A equipe aumentou, agora somos quatro dobráveis: duas Dahon Speed, uma Caloi Urbe e uma Brompton. Como estávamos em hotéis diferentes em Toulouse, marcamos às nove e meia na frente do hotel de Jorge e Patrícia. De lá, saímos diretamente para o Canal du Midi e começamos o dia de pedal.
O Canal du Midi tem asfalto apenas nos primeiros 50 km. Depois disso, alguns trechos próximos de cidades são asfaltados, mas o resto é o piso natural, de terra, pedrinhas, algumas raízes de árvores. Uma outra grande diferença para o Canal de Garonne, é que há pouca ou nenhuma sinalização. O Canal de Garonne é todo sinalizado, tanto para indicar de que lado do canal é melhor de pedalar, quanto para indicar a saída para as cidades que são próximas ao canal.
Pedalamos com tranquilidade por 30 km - em asfalto - sempre com a beleza do canal, suas pontes e da vegetação. Entretanto, aos 30 de pedal, um ciclista a toda velocidade em sentido contrário colidiu com a bicicleta de Patrícia que vinha um pouco atrás. Pensamos que ele baixou a cabeça um momento e quando viu estava muito em cima, ele ainda freiou mas não evitou a batida. Aparentemente, eles bateram roda com roda. Ele cortou o nariz - ou no capacete de Pat ou na maçã do rosto dela, que ficou arranhada. Depois de todos em pé e mais calmos, continuamos a viagem sem maiores problemas. Observe-se que todo o tempo há placas avisando para ter prudência pois há crianças e pedestres usando as margens do Canal. Lá não é lugar para treinamento de velocidade.
Pouco depois, aos 33 km pedalados, entramos na cidade de Gardouch para almoçar. Na pesquisa do trajeto, vimos que havia restaurante na cidade. Encontramos o La Marotte. O menu do dia estava convidativo - e a gente que pensava em comer apenas uma salada, entramos na sequência de entrada + prato + sobremesa, com vinho certamente. Muito boa a comida do restaurante. De bucho cheio, voltamos ao Canal. Por volta do 50 km pedalados, a rota do canal deixa de ser asfaltada e fica no estado natural, terra e pedrisco e algumas raízes. Particularmente, acho que o caminho fica melhor assim, mais natural.
O Canal du Midi é alimentado de água por um outro canal que vem da Montanha Negra. Esse ponto de alimentação do canal é onde as águas se dividem, uma parte desce em direção a Toulouse e outra parte desce em direção ao Mediterrâneo. Esse lugar se chama Seuil de Naurouze e a divisão das águas em duas direções se chama Partage des Eaux. Passeamos (e nos perdemos, um pouco) nesse lugar para ver a alimentação do canal, e depois voltamos ao caminho certo.
Durante todo o dia, o vento contra esteve forte ou fortíssimo, mas isso não atrapalhou a pedalada - até mesmo porque não estamos competindo e seguimos com calma. Depois do meio-dia, o sol ficou bem mais quente.
Faltando 12 km para o objetivo do dia, encontramos um bar na beira do canal e paramos para cervejas e café.
Quando nos aproximamos de Castelnaudary, a rota volta a ser asfaltada. Entramos na cidade, encontramos nosso hotel no centro. Banho, lavar roupas, sair para jantar. No final, mesmo com colisão foi um excelente dia.
A equipe ampliada no Canal du Midi.
Bagaceira começa o dia vestida e com o calor vai se livrando das roupas.
Quatro dobráveis carregadas.
Cuidando dos arranhões.
Alguém enterrou um automóvel na margem do canal (este deveria ser o destino de todos os automóveis).
Bikes no restaurante em Gardouch. Os restaurantes das pequenas cidades funcionam em horários bastante estritos, em geral de 12 às 13:30h. Depois que saímos desse, chegaram várias pessoas e não foram atendidas, inclusive dois cicloturistas das Ilhas Maurício no Oceano Índico. Quando eu disse que era do Brasil, ele falou de ... futebol.
Aqui já estamos no trecho sem piso de asfalto. Melhorou!
Aqui, erramos o caminho no trecho da divisão das águas do Canal, a Partage des Eaux. Depois, voltamos ao caminho normal.
Bagaceira gostou desse trecho onde ocorre a alimentação de águas do canal.
A rota fica mais legal depois que acaba o asfalto, há trechos mais largos e trechos de single track.
Uma cerveja de 500 ml para refrescar no calor da tarde.
Continuamos pelo single track.
Enfim, entrando em Castelnaudary.