dos acontecimentos.

 

Drácula e Frankenstein. 

Da mesma forma que Mary Shelley iniciou seu romance a partir de um sonho, conta-se que Bram Stoker também teve um sonho fundador do romance: o sonho tornou-se a cena contida no capítulo 3, que é o ataque das três vampiras a Jonathan e o salvamento efetuado pelo conde. Também de forma semelhante, Stoker desenvolveu o início do romance em um período chuvoso.

 

Drácula e Harry Potter. 

É evidente que J. K. Rowling chupou de Bram Stoker algumas ideias. Por exemplo, o conde frequentou uma escola chamada de Scholomance, nas montanhas da Transilvânia, na qual o diabo ensinava feitiços e sortilégios. 

O conde ganha uma cicatriz na testa, causada por Jonathan. Após o conde contaminar Mina, esposa de Jonathan, Van Helsing tenta protegê-la com uma hóstia. Esta hóstia queima a testa de Mina e deixa uma marca. A partir da contaminação, Mina e o conde mantêm uma conexão, um tipo de comunicação telepática. 

(Além das semelhanças com Harry Potter, a marca na testa faz pensar na marca de Caim, a marca com a qual Iahweh protegeu o assassino do próprio irmão.)

 

Drácula e Mrs. Dalloway. 

Na época de Bram Stoker, Londres foi assolada pelos crimes de Jack, o Estripador. Curiosamente, o doutor Seward, chamado de Jack pelos amigos, era um dos pretendentes de Lucy, e ao ser rejeitado por ela, fica brincando com um bisturi, “revirando-o entre os dedos”, o que deixa a moça nervosa. 

O cacoete de Jack com seu bisturi (quem é que vai pedir uma moça em casamento e leva um bisturi?) me fez recordar Peter Walsh, personagem de Mrs. Dalloway, que tem cacoete semelhante com um canivete; e isso incomoda Clarissa Dalloway. Também se pode pensar em alguma semelhança entre a loucura extrema de Renfield e a de Septimus.

 

O péssimo filme com Gary Oldman.

O Drácula de Coppola é péssimo, um dos piores filmes que já vi. É um crime de lesa-clássico colocar no filme o nome de Bram Stoker. O filme distorce completamente o romance de Stoker. É um filme mal interpretado, caricatural, mal feito, mal montado, mal produzido. Deve ter sido filmado por algum auxiliar de Coppola e ele assinou. O Drácula romântico e apaixonado de Gary Oldman é ridículo. O Van Helsing de Anthony Hopkins é nojento.

 

Resumo: 

Capítulo 1. Jonathan Harker está nos Cárpatos e Transilvânia para visitar o castelo do Conde Drácula, com o qual tem negócios a resolver; o conde comprou um imóvel em Londres. Os habitantes da região tentam evitar que Jonathan vá ao castelo. A caleche do conde intercepta a carruagem. Harker passa por estranhos eventos com lobos e fogos fátuos e chega ao castelo. 

Capítulo 2. Jonathan conhece o estranho conde e seus hábitos bizarros. Conversam sobre a propriedade em Londres. O conde não é refletido pelo espelho. O castelo é uma prisão para Jonathan. 

Capítulo 3. Jonathan vê o conde rastejar pelas paredes externas do castelo como um lagarto. Jonathan adormece em uma parte proibida do castelo, é atacado por três vampiras e é salvo pelo conde. 

Capítulo 4. O conde vai partir para Londres. Jonathan escala as paredes e consegue chegar à cripta, e volta ao seu quarto. Há ciganos e eslovacos acampados no pátio do castelo, mas não o ajudam. Ele volta à cripta, mas não acha uma saída. As carroças com as caixas, e o conde em uma delas, partem do castelo. Ele fica só com as vampiras. 

Capítulo 5. Cartas e diário de Mina, namorada de Jonathan, e de Lucy: trocas de confidências de amor. Lucy reclama que uma mulher não pode se casar com três ou quatro homens. Diário do médico Seward, diretor de um manicômio. O estranho comportamento de um louco, Renfield. 

Capítulo 6. Diário de Mina: o sonambulismo de Lucy está piorando. Seward: o louco come moscas e pássaros. Mina: um estranho navio se aproxima de Withby em noite de tempestade. 

Capítulo 7. Notícias de jornal sobre o navio russo: só havia o capitão, morto e amarrado ao timão; um enorme cão foge do navio. Diário de bordo: havia uma Coisa no navio, os tripulantes foram sumindo um a um. Funeral do capitão. 

Capítulo 8. Lucy, sonâmbula, saiu de casa e foi atacada por uma criatura que fugiu quando Mina se aproximava. Lucy doente e com dois furos no pescoço. Sonambulismo todas as noites e um morcego que bate na janela. Cinquenta caixas de terra que estavam no navio são levadas para a propriedade em Carfax. Lucy melhora com o afastamento do conde. Mina recebe carta: Jonathan está em um hospital em Budapeste. O louco Renfield vai até a capela da propriedade em Carfax, ao lado do manicômio. 

Capítulo 9. Mina casa com Jonathan em Budapeste, no hospital. Não conversam sobre os eventos da Transilvânia. Lucy, agora em Londres, sofre uma piora. Arthur, noivo de Lucy, pede a ajuda de Seward. Este examina Lucy e manda chamar o doutor Van Helsing, que a examina, mas volta para Amsterdam. Lucy piora, Van Helsing volta. 

Capítulo 10. Lucy está exangue; faz-se uma transfusão, sangue de Arthur. Lucy é deixada só no quarto, uma noite, e fica novamente sem sangue. Nova transfusão, sangue de Seward. Van Helsing coloca flores de alho pelo quarto e no pescoço de Lucy. 

Capítulo 11. A mãe de Lucy jogou fora as flores de alho durante a noite. Mais uma transfusão, sangue de Van Helsing. Um lobo fugiu do zoológico. O lobo quebrou a vidraça do quarto de Lucy, uma ventania afastou as flores de alho. A mãe de Lucy morre do susto. As criadas são dopadas com láudano. Lucy está só na casa. 

Capítulo 12. Lucy foi atacada mais uma vez. Nova transfusão, sangue de Quincey. Sem esperanças; Lucy está se transformando em vampira. Mina e Jonathan, herdeiros de Hawkins estão indo para Londres. As caixas de terra foram retiradas da propriedade em Carfax. Lucy morre com aspecto de vampira. 

Capítulo 13. Prepara-se o enterro de Lucy e da mãe. Van Helsing ia cortar a cabeça dela e retirar o coração mas desistiu sem explicação. Mina e Jonathan, em Londres, vêem o conde na rua, de dia. Telegrama avisa Mina da morte de Lucy e mãe. Arthur pensa que “casou” com Lucy ao dar seus sangue a ela. Mal sabe ele que ela “casou” com o sangue de outros três homens. Lucy enterrada em Hampstead. Jornal: crianças sequestradas por uma linda moça em Hampstead, ferimentos no pescoço. 

Capítulo 14. Mina lê o diário de Jonathan. Mina se encontra com Van Helsing e entrega a ele o diário dela e o de Jonathan. Van Helsing diz a Seward que é Lucy quem está sequestrando crianças. 

Capítulo 15. Van Helsing e Seward vão ao cemitério e constatam que o caixão de Lucy está vazio. Vêem o vulto branco retornando ao cemitério com uma criança. Van Helsing convoca Arthur e Quincey. 

Capítulo 16. Vão todos ao cemitério e vêem a Lucy vampira. Na noite seguinte, estaca no coração de Lucy e cortam a cabeça dela. A cena da estaca: quem mata Lucy com a estaca, violentamente, sangue esguichando, é Arthur, o ex-noivo: não seria uma vingança contra a sensualidade de sua noiva? 

Capítulo 17. Mina compila os diários disponíveis e traça a cronologia dos fatos. Jonathan segue a rota das caixas de terra do conde. Formam um grupo contra Drácula. 

Capítulo 18. Mina é apresentada ao louco Renfield. Van Helsing explica para todos sobre as características dos vampiros e de Drácula. Renfield se diz são e pede para deixar o asilo. 

Capítulo 19. O grupo, sem Mina, invade a mansão de Drácula e conta as caixas de terra, vinte e nove. Mina muito fraca, é óbvio que foi atacada pelo vampiro mas ninguém suspeita do óbvio. Curiosamente, Mina compara a aparição em seu quarto com a “coluna de nuvem” que é Iahweh e guia os hebreus. 

Capítulo 20. Jonathan descobre o destino de doze caixas, seis em cada bairro de Londres. Descobre que as nove caixas restantes estão em uma casa de Piccadilly. Seward percebe que Renfield teve contato com Drácula. Mas continuam todos a não notar que Mina está cada vez mais fraca. Renfield é atacado por Drácula. 

Capítulo 21. Renfield gravemente ferido; conta que convidou Drácula para entrar na noite em que o grupo foi à mansão. Drácula esteve com Mina. Correm para o quarto de Jonathan e Mina. A cena mais erótica do livro: Drácula subjuga Mina, ajoelhada na cama, de camisola, Mina chupa o sangue do peito de Drácula. Jonathan paralisado. Conseguem interromper o conde, que foge. Consternação geral, Mina se acusa, “impura, impura”, Jonathan dá uns tremeliques, o relato de Mina: o conde a “sujeitou”, ela não desejava detê-lo, o conde com a boca cheia de gozo, ela sufocava se não engolisse o sangue; o conde diz que aquela é a punição que ela merece. O cabelo de Jonathan ficou branco. Renfield está morto. 

Capítulo 22. A hóstia queima a testa de Mina. Em Piccadilly, o grupo destrói as caixas de terra, mas falta uma. 

Capítulo 23. As caixas das outras casas foram destruídas. Drácula em Piccadilly, o grupo o ataca, ele foge. Mina descobre que possui algum tipo de “telepatia” com o conde. 

Capítulo 24. Informações sobre o navio que estava transportando a caixa com o conde para Varna. O grupo vai para Varna de trem. 

Capítulo 25. Mina, hipnotizada, “sente” onde está o conde. O grupo chega a Varna e aguarda. O navio desvia de Varna e vai direto para Galatz. 

Capítulo 26. A caixa com o conde segue por rios em direção ao castelo. Mina e Van Helsing seguem de trem para Galatz e de coche, de lá para o castelo. Jonathan e Arthur seguem de barco a vapor pelo rio. Quincey e Jack seguem de cavalo acompanhando o rio. 

Capítulo 27. Mina e Van Helsing chegam primeiro ao entorno do castelo. Van Helsing cerca Mina com um círculo protetor de hóstias e evita o ataque das três vampiras. Van Helsing entra no castelo e destrói as três vampiras e o túmulo de Drácula. A caixa com o conde está sendo transportada de carruagem pelos ciganos. Os quatro perseguidores seguem logo atrás a cavalo. Encontro final, a carruagem, os perseguidores, Mina e Van Helsing. Jonathan e Quincey conseguem quebrar a caixa e matar o conde. Quincey é ferido mortalmente pelos ciganos. 

Nota. Sete anos depois. Jonathan e Mina têm um filho e o batizam de Quincey. Eles visitaram a Transilvânia recentemente.