Diário Oficial de SP
recomenda que ciclistas não devem pedalar na capital
Órgão de imprensa
editado pelo governo estadual destacou na primeira página reportagem
intitulada 'Mais ciclistas, mais acidentes'
Nataly Costa e Rodrigo
Burgarelli - O Estado de S.Paulo
O Diário Oficial do
Estado (DOE), órgão de imprensa editado pelo governo estadual de
São Paulo, recomendou que ciclistas não usem a bicicleta para se
locomover no trânsito da capital paulista. A recomendação faz
parte de reportagem que saiu hoje com destaque na primeira página da
publicação, intitulada "Mais ciclistas, mais acidentes".
Segundo o texto, 3,4 mil ciclistas foram internados nos hospitais
estaduais no ano passado, o que gerou custo de R$ 3,2 milhões ao
governo.
A reportagem ouviu
apenas um especialista, o chefe do grupo de trauma ortopédico do
Hospital das Clínicas (HC), Jorge dos Santos Silva. O médico
afirmou que não é recomendado que ciclistas pedalem no trânsito de
São Paulo. Pedalar, segundo ele, "é uma opção segura de
lazer em cidades menores, parques públicos e em ciclovias (sic)
instaladas na capital, aos domingos." A recomendação também
aparece com destaque na legenda da foto, que mostra um ciclista
pedalando em uma rua paulistana.
De acordo com o médico,
nesses seis primeiros meses de 2012, houve quase tantas internações
de ciclistas acidentados no HC do que em todo o ano passado inteiro,
o que seria um reflexo do aumento no número de bicicletas no
trânsito da cidade. Outra parte da matéria traz recomendações
atribuídas à Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) para que o
leitor "não seja a próxima vítima". Uma delas diz que "o
tráfego em avenidas, apesar de permitido, é prática pouco segura
para o ciclista."
A bicicleta é um dos
veículos autorizados a circular sobre as vias urbanas e rurais pelo
Código de Trânsito Brasileiro. A legislação federal diz que os
ciclistas têm preferência sobre os veículos automotores e estipula
dois tipos de multas diferentes para os motoristas que não respeitam
a bicicleta: deixar de guardar a distância lateral de 1,5 m ao
passar ou ultrapassar bicicleta (infração média) e deixar de
reduzir a velocidade do veículo de forma compatível com a segurança
do trânsito ao ultrapassar ciclista (infração grave).
Essa mesma lei diz que
é dever dos órgãos do poder Executivo, incluindo os estaduais,
planejar e promover o desenvolvimento da circulação e da segurança
de ciclistas.
O
governo estadual enviou uma nota no início da noite e informou que é
"absolutamente favorável à ampliação do uso de bicicletas na
capital e em todo o Estado, não só para lazer como também para
trabalho" e que a opinião do ortopedista não reflete o que
pensa a administração. Segundo a nota, prova disso são os esforços
"já realizados ou em curso para aprimorar a oferta deste tipo
de transporte à população" de São Paulo.
Entre os exemplos
citados pelo governo, estão a ampliação da ciclovia do Rio
Pinheiros, inaugurada em fevereiro, e a operação de ciclovias e
bicicletários ao longo das linhas de metrô e de trem. Além disso,
o governo afirmou que vai construir uma ciclovia de 13 quilômetros
até 2014 que vai ligar oito municípios da Região Metropolitana de
São Paulo.