Capítulo 31 - Grandes esperanças
Grandes esperanças, Charles Dickens, 1860, 702 páginas – tradução de Paulo Henriques Britto, Penguin Companhia.
Extraordinário. Li duas vezes, a primeira em 2018, e gostei ainda mais agora na releitura. Recomendo demais.
Resumo resumido: Pip, garoto pobre do interior, passa a receber a ajuda de um protetor anônimo, muda-se para Londres, esquece os antigos amigos, torna-se perdulário, conhece seu protetor, perde tudo, recomeça sua vida de baixo, reconcilia-se consigo mesmo.
Certamente é difícil resumir um romance de quase setecentas páginas eivado de pequenos e grandes acontecimentos. A trama parece ter sido planejada por Dickens nos mínimos detalhes.
Pip é um menino pobre e órfão, criado pela irmã e o marido, Joe. O menino ajuda um prisioneiro que havia fugido, mas que é logo recapturado. O menino conhece a menina Estella, órfã adotada e educada pela rica Senhora Havisham para ser uma mulher insensível e sem coração. Pip recebe a informação de que tem um protetor anônimo e que, um dia terá a posse de propriedades. Vai para Londres para receber alguma educação, mas torna-se perdulário e fútil. Sente aversão por Joe, quando este vai visitá-lo. Encontra Estella algumas vezes e vê que ela continua fria. Estella casa com um homem brutal e agressivo. Pip descobre quem é o seu protetor e percebe que suas grandes esperanças foram falsas esperanças. Sente aversão por seu protetor, mas termina por ajudá-lo e por gostar dele. Ajuda seu amigo Herbert anonimamente e também ao pai deste. Recomeça sua vida de baixo, trabalhando como caixeiro e leva anos até se tornar sócio da empresa em que trabalha. Reconcilia-se consigo e com seu passado.
Então, tem-se dois finais. O melhor final é aquele que Dickens escreveu primeiro: Pip passeia no centro de Londres com o filho de Joe, que também se chama Pip, e encontra Estella que passa em uma carruagem. Ela diz que foi e é infeliz, o primeiro marido morreu, está casada com um segundo marido. Ela pensa que o menino é filho de Pip, e se despedem assim.
Um amigo de Dickens achou o final decepcionante – eu acho justamente o contrário, é um ótimo final, coerente, adequado – então Dickens reescreveu o final e é este que foi publicado em todas as edições enquanto Dickens era vivo. No segundo final, Pip encontra Estella, viúva, nas ruínas da casa da Senhora Havisham e saem juntos de lá, deixando no ar a possibilidade de que eles comecem uma vida juntos.
Enfim,
livro imenso, cheio de personagens inesquecíveis como o Senhor Jaggers,
Wemmick, Magwitch, a Senhora Havisham, Joe Gargery e Biddy.