Avaliação de 200 km ou uma semana de vida - Dahon Speed D7
Outro dia, vi no blog de Robson Combat a indicação de uma reportagem da revista Época em que havia uma comparação entre a Caloi Urbe e Dahon Eco. Eu mesmo, antes de comprar a minha Dahon Speed D7, fiz muitas pesquisas na internet buscando avaliações da bicicleta. Claro, fiz alguns test-drive também, tanto em Dahons quanto em Caloi, Blitz e Durban.
Minha Dahon Speed D7 chegou há somente uma semana e já pegou muita dureza pelo caminho. E já completou também mais de 200 km rodados. Então, posso fazer uma avaliação desses primeiros 200 km e dessa primeira semana de convivência. Como pedalo cerca de 800 km por mês, em breve poderei avaliá-la com mil ou dois mil quilômetros. A bicicleta veio dobrada na caixa, só precisei tirar os papelões protetores, desdobrar, encher pneus e usar.
Vou utilizar a classificação de 1 a 5 que a moça da Época usou também. Coloco logo a pontuação para aqueles que têm pressa e não quiserem ler tudo.
Dahon Speed D7 (7 velocidades)
Simplicidade para dobrar: 4 (simples, fácil)
Qualidade das travas: 4 (ótimo)
Peso para carregar: 3 (médio)
Selim original Dahon: 2 (muito duro, troquei)
Pneus originais Dahon Rotolo 1.75: 3 (muito finos para nossos buracos)
Pára-lamas reguláveis: 4
Pedais dobráveis: 2 (plástico escorrega quando molha, troquei)
Altura do canote do selim: 5 (sobe bastante)
Altura do canote de guidão: 2 (não sobe o bastante)
Freios e manetes: 3 (bons)
Passador do câmbio Sram: 3 (não sou fã de grip shift)
Câmbio Dahon Neos: 4 (até agora, muito bom)
Velocidade final: 4 (35 km/h sem problemas)
Aceleração: 5 (arrancada excepcional)
No asfalto: 4 (muito boa)
No engarrafamento: 5 (excelente)
Na terra: 4 (muito boa com os pneus que coloquei)
Na lama: 3 (boa com os pneus que coloquei)
Na subida: 3 (boa, mas falta catraca)
Na descida 3 (boa, mas cuidado com buracos)
Postura: 5 (excelente para longas e curtas distâncias)
Furação de bagageiro: 5 (pegou até um bagageiro genérico)
Barulhos: 4 (silenciosa)
Acabamento: 5
... ... ...
Agora, para quem quiser mais informações, comento minha classificação.
Simplicidade para dobrar: 4
A bici é fácil de dobrar, basta seguir os passos corretamente. Com o treino, fica bem rápido. Dobrada, ela fica firme pois tem imãs que prendem as duas partes. Observo que meu objetivo principal não é comutar, então não dobro a bici com frequência. O prédio onde moro e o prédio em que trabalho dispõem de bicicletário, então não preciso dobrar para guardar. O objetivo da dobrável, além de usar todos os dias, é levar em viagens e às vezes comutar se for necessário, por exemplo na chuva.
Qualidade das travas: 4
As travas são boas e não apresentam folgas, até agora. Achei que a pressão de travamento diminuiu com o uso na primeira semana, mas o manual mostra exatamente como apertar/desapertar a pressão das travas e fiz isso. É simples e confiável.
Peso para carregar: 3
Não é levíssima para carregar, 12,5 kg quando original, mas é uma aro 20 de cromoly. Só carreguei em trechos curtos.
Selim original Dahon: 2
Pedalo todo dia e minha bunda é acostumada a selins, mas o selim original é muito duro, pedalei 40 km com ele, e depois mais 40 km, para testar, e preferi trocar pelo selim Calypso Sentus Point que estava em uma das minhas aro 26. Ficou muito melhor, bastante confortável.
Pneus originais Dahon Rotolo 1.75: 3
Pára-lamas reguláveis: 4
Os pneus originais são bons, mas não são adequados à buraqueira do Recife (do Brasil) nem aos meus caminhos e meu jeito de pedalar. É um bom pneu se você estiver em cidade de asfalto de qualidade. Como também pego estradas de terra, preferi trocar por pneus Maxxis Holy Roller de espessura 1.95. Ficou muito bom, me deu uma grande sensação de segurança. Os pára-lamas são reguláveis e permitem colocar um pneu mais espesso como esses de 1.95.
Pedais dobráveis: 2
Detesto pedais de plástico pois quando chove o pé escorrega. Pedal tem que ser de metal e com cravinhos para o pé ficar mais fixo. Troquei logo. Não uso sapatilha e clips. Pedais que não dobram não mudam o tamanho geral da bici quando dobrada.
Altura do canote do selim: 5
Tenho 1,80m, uso o canote bem alto (na altura adequada para minhas pernas), e ainda tem bastante espaço para subir antes da inserção mínima. Gostei.
Altura do canote de guidão: 2
Uso o guidão no ponto vermelho da inserção mínima mas ainda fica baixo para minha altura. O canote do guidão deveria ser mais longo. Penso em trocar o guidão para obter uma postura mais elevada.
Freios e manetes: 3
A bici freia bem, como qualquer bici aro 26 com freios v-brake. Os manetes são metálicos e confortáveis. A posição dos manetes é regulada com facilidade através do quick release do guidão.
Passador do câmbio Sram: 3
Não sou fã de passador grip shift, prefiro passadores rapid fire, mas esse passador Sram grip shift é muito bom, preciso e silencioso. Poderia dar nota 4, mas sou imnplicante com esse tipo de passador. Talvez ainda troque por outro.
Câmbio Dahon Neos: 4
Até agora, muito bom. Preciso, silencioso, até agora não precisei regular, está como veio na caixa.
Velocidade final: 4
O cassete vai de 11 dentes a 30 dentes. Usando a catraca de 11, a bicicleta desenvolve bastante velocidade. Nosso grupo de pedalar aqui em Recife costuma fazer uma pedalada mais rápida na quinta-feira à noite. Pude acompanhar o grupo sem qualquer dificuldade, até sobrando na performance, e no primeiro pelotão. Em alguns trechos longos, o grupo manteve velocidade constante de 35 km/h e percebi que ainda poderia ir mais rápido. Isto, sem girar em falso, girando no ritmo certo, e no ritmo das aros 26 e 29.
Aceleração: 5
Nas catracas maiores e para sair do zero, a bici tem excelente desempenho, uma forte aceleração. Não entro nessa de competir, mas penso que nenhuma aro 26 tem tal capacidade de aceleração.
No asfalto: 4
No engarrafamento: 5
Na terra: 4
Na lama: 3
Na subida: 3
Na descida: 3
Muito boa para andar no asfalto, tenha cuidado com os buracos brasileiros. Com a troca de pneus (de 1.75 para 1.95) os buracos preocupam menos.
No engarrafamento é excelente, bem melhor que as grandonas. Passa fácil em apertos em que a aro 26 não passaria.
Na terra, com pneus 1.95, muito boa, mesmo desempenho das aro 26.
Na lama, o pneu Maxxis que escolhi não é muito cravejado, é mais híbrido, então o desempenho foi inferior às minhas bici mtb.
Na subida, é surpreendente, pois pensava que teria dificuldades mas subi com tranquilidade praticamente todas as subidas que encontrei. Certamente, nos meus futuros trajetos longos, haverá subidas insubíveis. O cassete vai de 11 a 30 dentes. Penso em trocar, no futuro, por um cassete que vá de 11 a 34 dentes.
Na descida é bastante rápida, mas cuidado com os buracos. Tenho descido menos kamikazemente do que costumo fazer com as aro 26.
Postura: 5
Excelente postura para pedalar, bem elevado, boa visão, não senti nenhum incômodo de braços ou coluna. Mas, como já falei, o canote do guidão deveria subir mais.
Furação de bagageiro: 5
Não precisei comprar o bagageiro oficial da Dahon que custa algo em torno dos 250 reais. Peguei um bagageiro genérico muito mais barato que se adaptou perfeitamente.
Barulhos: 4
A bici é bastante silenciosa, nenhuma das travas faz barulho. Houve um barulho inicial no guidão, mas apertei a trava de acordo com o manual e passou. Vamos ver no futuro.
Acabamento: 5
O acabamento é muito bom e o design da bici foi muito bem pensado. As furações da garrafinha e do bagageiro vem fechadas com uma tampinha de plástico. Os parafusos das rodas vem cobertos com uma tampinha também. A furação dianteira para cesto ou alforge é muito legal, pretendo comprar o cesto no futuro.
Pode melhorar:
Não tive problemas com os aros, mas tenho um certo receio deles pois não são de parede dupla. Além disso, essa configuração sui generis de 20 raios na frente e 28 raios atrás, enquanto que o padrão é de 36 raios para o aro 20, pode trazer problemas futuros se você precisar trocar o aro por empeno ou amasso.
Estou muito satisfeito com minha dobrável Dahon. Sua nota geral seria algo entre 3 e 4, pois não testei a Dahon Jetstream, por exemplo. Espero ter ajudado a quem tem intenção de comprar uma dobrável um dia.
Outro dia, vi no blog de Robson Combat a indicação de uma reportagem da revista Época em que havia uma comparação entre a Caloi Urbe e Dahon Eco. Eu mesmo, antes de comprar a minha Dahon Speed D7, fiz muitas pesquisas na internet buscando avaliações da bicicleta. Claro, fiz alguns test-drive também, tanto em Dahons quanto em Caloi, Blitz e Durban.
Minha Dahon Speed D7 chegou há somente uma semana e já pegou muita dureza pelo caminho. E já completou também mais de 200 km rodados. Então, posso fazer uma avaliação desses primeiros 200 km e dessa primeira semana de convivência. Como pedalo cerca de 800 km por mês, em breve poderei avaliá-la com mil ou dois mil quilômetros. A bicicleta veio dobrada na caixa, só precisei tirar os papelões protetores, desdobrar, encher pneus e usar.
Vou utilizar a classificação de 1 a 5 que a moça da Época usou também. Coloco logo a pontuação para aqueles que têm pressa e não quiserem ler tudo.
Dahon Speed D7 (7 velocidades)
Simplicidade para dobrar: 4 (simples, fácil)
Qualidade das travas: 4 (ótimo)
Peso para carregar: 3 (médio)
Selim original Dahon: 2 (muito duro, troquei)
Pneus originais Dahon Rotolo 1.75: 3 (muito finos para nossos buracos)
Pára-lamas reguláveis: 4
Pedais dobráveis: 2 (plástico escorrega quando molha, troquei)
Altura do canote do selim: 5 (sobe bastante)
Altura do canote de guidão: 2 (não sobe o bastante)
Freios e manetes: 3 (bons)
Passador do câmbio Sram: 3 (não sou fã de grip shift)
Câmbio Dahon Neos: 4 (até agora, muito bom)
Velocidade final: 4 (35 km/h sem problemas)
Aceleração: 5 (arrancada excepcional)
No asfalto: 4 (muito boa)
No engarrafamento: 5 (excelente)
Na terra: 4 (muito boa com os pneus que coloquei)
Na lama: 3 (boa com os pneus que coloquei)
Na subida: 3 (boa, mas falta catraca)
Na descida 3 (boa, mas cuidado com buracos)
Postura: 5 (excelente para longas e curtas distâncias)
Furação de bagageiro: 5 (pegou até um bagageiro genérico)
Barulhos: 4 (silenciosa)
Acabamento: 5
... ... ...
Agora, para quem quiser mais informações, comento minha classificação.
Simplicidade para dobrar: 4
A bici é fácil de dobrar, basta seguir os passos corretamente. Com o treino, fica bem rápido. Dobrada, ela fica firme pois tem imãs que prendem as duas partes. Observo que meu objetivo principal não é comutar, então não dobro a bici com frequência. O prédio onde moro e o prédio em que trabalho dispõem de bicicletário, então não preciso dobrar para guardar. O objetivo da dobrável, além de usar todos os dias, é levar em viagens e às vezes comutar se for necessário, por exemplo na chuva.
Qualidade das travas: 4
As travas são boas e não apresentam folgas, até agora. Achei que a pressão de travamento diminuiu com o uso na primeira semana, mas o manual mostra exatamente como apertar/desapertar a pressão das travas e fiz isso. É simples e confiável.
Peso para carregar: 3
Não é levíssima para carregar, 12,5 kg quando original, mas é uma aro 20 de cromoly. Só carreguei em trechos curtos.
Selim original Dahon: 2
Pedalo todo dia e minha bunda é acostumada a selins, mas o selim original é muito duro, pedalei 40 km com ele, e depois mais 40 km, para testar, e preferi trocar pelo selim Calypso Sentus Point que estava em uma das minhas aro 26. Ficou muito melhor, bastante confortável.
Pneus originais Dahon Rotolo 1.75: 3
Pára-lamas reguláveis: 4
Os pneus originais são bons, mas não são adequados à buraqueira do Recife (do Brasil) nem aos meus caminhos e meu jeito de pedalar. É um bom pneu se você estiver em cidade de asfalto de qualidade. Como também pego estradas de terra, preferi trocar por pneus Maxxis Holy Roller de espessura 1.95. Ficou muito bom, me deu uma grande sensação de segurança. Os pára-lamas são reguláveis e permitem colocar um pneu mais espesso como esses de 1.95.
Pedais dobráveis: 2
Detesto pedais de plástico pois quando chove o pé escorrega. Pedal tem que ser de metal e com cravinhos para o pé ficar mais fixo. Troquei logo. Não uso sapatilha e clips. Pedais que não dobram não mudam o tamanho geral da bici quando dobrada.
Altura do canote do selim: 5
Tenho 1,80m, uso o canote bem alto (na altura adequada para minhas pernas), e ainda tem bastante espaço para subir antes da inserção mínima. Gostei.
Altura do canote de guidão: 2
Uso o guidão no ponto vermelho da inserção mínima mas ainda fica baixo para minha altura. O canote do guidão deveria ser mais longo. Penso em trocar o guidão para obter uma postura mais elevada.
Freios e manetes: 3
A bici freia bem, como qualquer bici aro 26 com freios v-brake. Os manetes são metálicos e confortáveis. A posição dos manetes é regulada com facilidade através do quick release do guidão.
Passador do câmbio Sram: 3
Não sou fã de passador grip shift, prefiro passadores rapid fire, mas esse passador Sram grip shift é muito bom, preciso e silencioso. Poderia dar nota 4, mas sou imnplicante com esse tipo de passador. Talvez ainda troque por outro.
Câmbio Dahon Neos: 4
Até agora, muito bom. Preciso, silencioso, até agora não precisei regular, está como veio na caixa.
Velocidade final: 4
O cassete vai de 11 dentes a 30 dentes. Usando a catraca de 11, a bicicleta desenvolve bastante velocidade. Nosso grupo de pedalar aqui em Recife costuma fazer uma pedalada mais rápida na quinta-feira à noite. Pude acompanhar o grupo sem qualquer dificuldade, até sobrando na performance, e no primeiro pelotão. Em alguns trechos longos, o grupo manteve velocidade constante de 35 km/h e percebi que ainda poderia ir mais rápido. Isto, sem girar em falso, girando no ritmo certo, e no ritmo das aros 26 e 29.
Aceleração: 5
Nas catracas maiores e para sair do zero, a bici tem excelente desempenho, uma forte aceleração. Não entro nessa de competir, mas penso que nenhuma aro 26 tem tal capacidade de aceleração.
No asfalto: 4
No engarrafamento: 5
Na terra: 4
Na lama: 3
Na subida: 3
Na descida: 3
Muito boa para andar no asfalto, tenha cuidado com os buracos brasileiros. Com a troca de pneus (de 1.75 para 1.95) os buracos preocupam menos.
No engarrafamento é excelente, bem melhor que as grandonas. Passa fácil em apertos em que a aro 26 não passaria.
Na terra, com pneus 1.95, muito boa, mesmo desempenho das aro 26.
Na lama, o pneu Maxxis que escolhi não é muito cravejado, é mais híbrido, então o desempenho foi inferior às minhas bici mtb.
Na subida, é surpreendente, pois pensava que teria dificuldades mas subi com tranquilidade praticamente todas as subidas que encontrei. Certamente, nos meus futuros trajetos longos, haverá subidas insubíveis. O cassete vai de 11 a 30 dentes. Penso em trocar, no futuro, por um cassete que vá de 11 a 34 dentes.
Na descida é bastante rápida, mas cuidado com os buracos. Tenho descido menos kamikazemente do que costumo fazer com as aro 26.
Postura: 5
Excelente postura para pedalar, bem elevado, boa visão, não senti nenhum incômodo de braços ou coluna. Mas, como já falei, o canote do guidão deveria subir mais.
Furação de bagageiro: 5
Não precisei comprar o bagageiro oficial da Dahon que custa algo em torno dos 250 reais. Peguei um bagageiro genérico muito mais barato que se adaptou perfeitamente.
Barulhos: 4
A bici é bastante silenciosa, nenhuma das travas faz barulho. Houve um barulho inicial no guidão, mas apertei a trava de acordo com o manual e passou. Vamos ver no futuro.
Acabamento: 5
O acabamento é muito bom e o design da bici foi muito bem pensado. As furações da garrafinha e do bagageiro vem fechadas com uma tampinha de plástico. Os parafusos das rodas vem cobertos com uma tampinha também. A furação dianteira para cesto ou alforge é muito legal, pretendo comprar o cesto no futuro.
Pode melhorar:
Não tive problemas com os aros, mas tenho um certo receio deles pois não são de parede dupla. Além disso, essa configuração sui generis de 20 raios na frente e 28 raios atrás, enquanto que o padrão é de 36 raios para o aro 20, pode trazer problemas futuros se você precisar trocar o aro por empeno ou amasso.
Estou muito satisfeito com minha dobrável Dahon. Sua nota geral seria algo entre 3 e 4, pois não testei a Dahon Jetstream, por exemplo. Espero ter ajudado a quem tem intenção de comprar uma dobrável um dia.