As pessoas sempre perguntam aos felizes proprietários de bicicletas de aro 20 se eles não giram demais quando pedalam, por conta das rodinhas, e se as bicicletinhas conseguem acompanhar as grandalhonas. O texto abaixo, que adaptei deste aqui, responde a essa questão. Entretanto, penso que não basta aos incréus a resposta escrita, haveria que pedalar uns trinta ou quarenta quilômetros com as bicicletas aro 20 para poder compreender como elas se comportam. Segue o texto adaptado.
A maior dúvida que se
ouve sobre bicicletas dobráveis é: “Se as rodas são menores que
em uma bicicleta normal, isso significa que a dobrável vai ser mais
lenta ou que o ciclista tem que pedalar mais rapidamente para
conseguir acompanhar uma bicicleta normal?”.
A resposta é que as
bicicletas dobráveis são capazes de se mover tão rápido quanto
qualquer outra bicicleta dita “normal”.
O segredo está na
transmissão. Uma única pedalada em uma bici de aro 20 cobrirá a
mesma quantidade de terreno que uma pedalada em uma bici aro 26, 700
ou 29. Apenas as rodas pequenas vão girar mais que as rodas grandes.
Portanto, uma bicicleta aro 26 girando com coroa de 52 dentes e
catraca de 11 dentes vai percorrer a mesma quantidade de terreno que
uma bicicletas aro 20 girando com a mesma coroa e catraca. As rodas
da aro 20 é irão efetuar mais giros e não os pés do ciclista.
Daí, temos algumas das
vantagens das bici aro 20:
- bicicletas com rodas
pequenas sobem melhor devido ao menor diâmetro que precisa ser
rotacionado;
- bicicletas com rodas
pequenas aceleram mais rápido pela mesma razão;
- bicicletas com rodas
pequenas respondem mais rapidamente aos comandos de direção (isso
faz com que, inicialmente, o ciclista desacostumado a perceba como
uma bicicleta “nervosa” ou “arisca”);
- bicicletas com rodas
pequenas apresentam uma área menor e, portanto, têm menor
resistência ao vento de frente;
Testes têm mostrado que para uma velocidade de até 26 km/h, as bici de roda pequena são mais
eficientes que as de tamanho normal. Entre 26 e 53 km/h, há pouca
diferença entre elas. Somente com mais de 53 km/h é que as
bicicletas normais são mais eficientes que as de roda pequena.
Na minha experiência
recente com bicicletas de aro 20, percebi que elas mantêm uma
velocidade “de cruzeiro” em grupo (de 30 a 40 km/h) com
facilidade e que há sobra, ou seja, eu ainda poderia pedalar mais
rápido. Percebi também que mesmo com vento contrário, a postura
elevada não prejudica o desempenho, provavelmente devido à área
total menor de bicicleta e ciclista juntos.